LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Em noventa minutos, hackers roubam mais de dois mil litros de gasolina

09 de julho de 2018 6

E parece que "limite" não é uma palavra existente no dicionário dos hackers ao redor do mundo. A última façanha desse grupo de criminosos cibernéticos foi realizar o furto de mais de 2 mil litros de gasolina sem que fossem flagrados de forma instantânea pelo sistema do posto.

Segundo a polícia de Detroit, cidade do estado de Michigan nos Estados Unidos, os ladrões utilizaram algum tipo de equipamento de acesso remoto para efetuar essa missão. O dispositivo fez com que tanto a bomba quanto o controle de saída de gasolina do frentista fossem hackeados, impedindo que o funcionário conseguisse desligar o fornecimento impróprio ao perceber o ocorrido.

O golpe ocorreu no dia 23 de junho, por volta das 13h (horário local) no posto de gasolina Marathon, a cerca de 15 minutos do centro de Detroit. Estima-se que, durante os 90 minutos de invasão, 10 carros tenham sido beneficiados por esse ataque, que usurpou mais de 600 galões, dando um prejuízo em torno de U$ 1.800 (R$6.970).

"Eu tentei parar, mas não funcionou", disse o frentista Aziz Awadh. “Eu tentei pará-lo aqui na tela, mas a tela não está funcionando. Eu tentei pará-lo do sistema; nada funcionando. ”

Acredita-se que programa usado no posto para realizar o gerenciamento de combustível tenha alguma brecha que foi descoberta e usada pelos hackers para realizar a invasão. Segundo uma pesquisa realizada pela Motherboard, pelo menos um fabricante desse tipo de sistema possui vulnerabilidades que permitem ataques de softwares maliciosos.

Homens suspeitos de serem os hackers que invadiram o sistema do posto

Em 2015, a empresa de segurança TrendMicro informou que a maioria dos sistemas de gerenciamento de postos de gasolina possuem algum tipo de vulnerabilidade por estarem conectados com a internet e essa brecha torna-se ainda maior pelo fato de muitos não inserirem algum tipo de senha de proteção. Esses fatores fazem com que qualquer pessoa com um conhecimento um pouco maior de informática consiga invadir esse tipo de programa.

Apesar do problema ter ocorrido nos Estados Unidos, depois da greve dos caminhoneiros vimos o quanto é necessário que o nosso país tenha um sistema de gestão de gasolina mais organizado. Mas é importante destacar a necessidade de ter segurança para que não ocorra algo semelhante por aqui, pois a probabilidade do prejuízo ser ainda maior que o de Detroit é grande.


6

Comentários

Em noventa minutos, hackers roubam mais de dois mil litros de gasolina
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista