10 Dezembro 2019
Para atrair as suas vítimas, os cibercriminosos costumam utilizar assuntos presentes no cotidiano das pessoas e que, de alguma forma, chamem a atenção delas – seja por comoção ou identificação. Neste mês, os usuários do WhatsApp têm sofrido com alguns golpes relacionados à campanha Outubro Rosa e a vagas de emprego.
A coluna Detetive TudoCelular já abordou, em outras ocasiões, dicas para não cair em golpe de pagamento online ou relatos de farsa que cobra dívida inexistente em cartão de crédito. Agora, este espaço separou as armadilhas mais recentes no mensageiro, a fim de que você possa evitar cair em alguma cilada por meio do app. Confira:
Os mais recentes golpes aplicados por meio do WhatsApp são relativos a falsas vagas de emprego. As correntes oferecem supostos trabalhos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os salários seriam acima de R$ 3 mil. Veja a seguir:
“VAGAS COM INICIO IMEDIATO NO SAMU Não é necessário ter experiência. Salário inicial até 3438,21. Participe do processo seletivo simplificado: [link para o falso site].”
“Oi, to passando para avisar que *UPA* está com *vagas de emprego* de caráter de *emergência*! Não é necessário ter experiência. Salário inicial té R$ 3.858,35 Participe da entrevista aqui: [link para o falso site].”
Além de emprego nessas instituições somente ser possível por meio de concurso público, os links mostrados na mensagem seguem a mesma lógica de golpes do tipo: três perguntas e compartilhamento da mensagem com dez amigos do WhatsApp – com pedido de permissão para acesso ao aplicativo. Assim, o usuário fica sem a vaga e com dados pessoais liberados aos golpistas.
É importante ressaltar que o site presente no link destes golpes se trata de página maliciosa e de phishing, como mostra o site Vírus Total.
Quando receber alguma mensagem do tipo, não se deve clicar em qualquer link desconhecido nem passar informações pessoais a contatos ou sites suspeitos. Além disso, não compartilhe a corrente da armadilha a mais amigos no aplicativo, a fim de evitar uma difusão ainda maior do golpe.
Você conhece algum outro golpe recente divulgado pelo WhatsApp nas últimas semanas? Relate para a gente!
Comentários