LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

A tomada é a solução: falha do Firefox causa até o congelamento do Windows

24 de setembro de 2018 5

Foi no início do mês que o FIrefox ganhou uma nova versão estável nos computadores e Macs, e também passou a ser alfinetado pela Microsoft, que exibia propagandas de que o seu navegador - o Edge - era uma melhor opção sempre que algum usuário Windows resolvia baixar o programa rival.

Agora, parece que, ironicamente, uma falha do produto Mozilla está causando um grande estrago no SO da gigante de Redmond.

Isso porque de acordo com o engenheiro de software Sabri Haddouche - que anteriormente alertou sobre uma falha em softwares de internet para o iOS - a mais nova versão estável do Firefox possui uma brecha para a execução de um script que não só congela o navegador, como todo o sistema operacional.


O processo é o seguinte: um usuário mal-intencionado consegue executar um script, portanto que a potencial vítima clique em um link, que cria uma solicitação de download de um arquivo de fluxo do tipo ".blob". Acontece que esse ficheiro traz um nome incrivelmente longo, o que por si só poderia causar um estresse ao navegador. Como se isso não fosse suficiente, essa requisição para baixar o arquivo é gerada a cada milissegundo,

Devido a isso, o navegador se torna incapaz de processar a demanda ou limitá-la, causando o congelamento dos seus processos no sistema. E o pior: no Windows, devido à estrutura comunicativa dos processos, essa falha se alastra para os processos principais do SO, o que impediria até mesmo a execução do gerenciador de tarefas.


Para resumir, o engenheiro de software coloca que esse seria um tipo de ataque DDoS. Um verdadeiro flood de solicitações até que o eletrônico-alvo comece a negar seu funcionamento usual.

Se você usa outras versões do browser, é bom ressaltar que esse bug está afetando também as versões para desenvolvedores e também as mais instáveis, chamadas de nightly.

A Mozilla já está ciente do problema, que causa congelamento do Firefox em plataformas como Linux e Mac também, mas não se alastra para os processos principais das plataformas.

Usuários Android e iOS também podem ficar despreocupados, pois o exploit não está afetando essas versões. A quem usa o sistema da Microsoft, a recomendação é evitar navegação em sites suspeitos (um conselho sempre válido).

E você, usa o Firefox? Já passou por esse tipo de problema? Conte para a gente nos comentários!


5

Comentários

A tomada é a solução: falha do Firefox causa até o congelamento do Windows
  • Depois que passei a usar Linux até na empresa, navegadores como Chrome, Firefox e Opera passaram a trabalhar 100% ótimos. Mostrando que o Windows ainda tem muito o que evoluir. O único problema é que as desenvolvedoras de certas aplicações são "escravas" da MS, pois a MS tem o monopólio em se falando de sistema operacional pra Desktop.
    Mas, já é possível usar Linux em praticamente 60% da empresa. Então, onde é possível usar Linux, usarei, pois é uma economia gigante e tais problemas que acontecem no Windows sumiram totalmente. Economizando também em segurança e tempo.

      • Essa falha foi só no Windows 10 ou em outros Windows também?

          • Ué, e o Windows não tem multi tarefa preemptiva?!!! Ou continua sendo uma capinha bonita para o DOS?

            Um Processo, por mais "mal educado" que seja, não deveria "se propagar por todo o sistema"...

            Por essas e outras uso Linux desde Mil Novecentos e me esqueci...

            • voltei para o firefox depois do chrome enviar n dados do meu uso sem meu consentimento, e o opera por falta de plugins bons. Mas ate agora nao deu erro no ff. amem

                Android

                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                Android

                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                Windows

                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                Economia e mercado

                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista