LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Crackers invadem e-mail e Dropbox de ministro do TCU responsável por investigação no BNDES

29 de agosto de 2018 0

Não é raro vermos vazamento de senhas e logins relacionados à serviços online como o ocorrido em 2017, que atingiu mais de 300 bases de dados em MongoDB ou até de invasões como a ocorrida na rede da Apple com o posterior roubo de informações de usuários.

Porém, a vítima da vez não foi uma empresa, mas sim o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Sherman.

Responsável pela auditoria que estaria investigando os empréstimos do BNDES, ele teve sua conta de e-mail e Dropbox invadidas, possibilitando assim o acesso a documentos sigilosos da investigação.

Sherman, que é relator das auditorias em questão, abriu sete frentes de investigação no mês de junho, visando verificar os empréstimos realizados pelo governo petista à países como Venezuela, Cuba e Angola para a realização de obras com execução de empresas envolvidas com a Lava Jato.

Segundo fontes, as informações obtidas através da invasão não são novas e sensíveis, sendo relatórios e acórdãos de outros processos já realizados e com irregularidades identificadas nos empréstimos.

Após a invasão, todos os dados foram excluídos das bases (e-mail e armazenamento em nuvem), o que pode significar a cópia de todos os documentos remotamente para uso posterior.

Além dos documentos relacionados ao trabalho de auditoria sobre os empréstimos do BNDES, informações pessoais do próprio ministro também foram obtidas, o que gera a preocupação com a publicidade que pode ser dada à conversas pessoais com parentes e amigos, podendo inclusive ser material para extorsão e chantagem.

Ainda é impossível precisar, segundo os investigadores, se a invasão foi realizada com a intenção de obter as informações extraídas ou apenas uma coincidência improvável. Também não se sabe se o acesso foi realizado por interessados em dificultar as investigações, o que poderia incluir brasileiros e pessoas de outras nacionalidades.


0

Comentários

Crackers invadem e-mail e Dropbox de ministro do TCU responsável por investigação no BNDES
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista