LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Efetivo? Google Play Protect evitou infecção em mais de 2 bilhões de smartphones em 2018

27 de fevereiro de 2019 0

Apesar de ser constante alvo de críticas, a Play Store desde o Android Oreo conta com um recurso de proteção extra: a Google Play Protect.

Digamos que funciona como um scanner na hora de instalar um app, da Play Store ou até de fora dela, que é capaz de analisar permissões um tanto quanto abusadas, ou mesmo código malicioso escondido. Assim, são disparados alertas na tela mostrando o grau de nocividade. O usuário, porém, pode optar por prosseguir para a instalação.

Só em 2018 a gigante de buscas afirma que escaneou mais de 50 bilhões de apps, e assim protegeu pelo menos dois bilhões de smartphones. Foram exibidos, em média, 100 mil avisos de potencial risco diariamente, mostrando que o nível de ameaça em aplicativos para Android é alto.


Não é novidade que a Play Store tem muitos problemas: a moderação está longe de ser perfeita e constantemente vemos malwares por lá. Segundo a Trend Micro, uma das febres dos últimos tempos - os apps para embelezamento de fotos - são iscas perfeitas para esse tipo de atividade.

O monitoramento está longe de ser algo como vemos na App Store, por exemplo, que rapidamente tomou providências quando o próprio Facebook lançou um app "espião". A empresa sofreu sanções, e mais recentemente desenvolvedores que estavam gravando as telas do iPhone também foram intimados a mudarem seus softwares.

Vale lembrar, a Play Store vem ganhando um novo visual com o Material Design 2. Mesmo as abas de navegação estão sendo adaptadas para ficarem mais simples, apenas com as opções "apps" e "jogos". Quem sabe a Google também não trabalha em novas práticas para deixar a loja mais segura?

E você, já teve problemas com algum aplicativo para Android? Conte para a gente nos comentários!


0

Comentários

Efetivo? Google Play Protect evitou infecção em mais de 2 bilhões de smartphones em 2018
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista