LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais censura! Buscador do Google para China deve rastrear usuários com número de telefone

15 de setembro de 2018 5

Já faz algum tempo que vem causando polêmica a decisão da Google de lançar uma versão censurada de seu buscador na China. A medida provocou uma revolta de funcionários, sendo que os executivos da empresa tiveram que vir a público explicar a situação e a estratégia da empresa.

Agora, de acordo com novas informações obtidas pelo The Intercept, a Google já possui uma versão beta do buscador que internamente é chamada de "Dragonfly". Além disso, foi descoberto que a gigante vai usar o número de telefone dos usuários para que seja difícil contornar a censura do governo.

Desta forma, em qualquer incidente, as autoridades do país podem ter acesso ao nome do cidadão e todo o seu histórico de navegação. Outro ponto importante é que a Google se associou a uma empresa anônima da China para formar uma parceria que visa ampliar a quantidade de conteúdo censurado e fiscalizar o buscador.


As fontes do Intercept ainda alegam que o mecanismo de busca está sendo programado para ocultar algumas informações meteorológicas dos usuários. Assim, se tornaria difícil para os chineses saberem os reais níveis de poluição do ar, uma vez que somente o governo ficaria autorizado a fornecer esses dados.

Por enquanto, a Google não comentou essas informações e tampouco confirmou a existência do "Dragonfly". Mesmo assim, a existência desses rumores já ligam o alerta vermelho sobre como a companhia lida com a liberdade de seus usuários e pode ser motivo de mais polêmicas.

Você concorda com uma versão censurada do Google para a China? Acredita que a medida pode abrir brechas para ações semelhantes em outros países? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.


5

Comentários

Mais censura! Buscador do Google para China deve rastrear usuários com número de telefone
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista