LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

A partir do Android R não será mais necessário desbloquear o bootloader para customizar o SO

02 de abril de 2019 37

  • Atualização: 02/04/2019 — AQ

O Android Q ainda nem viu a luz do dia oficialmente, mas os indícios sobre o seu sucessor já aparecem por aqui há algum tempo.

Uma nota recente compartilhada no fórum XDAa casa dos desenvolvedores Android – traz mais novidades que provavelmente o time do Google implementará no Android R na próxima geração.

Como observado por Mishaal Rahman – editor-chefe da XDA –, as chaves públicas das GSIs (imagens genéricas de sistema) do Android R e Android S já foram adicionadas aos servidores da empresa, com um detalhe que chama atenção no final da página.

Graças a um recurso que atende pelo nome de Android on Tap, que basicamente interage de forma direta com aplicativos do próprio sistema –, a partir do Android R não será mais necessário o desbloqueio do bootloader para customizar a plataforma do robozinho mais popular do planeta.

Além dos benefícios para os entusiastas da comunidade, que poderão experimentar GSIs com a máxima simplicidade, isso também deve simplificar o desenvolvimento de várias interfaces com novos conceitos de personalização, algo que ainda não deve existir no Android Q, mas será um processo natural partindo da geração R.

Em outras palavras, ainda vai demorar algum tempo para que descobrir como o Google vai colocar em prática um processo como este, mas tenha em mente que os esforços da equipe também serão prolíficos especialmente em prol de atualizações mais rápidas e uma experiência mais simples para todos nós.

  • Matéria original (07/03/2019)

Esqueça a carteira! Android R pode trazer função de armazenamento de documentos digitais

Ainda não estamos próximos da oficialização do Android Q, cujas novidades envolvem um modo noturno amplo para o sistema operacional. Porém, a Google já trabalha em novidades interessantes para o Android R, ou algum depois dele.

Conforme o pessoal do XDA Developers observou, um commit - atualização enviada para o diretório que concentra o desenvolvimento do sistema de código aberto - trouxe uma documentação interessante para uma API chamada IdentityCredencial. Ela seria capaz de armazenar dados de documentos de pessoa física, como carteira de identidade, licença de motorista, e passaportes.

Assim, seria realmente possível que os donos de um smartphone compatível com essa novidade pudessem sair de casa sem carteira, já que apesar de soluções como Google Pay e outras - como as da Samsung e Apple - apesar de guardarem cartões de crédito e credenciais de clubes de fidelidade, ainda não lidam com esse tipo de informação sensível.

Hardware

Quando colocamos "compatíveis" não nos referimos exclusivamente a aparelhos que poderão receber o Android R: ao que tudo indica, a Google quer implementar essa novidade em smartphones que abarcarem um dispositivo secundário reservado que possa ser lido por contato NFC. Assim, mesmo que um usuário fique sem bateria, essa parte especial do celular ainda poderia repassar seus documentos para validação por autoridades.

Algo que a Apple já faz há algum tempo com o Apple Pay nos iPhones.

Acontece que no universo Android isso praticamente não existe hoje: pegue qualquer top de linha e verá que não existe tal recurso que depende exclusivamente de implementação a nível de hardware, tirando alguns modelos Pixel da Google. Sendo assim, mesmo alguns dos lançamentos desse ano podem ficar de fora, caso a empresa decida por restringir essa novidade a celulares com tal capacidade, por questões de segurança e conveniência.

Segurança

A segurança da API IdentityCredentials também levanta suspeitas na comunidade de desenvolvedores, que temem que esse tipo de novidade - já que é comum policiais pegarem documentos para conferirem dentro de seus carros - possa causar abusos por parte das autoridades. Porém, Shawn Wilden - do time de segurança da Google - diz estar trabalhando para impedir esse tipo de situação.

Segundo ele, o acesso completo só se daria mediante a inserção de uma senha com caracteres, sendo liberado apenas parcialmente o acesso quando usada a biometria. Isso seria para evitar que usuários se incriminassem, amparados na quinta emenda constitucional dos Estados Unidos.

Como esse se trata de um recurso de segurança onde caberá muita discussão, é possível que vejamos sua implementação acontecer de maneira bem lenta e limitada. Algo que a Apple faz hoje com a função de ecocardiograma (ECG) do Apple Watch Series 4.

Burocracias

Mesmo se houver vontade da companhia, a questão também engloba o trabalho com autoridades locais, que precisariam integrar sistemas à companhia para garantir não só a integridade dos dados dos documentos, como a verificação por equipes em órgãos públicos.

Inicialmente a gigante de buscas pensa em trabalhar com carteiras de motorista. Com o avançar da aceitação e na ausência de problemas, a implementação poderia avançar para passaportes e outros documentos.

No Brasil já é possível emitir uma versão digital da CNH (se você já possuir uma licença, claro). Até o último ano ainda era necessário que o interessado fosse até uma agência do Detran para tal, mas essa burocracia foi eliminada recentemente. Assim, é esperado que metade dos condutores no país possam, até o final do ano, ter uma cópia do documento em um smartphone Android ou iOS.

E você, acha que essa novidade é bem-vinda no Android? Conte para a gente nos comentários!


37

Comentários

A partir do Android R não será mais necessário desbloquear o bootloader para customizar o SO
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista