LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Marina Silva, Alckmin e Bolsonaro são os presidenciáveis mais seguidos por robôs no Twitter

03 de julho de 2018 33

As eleições estão chegando e até mesmo o Google está se preparando para lidar com a demanda de pesquisas que serão realizadas para que os brasileiros possam conhecer melhor seus candidatos. Mas mesmo tão próximos do primeiro turno do pleito, ainda vemos um problema muito grande cuja tendência infelizmente é piorar: as chamadas fake news.

Não à toa o TSE e a Polícia Federal criaram um grupo de trabalho para combatê-las até outubro, e até o Ministro da Ciencia, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, se posicionou à favor do combate delas em prol de um pleito mais justo. Porém, uma pesquisa promovida pelo Instituto InternetLab mostrou que os maiores presidenciáveis da corrida deste ano têm, em média, 37,4% do seu público no Twitter constituído por robôs.

A análise foi feita pela ferramenta chamada Botometer da Universidade de Indiana, Estados Unidos. Com o apoio de uma inteligência artificial treinada para detectar comportamento em redes sociais, o software analisa diversas métricas e variáveis como padrões nos tweets e horários. A eficácia do método é de 90%, segundo revelou o jornal Folha de São Paulo.

Marina Silva (Rede) é a pré-candidata com o maior número de robôs no Twitter, segundo InternetLab.

Claro, o número de 37,4% é apenas uma média quando colocamos todos os pré-candidatos na mesma equação, mas o número total de seguidores de cada um deles é bastante diferente: Marina Silva (Rede), por exemplo, tem quase 2 milhões, enquanto Guilherme Boulos (PSOL) tem 65 mil.

Por isso, os 36% de seguidores robôs - segundo o InternetLab - da ex-senadora representam um universo de quase 700 mil dos follows que ela tem no Twitter. Para se ter ideia, em números absolutos quem vem atrás dela é Geraldo Alckmin (PSDB), cuja fatia de bots o seguindo é de incríveis 46%, mas que significa um total de 456 mil contas automatizadas.

Em terceiro vem Jair Bolsonaro (PSL), cujas análises do instituto apontam uma parcela de 34% de robôs entre seus seguidores na mesma plataforma, totalizando pouco mais de 400 mil scripts disfarçados de usuários.

Confira os números completos a seguir:

  • Marina Silva (Rede) - 689.112 (36%)
  • Geraldo Alckmin (PSDB) - 456.658 (46%)
  • Jair Bolsonaro (PSL) - 403.874 (34%)
  • Álvaro Dias (Podemos) - 261,588 (64%)
  • Lula (PT) - 74.119 (22%)
  • Ciro Gomes (PDT) - 52.836 (32%)
  • Manuela D'Ávila (PCdoB) - 45.162 (22%)
  • João Amoêdo (Novo) - 14.560 (21%)
  • Rodrigo Maia (DEM) - 12.612 (30%)
  • Henrique Meirelles (MDB) - 11.687 (24%)
  • Guilherme Boulos (PSOL) - 9.177 (14%)
  • Flávio Rocha (PRB) - 7.619 (29%)
Guilherme Boulos (PSOL) é o pré-candidato com o menor percentual de bots em seu Twitter.

Os números foram obtidos pelo InternetLab em 4 de junho de 2018, e como é possível observar, os candidatos com menor número absoluto de fakes entre seus seguidores foram obtidos por Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Flávio Rocha (PRB).

Falando em números percentuais, os pré-candidatos com maior número de contas legítimas os seguindo são Guilherme Boulos (PSOL) com 86%, João Amoêdo (Novo) com 79%, e Manuela D'Ávila (PCdoB) com 78%.

Apesar do número de contas automatizadas ser grande entre os presidenciáveis, o diretor do instituto explicita que nem sempre esses falsos seguidores são comprados pelos políticos.

Para ele, é razoável que figuras públicas que podem desempenhar papel importante tenham certa proporção de bots em suas redes, pois essas contas tendem a seguir preferencialmente os perfis mais populares em seus tópicos de destino.

Álvaro Dias (Podemos) tem 64% dos seus seguidores constituídos por robôs, segundo InternetLab.

A única anomalia detectada foi no caso do senador Álvaro Dias (Podemos), cujo percentual é o mais alto entre os presidenciáveis, 64%.

O estudo aponta para o crescimento artificial de seguidores dele, e promoveu o isolamento de 20 grupos de contas em determinado período de tempo que começaram a segui-lo. A partir disso, foi observado que nove desses grupos eram constituídos por um mínimo de 80% de bots. Dois deles chegaram a concentrar mais de 95% de falsos seguidores.

Por meio de sua assessoria, o senador informa que sua equipe desconhece a presença de robôs em suas redes e toma cuidados para identificá-los.

E você, o que achou dos números revelados pelo estudo? Seu candidato aparece na lista? Conte para a gente nos comentários!


33

Comentários

Marina Silva, Alckmin e Bolsonaro são os presidenciáveis mais seguidos por robôs no Twitter
  • Confio e voto quantas vezes for candidato e para qualquer cargo. Não vejo outro homem público melhor preparado..

      • Chegou a hora do Alckmin. Ele vai assumir a cadeira presidencial e fará muito pelo nosso país.

        • O candidato que me convence a cada dia é o Geraldo Alckmin.

          • É só falar um "a" desse neocon apoiado por sionistas (bolsonaro) que os caras começam a dar xilique. Como o próprio texto diz: "Apesar do número de contas automatizadas ser grande entre os
            presidenciáveis, o diretor do instituto explicita que nem sempre esses
            falsos seguidores são comprados pelos políticos."

              • Vamos colocar sob ótica em outro lado do muro?
                É só falar um "a" desses "xiitas" apoiado por comunistas do pão e mortadela que os caras começam a dar treco e proferir palavras automatizadas. Como o próprio texto diz: "Apesar do número de contas automatizadas ser grande entre os presidenciáveis, o diretor do instituto explicita que nem sempre esses falsos seguidores são comprados pelos políticos."

                  • Nem me vem com essa, cara. Nem tomei partido algum, só proferi fatos:
                    Ideologia importada dos EUA, e ainda a pior vertente do conservadorismo:
                    o neoconservadorismo - Não existe nenhum sentimento nacionalista e da nossa identidade brasileira no meio dessa ideologia; apoio total dos sionistas, tanto que associações
                    sionistas apoiam o Bolsonaro (existem várias postagens no Twitter e
                    Instagram dele mesmo); o cara é lotado da bandeira de Israel e vive
                    proferindo bobagens a respeito do Estado de Israel - País no qual é legalizado o aborto e apoia marcha gay em plena Jerusalém, não é um país "cujo Deus é o Senhor" como ele mesmo já proferiu, pois o Deus cristão é tri-unitário - Judeu não acredita em Cristo Jesus ser filho de Deus.. Isso é dar um tiro no próprio pé. Há diversas controversas no meio neoconservador, no qual eu NÃO apoio.

                      • Liberalismo quem inventou no Brasil foi Dom João VI, Dom Pedro II também o aplicou e fez o Brasil crescer, depois a república velha, depois Castello Branco, não é nada exclusivamente americano, tanto que todos os países desenvolvidos do mundo o aplica a décadas ou séculos. Compra de armas era livre no Brasil até o Estatuto do desarmamento e não era nenhum bangue bangue, de fato a criminalidade era bem menor.Eu queria motivos para não votar no Bolsonaro, ele defende o certo com relação a criminalidade, assessor econômico da escola de chicago e ele mesmo ja proferiu varias frases libertárias(um outro assessor chamou a CLT de fascista), ele vai desenvolver a infra estrutura, ele é honesto, ele é federalista, a esquerda treme com ele.

                          • Fez uma boa leitura da minha crítica... Uma vez que o candidato citado por você é alvo constante em duas comunidades, Isrelense e Americano... Uma vez que o mesmo defende o Brasil, em sentido do patriotismo e não ao semelhante ao Trump.... São duas pessoas um tanto diferente... Dizer que ele importou do EUA é um equivoco. Gratos!

                              • Quem disse que todo conservador apoia bolsonaro?

                                  • É, tipo não é porque o cara é de direita que ele vai a apoiar o suposto único candidato de direita, como se o Brasil fosse um país onde existe espectro político, aqui o que une todos os políticos é a vontade de acabar com o povo.

                              • Não só robôs, mas simples contas fakes também, metade do número de seguidores de todos esses pré-candidatos sequer deve existir.

                                  • Que matéria estranha... Mas beleza! Vamos ao fatos: Descobrimos os presidenciáveis e as respectivos partidos:Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL), Álvaro Dias (Podemos), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Manuela D'Ávila (PCdoB), João Amoêdo (Novo), Rodrigo Maia (DEM), Henrique Meirelles (PMDB) , Guilherme Boulos (PSOL) e o Flávio Rocha (PRB)

                                    Partidos envolvidos com a Corrupção: Todos os partidos!!! Destacando primeiramente o PT, pois o LULA não pode ser candidato até completar 13 anos! PMDB, PSDB, DEM, PSOL, PCdoB, PDT e PRB formaram uma aliança nas ultimas eleições presidenciáveis, ou sejam estão envolvidos diretamente com a corrupção!Depois vejo matéria falando sobre "robôs" ou "bots" que seguem na internet, interessante é que TSE é quem fez a pesquisa, deveriam é investrir nas urnas eletrônicas e os votos impressos...

                                    • Matéria sem nexo, multidões se multiplicam nos aeroportos para ver Bolsonaro e ainda dizem ser robôs %uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02%u D83D%uDE02%uD83D%uDE02%uD83D%uDE02, me lembro de trump, ninguém achava que ele iria ganhar as eleições...

                                        • Que dizer q o povo que vai ver Bolsonaro nos aeroportos são robôs trajados de humano ?

                                          Android

                                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                          Android

                                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                          Windows

                                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                          Economia e mercado

                                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista