LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Rio de Janeiro terá 1.100 câmeras com reconhecimento facial para detectar criminosos

20 de dezembro de 2018 21

O combate à criminalidade no Rio de Janeiro ganha ainda mais tecnologia. O estado assinou um convêncio com o serviço Disque Denúncia e a empresa britânica Staff of Technology Solutions para implantar o serviço de reconhecimento facial em câmeras de segurança, segundo a Agência Brasil.

A ideia é que 1100 criminosos procurados sejam automaticamente reconhecidos ao passar pelas câmeras que compõem o sistema Facewatch, que envia um alerta silencioso para os policiais mais próximos, que poderão monitorar o meliante e prendê-lo com mais segurança, talvez sem precisar de nenhum disparo.

Já há um sistema de reconhecimento facial em uso no Rio de Janeiro funcionando há um ano e meio em três shoppings da capital fluminense, além de edifícios comerciais, de acordo com o chefe de operações da subsidiária da empresa britânica no Rio, Matheus Torres. O sistema é destinado à segurança pública e privada e com uma limitação: as câmeras de circuito fechado estão colocadas muito altsas e distantes.

Mesmo com a limitação, o serviço já ajudou a prender um traficante procurado pelo Disque Denúncia em um shopping do Rio de Janeiro.


O sistema é utilizado no Reino Unido há sete anos, com 30 mil câmeras e é alvo de polêmicas, porque a população acredita que acredita que representa ameaça à privacidade, liberdade de expressão e direito de associação, e traz o risco de discriminar pessoas por raça e gênero, especialmente negros e mulheres.

Na China, o sistema é mais robusto, com 170 milhões de câmeras, que mesmo assim comete falhas. Tudo isso chamou a atenção do novo governador do Rio, Wilson Witzel, que deseja implantar um sistema semelhante em larga escala no Rio.


21

Comentários

Rio de Janeiro terá 1.100 câmeras com reconhecimento facial para detectar criminosos
Android

Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Abril 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular