LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ONGs pedem que empresas não vendam tecnologia de reconhecimento facial ao governo

17 de janeiro de 2019 2

Um grupo formado por 90 ONGs, coletivos e associações divulgaram nesta semana uma carta direcionada para a Amazon, Google e Microsoft pedindo que as empresas se comprometam a não vender tecnologia de reconhecimento facial para o governo.

De acordo com esses ativistas, ao fornecer esse tipo de plataforma aos administradores, essas empresas estariam facilitando para que países usem a tecnologia para fazer uma vigilância ostensiva e monitoramento de cidadãos com base em critérios ideológicos e raciais.

Estamos numa encruzilhada com a vigilância usando o reconhecimento facial e as escolhas feitas por essas empresas agora vão determinar se a próxima geração terá que temer ser rastreada pelo governo para participar de um protesto, ir ao local de culto ou simplesmente viver suas vidas, disse Nicole Ozer, diretora de tecnologia e liberdades civis da ACLU


O texto é assinado pela União Americana das Liberdades Civis (ACLU), Centro de Refugiados e Imigrantes para a Educação e Serviços Jurídicos (RAICES) e a Electronic Frontier Foundation (EFF). Além disso, outros grupos e até mesmo universidades constam na lista.

Por isso, a intenção é que as empresas atendam ao apelo e parem de trabalhar para corrigir problemas e falhas presentes em sua tecnologia de reconhecimento facial. Assim, o governo não poderia explorar esse tipo de tecnologia para perseguir algum segmento da sociedade.

Até o momento, o Google e a Microsoft não responderam a carta. Já a Amazon, apesar de estar negociando a sua tecnologia com o FBI e o Pentágono, afirma que está ciente de que o reconhecimento facial pode ser usado para o mal. No entanto, a companhia também não comentou o texto dos ativistas.

Vale lembrar que o governo chinês é conhecido por usar câmeras com reconhecimento facial para garantir "a segurança" no país. No entanto, são constantes as denúncias de espionagem de cidadãos para o cerceamento da liberdade. Por isso, os ativistas temem que esse tipo de problema venha para o ocidente:

A história nos ensinou claramente que o governo vai explorar tecnologias como o reconhecimento facial para atacar comunidades negras, minorias religiosas e imigrantes


2

Comentários

ONGs pedem que empresas não vendam tecnologia de reconhecimento facial ao governo
  • Governo ontem mandou parar por 3 meses dinheiro a ONGs(organização NÃO GOVERNAMENTAL que vive do dinheor do governo?)
    "De 2004 a 2010, entidades sem fins lucrativos receberam R$ 23 bilhões dos cofres do governo federal"
    oglobo. globo. com/politica/de-2004-2010-entidades-sem-fins-lucrativos-receberam-23-bilhoes-dos-cofres-do-governo-federal-2864453
    "Metade dos R$ 3 bi destinados pelo governo a ONGs é desviada98,5% das organizações não-governamentais no país não são registradas"
    gazetadopovo. com. br/vida-e-cidadania/metade-dos-r-3-bi-destinados-pelo-governo-a-ongs-e-desviada-ajjuw3k1klhnpen6jnpzdgwum/

      • Mas isso é aqui no Brasil. Bela descisao. Agora a matéria em questão não é referente ao Brasil, e sim União Americana das Liberdades Civis (ACLU), Centro de Refugiados e Imigrantes para a Educação e Serviços Jurídicos (RAICES) e a Electronic Frontier Foundation (EFF)

        Android

        Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Março 2019

        Especiais

        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

        Android

        TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

        Android

        TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular