LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Deepfake: vídeos falsos com Scarlett Johansson expõem lado obscuro da inteligência artificial

02 de janeiro de 2019 2

Se você não conhece o termo deepfake, prepare-se para ler e ouvir cada vez mais a palavra. O neologismo, que une "aprendizagem profunda" e "falso", é uma das maiores discussões do segmento de tecnologia.

Mas, afinal, o que é deepfake? É um fenômeno ilegal e desrespeitoso, que utiliza uma série de algoritmos de síntese de imagem capazes de recriar em fotos e vídeos simulações de uma figura humana ou parte dela tirada de imagens e vídeos preexistentes, para serem sobrepostas em outro material.

A discussão começou quando o primeiro software desse tipo começou a circular na rede. Com a proliferação da inteligência artificial, o fenômeno está em constante crescimento e é praticamente impossível contê-lo.

Uma das maiores vítimas de casos como esses é a atriz mais bem paga de Hollywood, Scarlett Johansson. A atriz, famosa por suas participações na franquia "Os Vingadores" e por interpretar a voz sem rosto de um companheiro de inteligência artificial na ficção científica "Ela", falou sobre o assunto em entrevista ao Washington Post.

Há dez anos, a atriz processou uma pessoa que hackeou fotos íntimas suas e as inseriu em um falso vídeo pornográfico. A ação gerou uma detenção exemplar que serviu como alerta.

O fato é que tentar se proteger da internet e sua depravação é basicamente uma causa perdida, na maior parte. Pessoas vulneráveis ​​como mulheres, crianças e idosos devem tomar cuidado extra para proteger suas identidades e conteúdo pessoal. Isso nunca será alterado, não importa o quanto o Google faça suas políticas.
Scarlett Johansson, atriz


A deepfake também encontra conteúdo fértil pela falta de leis universais que abordem o tema, como proteção de imagem. Há diferenças nas leis norteamericanas e em outras partes do mundo, por exemplo.

Esses conteúdos afetam mais ainda celebridades pela facilidade de encontrar material multimídia sobre elas na rede. A atriz falou sobre o futuro da deepfake se nada for feito para conter o fenômeno:

Eu acho que é uma busca inútil, legalmente, principalmente porque a internet é um vasto buraco de escuridão que se consome. Há muito mais coisas perturbadoras na teia escura do que isso, infelizmente [...]. Nada pode impedir alguém de cortar e colar minha imagem ou de qualquer outra pessoa em um corpo diferente e fazê-la parecer tão sinistramente realista quanto desejado. Basicamente, não há regras na internet, porque é um abismo que permanece praticamente sem lei, suportando as políticas dos EUA que, novamente, só se aplicam aqui.

Scarlett Johansson, atriz


2

Comentários

Deepfake: vídeos falsos com Scarlett Johansson expõem lado obscuro da inteligência artificial
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista