LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WWDC18: recurso no iOS 12 deve inutilizar ferramentas de desbloqueio de iPhones

04 de junho de 2018 10

É público que as autoridades norte-americanas e a Apple possuem rusgas. Tudo teria começado com a negativa da empresa após o pedido de desbloqueio de um iPhone por parte do FBI, e desde então o clima foi ficando cada vez mais pesado.

Porém, com a ajuda de sistemas fornecidos pela Cellebrite e GrayShift, os órgãos de segurança dos Estados Unidos puderam cessar práticas um tanto quanto constrangedoras para acessar dispositivos e dar prosseguimento às investigações. Em menos de uma semana, as milagrosas caixinhas pretas dessas companhias dava acesso aos dados dos dispositivos de investigados, e a Apple se via então perdendo essa disputa. Mas isso parece que mudará com o iOS 12.

Isso porque a companhia de Cupertino estaria implementando - conforme visto no sistema beta liberado hoje (04) - uma alteração no chamado Modo Restrito do aparelho, que nas versões beta mais recentes do iOS 11 só entrava em funcionamento com o aparelho inativo após uma semana. Agora, ele começaria a trabalhar com apenas uma hora de inatividade, o que coloca todas as ferramentas de desbloqueio em xeque-mate.

Isso porque, bem, o Modo Restrito exige o desbloqueio do iPhone para que qualquer acessório conectado pela porta Lightning dele possa funcionar.


Com o antigo prazo de uma semana, isso ainda não representava uma ameaça aos sistemas utilizados pelas autoridades, já que o prazo era suficiente para os trabalhos. Agora, porém, ele tornaria a atividade inviável, já que no Modo Restrito a porta do aparelho só serve para recarregar a bateria, cessando todos os protocolos de comunicação até o acesso à área de trabalho.

A GrayKey, que teve sua segurança comprometida em abril, já demonstrou preocupação com a novidade, enquanto outras companhias que atuam no ramo ainda não se pronunciaram.

Muito água ainda vai rolar sobre esse assunto, principalmente porque ainda estamos diante da primeira versão para desenvolvedores do iOS 12. A Apple pode, afinal, não oficializar a função, que nunca foi vista em versões estáveis do iOS.

Porém, caso ela seja implementada, o baque será sentido pelas start-ups desse nicho e as autoridades norte-americanas, pois o novo sistema da Maçã será disponibilizado para todos os smartphones da companhia lançados desde 2013, e sabemos que a adesão à novas versões do iOS costuma ser grande.

E você, o que acha dessa reviravolta na novela autoridades contra Apple? Achou importante a implementação do Modo Restrito nas versões Beta do iOS? Ou acredita que a Maçã deveria auxiliar as autoridades? Conte para a gente nos comentários!


10

Comentários

WWDC18: recurso no iOS 12 deve inutilizar ferramentas de desbloqueio de iPhones
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista