LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pegasus: spyware para smartphones teve papel crucial na execução de jornalista saudita

05 de dezembro de 2018 8

Um smartphone pode ter tido papel crucial no assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi, na Turquia. Ele foi morto dentro da embaixada do país em Istambul.

A informação veio a tona após uma fonte de Khashoggi abrir processo contra o NSO Group, da Arábia Saudita, grupo dono do spyware Pegasus que infecta smartphones, com capacidades de rastreio bastante complexas, como monitoramento de localização do GPS, visualização de conversas trocadas por SMS ou mensageiros e e-mail, além da captura de tela, visualização de contatos e histórico do navegador, e até o armazenamento de teclas digitadas.

Omar Abdulaziz acusa o grupo de ter infectado seu celular com o software. Ele era uma fonte do jornalista em Montreal, no Canadá, e assume que essa infecção teve papel crucial na morte de Khashoggi:

Ter sido hackeado teve papel crucial no que aconteceu a Jamal. Eu realmente sinto muito. A culpa está me matando."


Abdulaziz disse ao CNN que eles se comunicavam via WhatsApp.

O NSO Group, por sua vez, refuta o processo dizendo que a acusação é infundada, e informou que o Pegasus serve ao governo e forças policiais para lutarem contra o que chamam de "terrorismo e crime na era moderna".

Morto no começo de outubro, Khashoggi visitava a embaixada saudita na Turquia quando foi percebido seu desaparecimento. Pouco após, autoridades locais confirmaram sua morte, e os principais suspeitos são 15 agentes também sauditas que haviam viajado para a região na mesma época.

A CIA concluiu recentemente que a ordem partiu do próprio governo saudita, conhecido por oprimir opositores e imprensa. Vale lembrar, no Brasil um jornalista foi perseguido recentemente, após mostrar uma investigação que revelou como atuaram os grupos pró-Bolsonaro durante as eleições.


8

Comentários

Pegasus: spyware para smartphones teve papel crucial na execução de jornalista saudita
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular