LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Aplicativo falso aqui não! Três dicas para fugir de golpes no Android

21 de junho de 2018 2

No início da era dos smartphones ninguém levava muito a sério a possibilidade de ser vítima de um golpe através de jogos ou programas que podíamos instalar nessas pequenas telas. Porém, com a dominância dos dispositivos no mercado, não só a atenção do mercado cresceu para eles, mas também a dos criminosos.

Hoje já é perfeitamente possível que pessoas sejam vitimadas - e até espionadas - por descuidos na hora de selecionar quais softwares está instalando no seu aparelho. Em caso mais recente, Fortnite estava sendo utilizado como isca para atrair atenção dos usuários Android a apps falsos e maliciosos.

Mas, como ficar seguro no sistema de código aberto da Google? Bem, não é muito difícil: na verdade, instalando seus aplicativos e jogos a partir da Play Store já há uma boa garantia de filtragem, principalmente porque a Play Protect alertará potenciais riscos aos quais você pode ficar exposto no caso de ter obtido algum software com código malicioso.


Porém, sabemos que muitas vezes baixar por fontes externas é tentador por inúmeros motivos: às vezes você quer aquela nova versão do Gmail com recursos que ainda não estão sendo distribuídos na versão estável da loja oficial, mas que já está circulando na internet. Ou então quer forçar a instalação de um jogo que a loja da Google diz não ser compatível com o seu dispositivo, mas para a surpresa geral, roda perfeitamente bem no seu smartphone.

Nesses casos, é necessário muito mais cuidado, como a análise de permissões solicitadas pelo programa na hora da instalação ou uso.

Essa é uma novidade que acompanha o Android desde a versão 6.0 Marshmallow, e serve para que o usuário analise com mais cuidado que tipo de uso um desenvolvedor pretende fazer com seu smartphone. Até então, as permissões necessárias eram todas dadas no momento da instalação, mas no calor do momento o usuário poderia aprovar todas elas sem nem ao menos ler, na ânsia de usar a aplicação.

Porém, é necessário fazer bom uso desse poder, e conferir se as solicitações são compatíveis com o uso do aplicativo. Se você está instalando um jogo casual - como um quebra-cabeças - por quais razões ele poderia solicitar o uso do seu microfone, câmera ou localização de GPS?


Outra informação a ser observada - e serve para ambos os tipos de instalação - é verificar a página oficial do desenvolvedor na Play Store, e ficar atento para os nomes e contatos fornecidos. Não é muito comum, mas não seria inédito se golpistas conseguissem se infiltrar na Play Store para oferecerem seus apps falsificados por lá. As avaliações também podem fornecer um bom termômetro para verificar se o programa atende as expectativas geradas, ou se é uma grande propaganda enganosa.

E você, como costuma obter seus apps para Android? Conte para a gente nos comentários!


2

Comentários

Aplicativo falso aqui não! Três dicas para fugir de golpes no Android
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 57.622 mortes em 1.344.143 casos confirmados | Relatório diário

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular