LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Provedoras de banda larga podem ter que entregar dados de acesso anteriores ao Marco Civil

08 de junho de 2018 0

As provedoras de acesso à internet banda larga podem ser obrigadas a entregar dados de acesso dos usuários que cometerem atos ilegais no ambiente virtual. A pretensão é que o fornecimento dos cadastros seja feito até mesmo de acontecimentos anteriores à vigência do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14), ou seja, antes de 2014.

A determinação foi dada por unanimidade pela Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), após recurso de uma empresa conta o acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). A decisão em segunda instância havia definido a entrega dos dados de um internauta que praticou ato ilícito por meio da internet.

Imagem: Reprodução

De acordo com a corte do estado paulista, as companhias possuem o dever de informar ao menos a identificação do ofensor pelo seu registro. O cibercriminoso teria utilizado a marca de uma empresa de informática para praticar o chamado phishing scam – mensagens que induzem as possíveis vítimas a clicarem em um link malicioso.

“O STJ firmou entendimento de que as empresas de internet, como as demais empresas, estariam sujeitas a um dever legal de escrituração e registro de suas atividades durante o prazo prescricional de eventual ação de reparação civil, dever que tem origem no artigo 10 do Código Comercial de 1850, e atualmente encontra-se previsto no artigo 1.194 do Código Civil.”


Paulo de Tarso Sanseverino

Ministro do STJ

A justificativa da provedora de acesso para não fornecer os dados havia sido a existência de IP dinâmico no serviço prestado. Desta forma, seria gerado um endereço a cada conexão.

Vale lembrar que, em outra iniciativa federal, o Ministério Público pretende costurar novo acordo com os Estados Unidos para acesso de dados fora do país.

E aí, você concorda com a decisão do STJ contra as provedoras de internet? Participe conosco!


0

Comentários

Provedoras de banda larga podem ter que entregar dados de acesso anteriores ao Marco Civil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista