LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Combustível para fake news: falha no Google permite mal-intencionados manipularem buscas

10 de janeiro de 2019 0

Sejamos honestos: a essa altura do dia você provavelmente já usou o Google para fazer alguma pesquisa, e talvez não tenha nem percebido pelo quão já estamos habituados a isso.

Como o maior buscador do mundo, o Google é para muitos um oráculo, principalmente depois que começou a facilitar a vida dos usuários trazendo muitas respostas com os seus cartões interativos. Eles, porém, estão vulneráveis em um nível perigoso, com pessoas mal-intencionadas conseguindo manipular buscas para reiterar uma mentira.

Por exemplo, está sendo possível fazer o buscador mostrar que o presidente dos Estados Unidos é ninguém menos que Snoop Dogg. Ou que George W Bush é o responsável pelo 11 de setembro. Pois bem, esses são exemplos que mostram que o bug pode criar piadas, como também alimentar teorias conspiratórias graves.


O motivo pelo qual isso está sendo possível é que os cartões com informações rápidas sobre pessoas, lugares, e outras coisas traz um identificador único. Ao clicarmos no ícone de compartilhamento dessas informações, um link com esse ID é mostrado. Quando copiado e inserido em um link de uma pesquisa, ele pode ser exibido mesmo que não haja contextualização para tal.

Nas mãos erradas esse pode ser um prato cheio para as fakes news, que passariam a angariar apoio simplesmente da Google. Imagine que um boato inventado no WhatsApp poderia passar a incluir um desses links alterados, ajudando a convencer os poucos incrédulos diante de alguns dos absurdos que surgem por lá.

A Google já está ciente do problema e trabalha em uma solução. Vale lembrar, iniciativas específicas foram realizadas no Brasil com cartões informativos durante as eleições, para que os eleitores acompanhassem propostas e agenda dos candidatos.

E você, acredita que esse se trata de um problema grave? Conte para a gente nos comentários!


0

Comentários

Combustível para fake news: falha no Google permite mal-intencionados manipularem buscas
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular