LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Surpresa: promessa de internet grátis no WhatsApp instala vírus no seu smartphone

30 de julho de 2018 7

O WhatsApp é quase uma instituição no Brasil, e por isso não tem jeito: sempre será visado por criminosos.

Afinal, quando até fabricantes buscam lançar feature phones que de alguma forma dão um jeito de embutir o aplicativo, isso demonstra o quão forte é o poder do mensageiro verde por aqui. E agora, um novo golpe - depois do curioso episódio que vimos na semana passada - visa atrair aqueles que querem internet grátis em seus dispositivos.

Prometendo até 20GB de navegação para qualquer operadora, o golpe segue um script muito básico para esse tipo de crime: ele incita o usuário a abrir uma página externa e então preencher um formulário com três perguntas sobre o plano que gostaria de desbloquear. Então, é recomendado que ele encaminhe o golpe para três contatos e instale um antivírus pois o site detectou problemas no smartphone.


O antivírus, porem, é uma falsa promessa que esconde as verdadeiras ameaças, como códigos para espionar o usuário, anúncios invasivos e uma série de outros problemas.

No final das contas, não há nenhum tipo de recompensa ao usuário, apenas dores de cabeça.

Para evitar cair que usuários sejam seduzidos por esse tipo de falsa oferta, o Facebook tem procurado promover algumas iniciativas visando proteger de dentro par fora a comunidade do mensageiro verde.


Essas iniciativas começaram logo após algumas mortes por linchamento na Índia, e agora o WhatsApp está limitando o encaminhamento de mensagens para outros usuários, o que na prática coíbe que esse tipo de golpe se espalhe rapidamente.

Outra medida anunciada foi a filtragem de links externos, com o aplicativo agora marcando mensagens que contenham algum hipertexto detectado como nocivo.

Em todo caso o usuário também pode tomar uma série de precauções para evitar ser vitimado por criminosos na internet. Para saber mais, clique aqui.

E você, o que achou desse novo golpe? Acha que o brasileiro costuma cair muito nesse tipo de golpe? Conte para a gente nos comentários!


7

Comentários

Surpresa: promessa de internet grátis no WhatsApp instala vírus no seu smartphone
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista