LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Está de férias? Cuidado, fotos nas redes sociais e sites falsos podem colocar sua segurança em risco

09 de julho de 2018 0

Para muitos estudantes e trabalhadores, estamos no aguardado mês das férias, e claro, várias pessoas gostam de aproveitar a época para viajar. E nos dias de hoje, é bastante comum compartilhar fotos e informações nas redes sociais sobre onde estamos aproveitando nossos dias de folga.

Mas durante as férias, também se tornam mais frequentes golpes de phishing que tentam roubar as informações ou mesmo dinheiro dos usuários. Existem golpes cada vez mais sofisticados, como este malware que escolhe qual técnica usará para se aproveitar melhor do seu PC dependendo da sua capacidade de hardware.

Por isso, a Kasparsky forneceu algumas orientações sobre esses tipos de ameaças, e publicou em seu blog algumas dicas de segurança.

Fotos nas redes sociais e senhas

Infelizmente, a prática de publicar fotos sobre sua viagem é uma fonte valiosa de informações para criminosos que desejam aplicar golpes virtuais. O analista Thiago Marques da Kaspersky explica que "o descuido vem lá de trás, quando ele [o usuário] opta por uma rede de Wi-Fi desprotegida que não exige senha, ou seja, não é criptografada”.

Assim, ao utilizar redes desprotegidas em lugares públicos durante a viagem para atualizar seus amigos sobre a viagem ou passeio, os usuários estão vulneráveis. Mesmo em redes seguras, as pessoas postam informações sensíveis, como a foto da passagem aérea, por exemplo.

Com simples imagens desse tipo, um criminoso pode ter acesso a códigos que permitem visualizar toda a sua viagem e obter informações o suficientes para aplicar golpes e enviar mensagens de phishing, explica o analista.

Daí em diante, o cibercriminoso pode começar a enviar e-mails e mensagens se passando pela companhia aérea. Isso não significa o fim da postagem de fotos desde que os usuários sempre escondam detalhes como, nome completo, códigos e numerações presentes na etiqueta de bagagem e/ou passagem.

De acordo com o relatório “Not logging on, but living on” da Kaspersky Lab, 53% dos usuários no Brasil não protegem seus dispositivos móveis, e apenas 21% usam soluções antirroubo. Caso um ladrão roube um celular desprotegido, poderá acessar informações o suficiente para aplicar vários tipos de golpes.

Por isso, a Kaspersky também orienta o púbico a utilizar um PIN de 4 ou 6 dígitos, ou mesmo uma senha simples. A empresa afirma que "se todos adotassem essa medida de segurança simples, o mercado clandestino de telefones passaria por dificuldades, pois a revenda ficaria mais difícil, consequentemente, o número de ocorrências desse tipo diminuiria."

Sites seguros

Além disso, a Kaspersky publicou em seu blog algumas dicas de segurança que serão bastante úteis nessa época em que muitos estão planejando suas viagens de férias. Uma delas é sobre evitar cair em golpes de phishing através de sites que imitam a página da empresa que você escolheu para reservar suas acomodações.

Por exemplo, caso você escolha o Airbnb, fique atento para saber se você está na URL correta, ou você pode acabar fornecendo seus dados em uma página completamente diferente do que imaginava.


Tenha cuidado – Airbnb.com e Airbnb.com.rooms-long-term-rent.online são dois sites completamente diferentes: o primeiro é legítimo; o segundo (assim como qualquer coisa parecida), uma estratégia de phishing na tentativa de se passar pelo serviço real. Ao criar esse tipo de golpe, descrições, avaliações fantásticas e proprietários são criados para atrair viajantes, mas tudo é falso.

Isso nos leva a uma outra dica, que é desconfiar sempre de anúncios que oferecem preços atraentes demais para ser verdade, ou mesmo gratuidade, exigindo que você clique em algum lugar para aproveitar a "oferta".

Caso você tenha uma conta em serviços como o Airbnb, Booking.com, ou outro site de reservas, tenha cuidado para não perder acesso da sua conta. Utilize uma senha complexa e habilite autenticação de dois fatores, caso esteja disponível. Sempre verifique a URL da página de login e veja se a conexão é segura - o navegador informará sobre a segurança no início da barra de endereços.

Claro, as mesmas dicas valem ao comprar uma passagem aérea. Sites falsos de tickets podem até exibir preços e detalhes de voos reais, para que fiquem mais convincentes. Alguns deles enviam requisições para agregadores de voos verdadeiros e exibem as informações recebidas. Contudo, caso você utilize sites falsos, eles roubarão seu dinheiro - e você ficará sem o bilhete.

Imagens fornecidas pela Kaspersky de um golpe que finge oferecer passagens gratuitas.

Por fim, a empresa de segurança oferece dicas para não ser surpreendido ao planejar suas férias:

  • Seja cético quanto a ofertas boas demais.
  • Garanta que sua conexão é segura antes de inserir qualquer informação pessoal no site.
  • Sempre verifique a barra de endereço para garantir que está no site que você deveria.
  • Compre passagens e reserve quartos de hotel seja direto com a empresa ou por meio de sites de reserva de hotéis conhecidos.
  • Não participe de promoções questionáveis.
  • Use senhas fortes e autenticação de dois fatores quando possível.
  • Verificar a barra de endereço é uma excelente ideia, embora possa não ser suficiente; alguns malfeitores sabem como mascarar uma URL. Sempre use uma boa solução de segurança.

0

Comentários

Está de férias? Cuidado, fotos nas redes sociais e sites falsos podem colocar sua segurança em risco
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista