LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Twitter exclui perfis que faziam sátiras a ministros, políticos e jornalistas brasileiros

10 de janeiro de 2019 7

O Twitter desativou nesta semana ao menos 28 contas satíricas que faziam uso da imagem de personalidades públicas, políticos brasileiros, instituições, jornalistas e até do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Com a medida, diversos usuários acusaram a rede social de censura com a hashtags #sátiranãoéfake e #censuradasparódiasnotwitter.

Outro ponto levantado por alguns proprietários dessas contas é uma suposta perseguição política por parte do Twitter, uma vez que a maioria delas tinham relação com a direita. Em um exemplo, o administrador da conta satírica do jornal O Estado de São Paulo chegou a mencionar que o próprio presidente havia seguido a página pouco antes de ela ser desativada.

Além disso, em defesa dos perfis, diversos administradores afirmam que o conteúdo compartilhado por eles são sátiras em relação a atualidade e críticas. Entre as contas excluídas estavam as de jornais como Folha de São Paulo, Uol Notícias e também de personalidades como a jornalista Miriam Leitão e Reinaldo Azevedo.


Além de divulgarem conteúdo com sátira, esses perfis que foram excluídos também usavam um emoji de ciclone em seu nome. Desta forma, para algumas pessoas, isso fazia com que usuários confundissem o símbolo com o selo de conta verificada da rede social.

Até o momento, o Twitter ainda não divulgou a quantidade exata de contas que foram excluídas. De toda forma, há relatos de que outros perfis estão sendo criados para substituir os que agora estão fora da rede social.

Resposta do Twitter

Em nota oficial, o Twitter explicou que a medida foi tomada porque esses perfis podem levar as pessoas ao erro e por isso a rede social precisa proteger a experiência do usuário:

No intuito de proteger a experiência e a segurança das pessoas que utilizam a plataforma, o Twitter tem regras que estabelecem os conteúdos e comportamentos que permitimos. Quando tomamos conhecimento de potenciais violações a essas regras, como conduta de spam ou evasão de suspensão, fazemos uma análise e adotamos as medidas cabíveis de acordo com nossas regras e termos de serviço

A rede social também explica que "interações e comportamentos automatizados de uma conta, bem como tentativas de iludir ou enganar as pessoas" é algo considerado ilegal dentro da plataforma.

Twitter

Desenvolvedor: Twitter Inc.

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


7

Comentários

Twitter exclui perfis que faziam sátiras a ministros, políticos e jornalistas brasileiros
Android

Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Março 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular