LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Perigo: Momo "invade" vídeos do YouTube Kids com instruções para suicídio

18 de março de 2019 38

O YouTube Kids nasceu com a premissa de ser um espaço seguro para as crianças navegarem pelos conteúdos que gostam enquanto os pais poderiam ficar um pouco mais tranquilos com os riscos que a internet pode e efetivamente oferece. Porém, a má intenção de alguns tem tornado a plataforma um verdadeiro pesadelo.

No último ano foram vários os vídeos usando personagens da Disney e de outros filmes animados infantis para influenciarem negativamente crianças, o que levou a Google a melhorar seus filtros de conteúdo. Porém, mais recentemente foram descobertos desenhos legítimos que eram subitamente interrompidos por breves segundos com instruções de suicídio.

Não sendo essas dores de cabeças suficientes, parece que agora a plataforma tem uma nova preocupação: depois de boicotar o retorno da creepypasta Momo no início desse ano, ela está tendo que lidar com a personagem fictícia exatamente no Kids.

Mais uploaders mal-intencionados estão subindo conteúdo infantil aparentemente legítimo para a plataforma, mas com pequenas inserções da criatura aliadas a instruções de suicídio. Novamente o YT rapidamente se posicionou sobre, mas diferentemente do último caso, a declaração foi na contramão das denúncias apresentadas.

A Momo é apenas uma obra artística desenvolvida por uma japonesa que foi subvertida para uso em uma creepypasta que se popularizou em 2018 no YouTube. Nada a temer.

Isso porque segundo a companhia, após diversas análises ela não achou nenhuma evidência recente de vídeos promovendo o desafio Momo nos seus apps. Explicou, ainda, que mesmo após denúncias não foi capaz de detectar novas atividades da creepypasta, mas que está comprometida em tornar o Kids um espaço seguro para as crianças.

Em todo caso, vale reforçar que são inúmeros os casos que colocam a credibilidade da versão infantil do portal em xeque. Aparentemente os filtros de conteúdo não são suficientes para barrarem iniciativas maldosas e até criminosas, sendo assim extremamente recomendada a supervisão dos pais enquanto as crianças consomem os conteúdos por lá.

Vale lembrar, se você tem um problema e precisa conversar com alguém, não hesite em entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida pelo telefone gratuito 188. Se não houver privacidade para uma conversa por voz - ou se você se sentir mais confortável - pode contar com apoio através do chat da CVV, pelo link aqui incorporado.

Artigo original de 25/02/2019

Aos pais de plantão, um aviso: ao que tudo indica, mesmo o YouTube Kids segue inseguro para um uso independente pelas crianças.

Como se não bastassem os bizarros vídeos com personagens famosos da Disney descontextualizados há algum tempo - e problemas na plataforma em geral como o uso por grupos de pedófilos - a pediatra Free Hess descobriu um novo burlamento que parece passar despercebido pela moderação de conteúdo.

Se tratam de vídeos que, inicialmente, são legítimos desenhos animados, mas que em determinados pontos são interrompidos para exibição de mensagens chocantes. Em um deles ela flagrou uma mensagem do Youtuber Filthy Frank ensinando em dez segundos como uma criança poderia cortar os pulsos, levando rapidamente alguém que reproduzisse aquilo a morte.


Depois da bizarra mensagem o desenho volta a ser reproduzido normalmente. Segundo Hess, esses uploaders colocam as mensagens em momentos avançados dos vídeos pois pais costumam supervisionar apenas os momentos iniciais do uso do app pelas crianças.

Andrea Faville, porta-voz do YouTube, emitiu comunicado informando que todos os vídeos são analisados com tecnologia avançada que permite detectar a transição de animações para conteúdo com pessoas reais. Isso faz com que um alerta seja enviado para equipes de moderação, e que muitos vídeos perigosos são deletados da plataforma antes mesmo que recebam visualizações.

Fato é que parece que o YouTube - e seus esforços humanos e robóticos - ainda não lidam de forma extremamente eficaz contra o mal uso que usuários podem fazer da plataforma. E bem, estamos falando de um produto para crianças.

O vídeo em questão já foi removido da plataforma.

E você, já se deparou com alguma bizarrice, um vídeo descontextualizado que afronta as regras de uso da plataforma? Denuncie, e conte seus episódios para nós nos comentários!


38

Comentários

Perigo: Momo "invade" vídeos do YouTube Kids com instruções para suicídio
  • Fake news

      • INFORMAÇÃO FALSA! Esse vídeo está sendo enviado por Facebook e WhatsApp! Em nenhum momento o vídeo chegou a entrar na plataforma. Vocês precisam praticar melhor o jornalismo, pois essa matéria não passa de uma "fofoca". Vocês são uma página grande de notícias em nosso país e a credibilidade de vocês acaba sendo prejudicada por causa de matérias como essa. Eu como fã de vocês sugiro que refaçam essa matéria contando apenas a verdade!

          • Tudocelular só da informação errada!!! Ta doido!! Tudo que aparece a internet vcs pega e colar aqui!! Ate crianças hj sabe que o que mais tem e fake news.. o YouTube tem um sistema próprio contra esse tipo de coisas!!

              • Apaguem a materia, informação errada. A dissiminação do video é pelo facebook e whatsapp e nao pelo youtube.
                Redatores, por favor, não copiem as materias sem ter fontes.

                  • Se fosse uma musica ou imagens de artistas poderosos, cairia em Copyright direto, mas como são videos que ensinam suicídio o youtube não bloqueia ou demora para bloquear, mas agora os anunciantes estão mais espertos depois dos casos de "pedófilos" comentando em videos infantis, a Google deveria ser multada por omissão

                      • Informação errada tudocelular. Vocês copiaram a noticia baseado em uma revista( que nao me lembro o nome agora). Eles erraram, não foi pelo youtube kids, a noticia é falsa. Os videos da momo são disponibilizadas pelo facebook e whatsapp. Os videos dela noa tem o player do youtube. Arruma o titulo.

                          • "A que só aconteceu tragédia, depois q o Bolsonaro entrou pra presidência" q mania de ficar metendo politica em tudo, massacres, desabamentos e até invasões em sites infantis aconteceram nos anos anteriores, antes msm do Bolsonaro ser presidente, parem de se cegar, e aceitem a realidade, não apareciam essas noticias antes, pq a porra da esquerdalha manipula as redes sociais, alienando esse povo, grr, só sabem falar merda o tempo todo, e ainda metem algo sem nexo nenhum%uD83E%uDD26%uD83C%uDFFC

                              • No ano em que o bozo torna presidente e só tragédia kkkkkkkkkkkkkk

                                  • Essa momo quebro ela na porrada

                                      • Pais imbecis Que jogam smartphone e tablet nas mãos de crianças anti cristo de tão chatas para calarem a boca.

                                        • Depois que o governo da família bolsonaro tomou posse as tragédias começaram a acontecer. As pessoas não conseguem entender que toda essa onda avassaladora faz parte de um plano inter dimensional illuminatis para o controle populacional. Oitenta por cento da polução será dizimada por esses governos de extrema direita, os pobres serão os primeiros.

                                          • .

                                              • Essa momo é cara duma vizinha minha.

                                                  • A Internet não é um espaço para crianças e nem adultos frágeis, é um lugar geralmente asqueroso e perigoso com poucos sites bons e propagandas que pulam na tela mesmo com bloqueadores de anúncios. Não tem o que discordar, tudo isso é fato.

                                                      • Pra começar é total imbecilidade a familia da um smartphone a uma criança.

                                                          • Vide que crianças se define ate os 12 anos, como vc acha que pode esconder a tecnologia até essa idade???

                                                            Se uma mãe/pai está sozinha com seu filho tendo que fazer alguma tarefa doméstica sendo ela refeições ou organização como vc espera que a criança se distraía sabendo que a maioria das brincadeiras se perde o interesse depois de alguns minutos???

                                                            Eu minha esposa tentamos introduzir o pequeno aq de casa em quase tudo. Ele ajuda a fazer aa refeições e ate a arrumar o quarto/sala, mas é praticamente impossível esconder dele a tecnologia que esta a seu redor.
                                                            A medida que tomei assim que soube dessa aberração foi deletar YouTube kids e deixar somente Netflix e mundo bita nos aparelhos quando e se for necessário, porque as crianças desde os 2 ou 3 anos ja pedem pra ver os desenhos e negar ou esconder não é a melhor opção. Se ele não ver em casa vai ver na babá ou na escola com amiguinhos não tão bem instruídos daquilo que se pode ver ou não.

                                                            Meu filho de 3 anos já fala quando vai assistir:
                                                            - Papai... Pepa pig não... Halloween não... Witch não... Ghost não... Ok???

                                                            Por ver vc julgar da "imbecilidade" os pais que deixam seus filhos se adaptarem ao mundo real (infelizmente vai ser assim a não ser que vc more em zona rural ou sem acesso) logo se percebe que vc não sabe que uma criança chora, se chateia e com isso muitas vezes perde períodos de sono e refeições que são essenciais pro dia a dia deles.

                                                            Tudo tem sua dose. Não generalize como se todos os pais fossem levianos quanto a isso.

                                                              • O engraçado é que você cresceu sem celular e nem por isso seus pais sofreram para lhe criar e cuidar de você. Dar um celular para uma criança hoje em dia é muito mais fácil do que incluí-la na sua rotina. Hoje lidamos com o mundo da internet onde tudo é livre e liberado, e até onde sabemos nenhuma criança precisa ter acesso a este mundo, então antes de falar em "generalizar" tenha ciência que não está apenas sendo mais confortável pra você dar um celular ao invés de instruir um ser em desenvolvimento a lidar com o mundo atual.

                                                                  • Foi o modo de adequar meu filho ao mundo ao redor dele. Não dá pra simplesmente bloquear isso dele.

                                                                    Tenho todas as rotinas de uma criança normal com ele. Hj busquei na babá e fui ao parque. Nas terças, Quintas e sábados (pela religião) é o dia sem aparelho e TV (a não ser que passe o Palmeiras).
                                                                    Se vc tem algo que acha melhor pra fazer pro seu filho sem tirar dele a essência de ser criança e ao mesmo tempo preparar pro mundo que está por vir pq não fazer???
                                                                    Se vc tem um planejamento que acha melhor proa seus filhos, ótimo. Aqui tbm temos e julgamos ser bom tbm. Vou continuar pq tá dando certo.

                                                                    • Boa, traduziu em palavras minha forma de pensar. Muito fácil falar quem não tem filhos ainda mais qdo a mamãe proporciona a magia do tudo pronto na hora que quer

                                                                        • FALOU TUDO!!!!

                                                                          • Então entregue os smartphones a seus filhos e deixe os lobos aprontarem com as sua ovelhinhas !!!!

                                                                              • O pequenos estão sendo inseridos em um mundo já tecnológico, é impossivel priva-los disso, aliás é vantajoso ensinar eles a já se adaptarem a tecnologia, uma vez que a tecnologia se bem utilizada ajuda muito no desenvolvimento deles. A grande questão é, os pais estão dando um smartphone ou tablet para seu filho para q ele possa se desenvolver e aprender ou para ele assistir Lucas Neto e deixar eles em paz para assistir novela??

                                                                                  • Vc provavelmente não tem filhos. Mas se vc usa o smartphone, provavelmente seu filho irá usar tb. Antigamente quando não tinha smartphone, as crianças assistiam Tv, pq os pais tb assistiam. A ressalva é que a criança sempre precisa usar o aparelho (smartphone ou tv) com adulto monitorando.

                                                                                      • você não deixa os seus filhos terem acesso?

                                                                                          • tbm acho

                                                                                            • Apesar de todos estarem noticiando isto. Está mais para: "A Boneca da Xuxa"/"A Kombi cheia de palhaços" dentro outros... Eu pesquisei e não encontrei um link com o video e/ou alguém que realmente tenha visto. Existe um caso de uma criança de morreu no PE enforcada e não tem informações do motivo. 1 Site de noticias dizia que foi em uma arvore, outro que foi no próprio apartamento. Em nenhum lugar diz que foi no YoutubeKids.

                                                                                                • Calma... Não escreva tudo isso... tú estará uma rica benção herdada de previsão... Daqui 7 dias, terá vários links e inúmeros casos desses por causa da sua postagem....

                                                                                                  • Sempre tem um otário.

                                                                                                      • Gostaria de espancar o fdp que faz isso.

                                                                                                          • Caixinha... Vamos fazer uma caixinha para removermos este mal pela raiz. Chega de bandido e gente ruin dar as cartas. Chega de aturar esta gente de mal coração. Chega !!! Precisamos agir o quabto antes. Agora é a força de 7 bilhões de terráqueos contra migalhas de seres insignificantes. Quem está comigo ??? Vamos nos organizar como uma mega família vigiando e cuidando de nossas crianças, onde bandido que altera vídeos não tem vez. Inferno será o destino deles.

                                                                                                            • Eu acho que quem produz esse tipo de conteúdo deveria ser preso, no mínimo!

                                                                                                              Android

                                                                                                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                              Android

                                                                                                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                              Windows

                                                                                                              Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                              Economia e mercado

                                                                                                              Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista