LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: como identificar se uma operadora tem autorização da Anatel?

04 de outubro de 2018 3

Cada vez mais, operadoras ainda de pequeno porte ou regionais têm iniciado a sua atuação em determinado local, ou nunca tiveram a devida repercussão pela falta de uma quantidade maior de usuários. Em outros casos, a desconfiança da procedência também influencia na falta de uma base maior de clientes.

Para descobrir se a empresa possui, de fato, autorização da Anatel para as suas operações, a coluna Detetive TudoCelular – que já explicou quais são os celulares bloqueados pela agência – separou uma explicação de como identificar se há a permissão. Confira abaixo:

Site da Anatel

O primeiro passo é entrar no site oficial da Anatel. No menu de opções à esquerda da tela, procure pela seção chamada “Setor Regulado” e acesse a página, como mostram as imagens a seguir:


Imagens: Site oficial - Anatel
Setor Regulado

Na página do “Setor Regulado”, desça a tela e busque por “Outorga”, no menu do lado esquerdo da tela. Expanda as opções até aparecer na lista o submenu intitulado “Lista de Autorizados”. Clique nele.


Imagens: Site oficial - Anatel
Lista de Autorizados

Quando entrar na “Lista de Autorizados”, irá aparecer os links para as listas por tipo de serviço oferecido. As operadoras menores de telecomunicações geralmente estão na categoria “Serviço de Comunicação Multimídia – SCM”.

Portanto, quando acessar a relação, basta procurar pelo nome da companhia desejada e saber se ela está na lista de permitidas pela Anatel. Você pode checar os nomes das empresas tanto em ordem alfabética quanto por estados/cidades.


Imagens: Site oficial - Anatel

É importante destacar que, mesmo após conferir se existe a autorização da Anatel, outras medidas de segurança devem ser tomadas, antes de passar qualquer informação pessoal a essas empresas. Recomenda-se conferir a reputação das companhias em sites como o Reclame Aqui e checar processos jurídicos que a operadora possa ter sofrido em páginas como o Jusbrasil.

Você tinha dúvida quanto à procedência de alguma operadora menor de serviços de telecomunicações? Diga para a gente no espaço abaixo.


3

Comentários

Detetive TudoCelular: como identificar se uma operadora tem autorização da Anatel?
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista