LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: golpe cobra dívida inexistente em cartão de crédito

16 de outubro de 2018 4

Muitos golpes insistem em fazer vítimas e arrecadar em cima delas. A coluna Detetive TudoCelular já abordou dicas para não cair em armadilhas de pagamento online. Agora, um novo caso tem acontecido com várias pessoas no Brasil.

Uma tentativa de golpe tem como objetivo cobrar dívida inexistente em um cartão de crédito desconhecido, ao se passar ora por atendente da Magazine Luiza, ora pelo banco Itaú. Entenda melhor a seguir:

Como funciona?

Os atendentes ligam de diferentes números e se passam por funcionários da Magazine Luiza ou do banco Itaú, para cobrar a pessoa de um pagamento de dívida que nunca foi feita pela vítima. Eles afirmam ainda ser de um cartão de crédito desconhecido.

Entre os números utilizados para o golpe, estão os seguintes telefones – todos de São Paulo:

  • (11) 5191-3750
  • (11) 5191-8450
  • (11) 5191-0150
  • (11) 5191-4800

Em alguns relatos na internet, ao atender a ligação, fica mudo e ninguém fala do outro lado. A situação seria repetitiva.

Após a negativa

Quando a vítima nega ter contraído qualquer dívida do tipo, o atendente afirma que precisará passar a ligação a outro departamento, para tirar o nome no cadastro da empresa.

Ao redirecionar a chamada, surge uma mensagem eletrônica que solicita o CPF e o número de cartão de crédito da pessoa, para dar sequência ao atendimento.

Dados das empresas

Ao buscar pelos proprietários das linhas telefônicas, aparecem pertencer a um grupo de nove empresas de cobranças, no nome de Henry Arthur Dunphy. Entre elas, estão FMC, Rainbow, Gramercy, STJ, LVD I e LVD II. Em diversos sites relacionados a busca de números desconhecidos, existem queixas de internautas sobre tentativas de estelionato por parte dessas empresas.

O dono do grupo empresarial também aparece em 358 resultados do website Jusbrasil, a respeito de processos nos quais o nome do indivíduo aparece como réu.

Imagem: Jusbrasil
O que fazer?

A recomendação é que não se passe qualquer informação pessoal sem o devido conhecimento. Para saber se existe alguma prestação não paga do seu cartão ou de alguma compra em loja virtual, basta conferir nos respectivos sites oficiais ou ligar diretamente para a central de atendimento das companhias – sem ser procurado por empresas que se dizem representantes.

Além disso, se as ligações continuarem, é possível bloquear os números no seu aparelho de celular. Caso haja maiores insistências, pode ser feito um boletim de ocorrência na polícia, além de processo judicial.

Você já recebeu alguma chamada dos números citados acima? Relate para a gente no espaço abaixo.


4

Comentários

Detetive TudoCelular: golpe cobra dívida inexistente em cartão de crédito
  • Também estou recebendo cobrança do App Serasa.
    Uma conta da vivo completamente aduterada.
    Nem sou cadastrada na operadora.
    Vi que é um golpe.
    Fiz uma solicitação para o Serasa resolver, no reclame aqui é já fiz 2 réplicas e nada! Estão me fazendo passar por situações desagradáveis com isso.
    Negativarem meu nome!!!
    Absurdo é que os postos do serasa nao estão funcionando.
    Pq pelo telefone já desisti.
    Estou começando achar que é uma trama, porque apareceu outro site, um tal de acordo certo me cobrando tbm.
    E depois que me cadastrei no Serasa, essas fraudes estão aparecendo sempre!
    E o pior que não consigo resolver!

      • Recentemente recebi um e-mail falso do Serasa com meu nome e CPF e alguns SMS supostamente da FMC Brasil, informando para quitar um débito no cartão de crédito da Bradescard, o qual nunca possui (nem conta no Bradesco nem cartão de crédito do grupo Bradescard). Abri um BO para investigar.

          • Conseguiu resolver ?

              • Pensei que levando o caso ao portal Consumidor (que acreditava ser uma plataforma oficial do PROCON, mas não), sendo que quem me atendeu do Bradescard foram os próprios estelionatários, afirmando que eu tinha cartão da loja C&A (nunca jamais fiz, nem piso lá) e querendo que eu enviasse cópias dos meus documentos e uma carta escrita a mão. Obviamente que não concedi nada e ignorei a presença deles (que ainda ficaram tentando me ligar). Reportei o e-mail para o Serasa mas não me deram nenhum retorno, também não são confiáveis. Por enquanto me deixaram em paz, mas acho que sempre estarei passivo de que tentem pregar esse tipo de golpe. Acho que com essa pandemia o número de tentativas de estelionato devem ter crescido muito.

              Android

              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

              Android

              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

              Android

              Cyber Monday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

              Android

              Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020