LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Professor da Unicamp que afirmou ser possível hackear urna eletrônica vai embora do Brasil

13 de junho de 2018 47

No final do mês passado, o especialista e professor da Universidade Estadual de Campinas, Diego Aranha, havia afirmado que as urnas eletrônicas são vulneráveis e podem ser hackeadas. A partir do próximo mês, o docente deixará o Brasil para lecionar na Universidade de Aarhus, localizada na Dinamarca.

Um dos motivos que o levou a tomar essa decisão seria uma desilusão geral com o país, dentro da qual se insere a falta de segurança presente nos equipamentos de votação.

“A decisão veio de uma desilusão generalizada com o estado completamente disfuncional do país. A (in)segurança da urna eletrônica é apenas mais um exemplo infeliz.”


Diego Aranha

Imagem: Reprodução

Aranha chegou a coordenar uma equipe de especialistas em um teste de segurança das urnas no ano passado, realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante uma audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, ele declarou que os profissionais conseguiram mudar mensagens exibidas ao eleitor no aparelho, para induzir o voto a um candidato específico.

Uma das ideias defendidas por Diego em solo brasileiro era a implantação do voto impresso. Contudo, apesar de o projeto ter sido aprovado pelo Congresso Nacional em 2015, a sua adesão foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última semana, em decisão por 8 votos a 2.

O professor ainda é membro do Comitê Consultivo da Conferência Internacional em Criptografia e Segurança da Informação na América Latina (LATINCRYPT) e da Comissão Especial de Segurança da Sociedade Brasileira de Computação (CESEG). Ele já ganhou o prêmio Inovadores com Menos de 35 Anos Brasil da MIT Technology Review, em 2015, e o Google Latin America Research Award, em 2015 e 2016.

Qual a sua opinião sobre o trabalho exercido por Diego Aranha no Brasil? Participe conosco!


47

Comentários

Professor da Unicamp que afirmou ser possível hackear urna eletrônica vai embora do Brasil
  • Mito! esse cara me deu aula de programação e afirmava a mesma coisa pra gente em sala de aula muito antes dessa materia sair

      • Só queria ter a inteligência dele, só isso...

          • certo ele..
            aqui vai ruir, questão de tempo..

              • Ele foi dar aula numa universidade de um país nortico não lembro qual

                • Que as urnas eletronicas são um berço para fraude, isso é sabido desde que elas foram criadas.
                  O problema são as pessoas não saberem disso, mesmo aqueles com amplo uso da internet.

                    • Que título tendencioso.

                      • Na verdade o site do projeto (http://vocefiscal.org) tem todos os resultados de 2014 e 2016 e prestação de contas do dinheiro, que inclusive terminou com prejuízo ao meu bolso. Mas a Internet é assim mesmo, especialmente no Brasil, tem que destilar o veneno sem conhecimento de causa.

                        • O cara fez a melhor coisa da vida dele, sair desse país!

                            • Também sou técnico, por isso não faço nem questão de votar. Só vou voltar a votar quando a criptografia for baseada em BLOCKCHAIN. Voto manipulados só engam trouxas. Até o comitê de segurança internacional já tinha alertado há anos atrás. Muitos países nem adotaram essa urna eletrônica.

                              • Nao foi esse aranha que criou o "voce fiscal" pra fiscalizar as eleicoes.... depois nao divulgou os resultados. Recebeu uma graninha no catarse e ficou por isso... kkkkkkkk

                                  • com certeza foi ameaçado. ir embora assim, o STJ nao vale nada, so defende os interesses deles e dos pratos da balança de quem paga mais.

                                      • Brasileiro não se unem nem para boicotar um único partido, quanto mais pra protestar... Tudo querem sobressair um ou aquele partido... Façamos o seguinte, direitas e esquerdas não votarem em nenhum candidato do PMDB ou coligação que ele pertencer... independente do candidato que seja! Imagina o medo que daria nos demais partidos não ouvir o povo com medo da mesma retaliação?

                                        • Também irei o mais breve embora dessa porcaria de pais. Isso aqui já deu.

                                          • Desde de 2009 que os melhores hackers veem tendo acesso total as urnas e só conseguiram quebrar algumas barreiras, mas nunca concluíram um ataque. E sempre depois dos teste, todas as brechas são corrigidas, ano após ano... Em relação ao envio das informações das urnas para serem totalizadas, existem diversas tecnologias que impossibilitam qualquer alteração nesse fase... Vejam que até os bancos se utilizam das tecnologias de segurança digital, e isso envolvendo MILHÕES de clientes espalhados pelo mundo. Imaginem se o TSE com uma Rede Virtual Privada (VPN) não conseguiria faze-lo com segurança.
                                            Um conceito importante(Assinatura Digital): possui autenticidade, integridade, confiabilidade e o não-repúdio, seu autor não poderá negar que seja o responsável por seu conteúdo. A assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrônico que, caso seja feita qualquer alteração no documento, a assinatura se torna inválida. A técnica permite não só verificar a autoria do documento, como estabelece também uma %u201Cimutabilidade lógica%u201D de seu conteúdo, pois qualquer alteração do documento, como por exemplo a inserção de mais um espaço entre duas palavras, invalida a assinatura.
                                            No entanto, acredito que TUDO É POSSÍVEL, mas esse discurso de fraudes nas urnas sem nenhuma ocorrência comprovada, só pode ser feito por aqueles que querem destruir a democracia.

                                              • Tem um vidro no YouTube que mostra um cara com um chupa cabra de urna eletrônica, mostra como alterar qualquer voto

                                                  • Por que ele não foi usar o chupa cabras dele lá nos testes de segurança feitos todo ano pelo TSE ? é publico, qualquer cidadão pode tentar, os últimos que conseguiram alguma coisa foram o pessoal da PF e um grupo da Unicamp no mês passado, e por esse motivo eles tiveram outra oportunidade de tentar uma nova invasão, isso depois de corrigidas as brechas encontradas anteriormente.

                                                      • Esse %u201Cgrupo da Unicamp%u201D foi coordenado por ele.
                                                        Você sabe como funcionam os testes do TSE? Você manda, antes, o que pretende testar, e como, para que o TSE defina quais poderão ser executados, qualquer outro %u201Ccaminho%u201D que se revelar durante o teste não pode ser testado, pois não estava no escopo. Isso é somente um dos pontos que valem observação.
                                                        Se acredita que o TSE é idôneo sobre um processo que inauditável, lembra do pedido de auditoria feito pelo Aécio Neves? Leia sobre a conclusão, mas não no globo.com.
                                                        Aproveitando, falou sobre nenhuma ocorrência comprovada? Comece por um caso conhecido como %u201CCaso Camaçari%u201D, um dos poucos que se encontrar material disponível.

                                                          • Esse cara trabalha na pf, ele fala o nome dele é fala que está dando a cara pra bater

                                                              • A "ingenuidade" é uma benção.

                                                                  • E a paranoia, uma doença... "Devemos manter a mente aberta, mas não tão aberta a ponto do cérebro cair".
                                                                    Carl Sagan

                                                                      • Só te digo uma coisa, o teste é realizado somente com o que é disponibilizado pelos organizadores, não é igual das outras empresas que a pessoa tenta da forme que achar melhor, ou seja, esses erros são os que não conseguiram camuflar, mas geralmente quem cita frases na Net está certo então deixa pra la

                                                                          • Doença é isso que é nosso país.
                                                                            E pelo visto só produz doentes.
                                                                            Use sua internet, vá mais longe, e parecendo tolo : tire o fluor de sua vida.

                                                                      • youtu.be/K7MfCx-h_Cc

                                                                          • O tal deputado disse que iria revelar as provas há mais de 8 anos atrás, e até agora nada, tá cheio de youtuber famoso com mais de 1 milhão de inscritos querendo por as mãos nesses "provas" para destruir a "fraude da urna eletrônica" mas esse deputado falastrão não revela as tais "provas",apenas um suposto lacre de uma próxima eleição, que ele não mandou fazer pericia, e um monte de CDs que não entregou a ninguém. Sabe aquele ditado, que diz: CACHORRO QUE LADRA NÃO MORDE.

                                                                              • Vejam as eleições de 2016, onde o PT perdeu quase tudo, e onde o Doria ganhou em primeiro turno em SP de Haddad(PT). Onde fica a lógica dessa fraude.

                                                                              • Difícil mesmo era fraudar as antigas cédulas de papel...kkkk até os coroneizinhos dos cafundó do judas dos interiores podiam fraudá-las.

                                                                                • Porque em vez de ficar sempre reclamando por comentarios dos politicos, vcs não saem na rua para derrubar esses corruptos?! por isso q esse pais não presta ninguem toma inicitiva de merda nenhuma, todo brasileiro é fraco e covarde!

                                                                                    • Claro que pode ser Hackeada, é por isso que eles não querem o Voto impresso, pq fica mais difícil manipular o resultado, só que aceita essa Fraude de urna eletrônica é o Brasil, Venezuela, enfim países tomados pelo comunismo, que tem como objetivo a perpetuação no poder. Se ele fugiu, é pq foi ameaçado de morte.

                                                                                        • Fui tapeado

                                                                                            • O Brasil nao a frente nunca,desse jeito que ta ai.so vermos falar e falar de politicos corruptos,fraudes nas urmas etc.

                                                                                                • Politicos lixos, quando ganham algo que e bom para o povo "Voto impresso" vão lá e derrubam a causa putz!

                                                                                                    • Esse país é uma vergonha, seu eu tivesse condições ia embora para outro país também!

                                                                                                        • Ele vai mudar a cidadania? Embora? Hmmmm...

                                                                                                            • Foi ameaçado!

                                                                                                              Android

                                                                                                              Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Junho 2019

                                                                                                              Especiais

                                                                                                              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                                              Android

                                                                                                              TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                                                                              Android

                                                                                                              TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular