LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: vídeo do Papa dançando samba existe e contém vírus?

19 de julho de 2018 4

Após as notícias falsas sobre a necessidade de vacina contra sarampo a adultos, uma nova corrente tem se espalhado pelo WhatsApp nos últimos dias. A mensagem da vez é relacionada a um suposto vídeo que mostraria o Papa Francisco dançando samba.

Confira mais detalhes sobre a veracidade do que tem caído nas redes sociais a seguir:

Vídeo do Papa

Um áudio tem sido compartilhado por diversos usuários do mensageiro com um recado de um possível delegado da Polícia Federal, quem se identifica por Jaime Paranhos. Ele afirma haver um novo vírus circulado pelo WhatsApp.

De acordo com o homem na mensagem de voz, o smartphone da pessoa seria infectado se ela abrisse uma suposta gravação que mostraria o Papa dançando samba. Leia um trecho do “recado”:

“Se você receber em um vídeo escrito “Papa dançando Samba”, vocês não abram em hipótese alguma. Porque, no momento que você apertar para fazer o download, ele instala um ladrão de senhas aí no seu aparelho e rouba todas as suas senhas. Então o caso é sério.”

O vídeo é real?

Se você ficou preocupado em não abrir qualquer vídeo do tipo com medo de pegar um vírus no seu celular, saiba que esta é mais uma Fake News divulgada na web. Primeiramente, é importante ressaltar que não há qualquer registro de um vídeo com o pontífice em uma situação semelhante.

Em segundo lugar, não existe uma forma de enviar um vírus pelo WhatsApp por meio de um vídeo. O mensageiro é configurado para mandar somente alguns tipos de arquivo, os quais são impossíveis de se adicionar algum conteúdo malicioso. A forma usada pelos hackers para compartilhar vírus, malware ou phishing é por link direcionado a sites infectados.

O policial existe?

Mas as Fake News na mensagem não param por aí. É importante também ressaltar que, diferente do falado no alerta, não existe qualquer Jaime Paranhos na Polícia Federal.

Em uma busca – em ordem alfabética – pelo sobrenome “Paranhos” no Portal da Transparência, é possível constatar que não há o nome Jaime na lista onde deveria estar situado. Você pode conferir isso na imagem a seguir:


Outros casos

Esta não é a primeira vez que o Papa Francisco chega a ser citado em alguma notícia falsa sobre danças. Ao menos outras duas Fake News surgiram a respeito do tema nos últimos anos.

Em 2016, uma corrente por texto também alertava para um vírus que formatava o celular por meio de um vídeo chamado “A Dança do Papa”. No ano passado, outro boato surgiu com uma suposta filmagem de um homem vestido de pontífice dançando merengue com uma mulher, como é possível assistir no player abaixo.

Você chegou a receber o áudio com a falsa mensagem no seu WhatsApp ou em outra rede social? Conte para a gente no espaço destinado a comentários.


4

Comentários

Detetive TudoCelular: vídeo do Papa dançando samba existe e contém vírus?
  • Recebi hoje, depois de anos ainda continua ,vou compartilhar esta com a pessoa que me enviou.

      • Fica tranquilo, não tem como pegar um vírus dentro do WhatsApp. Pode ocorrer que você clicou num link que envia para um site infectado com vírus, isso que tem que cuidar!!

          • Eu recebi o áudio dizendo pra não abrir o vídeo do papa Francisco dançando samba q é um vírus. repassei o áudio na melhor das intenções ai me disseram q o vírus está no áudio. como posso reverter a situação? Eu já apaguei em minhas páginas mas as pessoas q receberam não. e ai . eu celular pegou o tal vírus e dos contatos tbm?

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Windows

            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

            Economia e mercado

            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista