LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mourão relaciona videogames e jogos violentos a atentado em escola de Suzano

13 de março de 2019 208

Ao lamentar o massacre ocorrido na escola estadual Professor Raul Brasil, na cidade de Suzano (SP), ocorrido na manhã desta quarta-feira (13), o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão relacionou a barbárie com jogos violentos de videogame.

Dois homens atiraram contra alunos da escola que estudavam e depois se mataram, deixando dez mortos e outros oito feridos, até o fechamento desta reportagem.

Mourão disse, de acordo com informações do jornal Correio Braziliense, que vê garotos 'viciados em videogames violentos':

Temos que entender o porquê de isso estar acontecendo. Essas coisas não aconteciam no Brasil. Vemos essa garotada viciada em videogames violentos (...). Tenho netos e os vejo muitas vezes mergulhados nisso aí"
General Hamilton Mourão, vice-presidente da República

General Hamilton Mourão, vice-presidente do Brasil (Foto: Imprensa Palácio do Planalto)

O vice-presidente, contudo, evitou relacionar o Massacre de Suzano ao decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que flexibiliza a posse de armas no país, supondo que a arma utilizada pelos assassinos era ilegal. Mourão falou ainda sobre a mudança de costumes das novas gerações.

Quando eu era criança, jogava bola, soltava pipa. A gente não vê mais essas coisas. Lamento profundamente tudo o que ocorreu. Estou muito triste com essa situação"

General Hamilton Mourão

Não é a primeira vez, porém, que um líder político relaciona tragédias deste tipo a jogos de videogame. Durante um encontro sobre a violência nas escolas dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump tomou posição contra os jogos de tiros, dizendo que a violência dos jogos 'tem feito a cabeça dos jovens'. O governador do Texas também culpou os jogos pela violência de jovens.

A posição é compartilhada por políticos de outros campos ideológicos, como o ex-ministro da Justiça do governo Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo, que mostrou preocupação com o que chamou de 'exaltação da cultura da violência'.


Ex-alunos da escola onde cometeram a série de assassinatos, os jovens utilizavam calças camufladas bom bolsos laterais e balaclava com desenho caveira que esconde parte do rosto, que se assemelha ao game Call of Duty. A polícia apura a relação da dupla com esses jogos, já que um deles era frequentador e trabalhou em uma LAN House. A polícia apreendeu HDs do local para apurar informações.

Estudo psicológico já buscou estabelecer a relação entre a violência do mundo real e jogos de videogame.


208

Comentários

Mourão relaciona videogames e jogos violentos a atentado em escola de Suzano
  • Tetris me transformou em um psicopata. Agora Fico invadindo armazéns de estocagem durante a madrugada para ficar empilhando caixas sem parar.

      • PARCERIA. USE E CRIE JOGOS EDUCATIVOS SEM CUSTO - CONVITE ESPECIAL. É COMPLETAMENTE GRÁTIS!

        https://www.efuturo.com.br
        Efuturo é uma Rede Social Educativa. DESENVOLVIDA POR EDUCADORES PARA PROFESSORES E ALUNOS. 09 a cada 10 visitantes retornam todos os dias!

        Vantagens:
        1º É uma rede social gratuita;

        2º Você pode jogar centenas de jogos online que podem ser utilizados em diversos anos escolares e em diversas disciplinas (NÃO PRECISA FAZER O LOGIN PARA ISSO);

        3º Você tem oportunidade para Personalizar seus Jogos com conteúdos próprios e poderá fazer sozinho ou junto com seus alunos. Construir o conhecimento com a tecnologia da educação.

        4º Para Criar um jogo NÃO PRECISA SABER PROGRAMAR, tudo é muito simples e fácil.

        5º Ao efetuar o cadastro e a cada primeiro login por dia, quando você faz amigos, quando coloca pela primeira vez sua foto de perfil e em outros casos você ganha NOSSA MOEDA VIRTUAL.

        6º Com essa moeda virtual em breve você trocará por brindes, participação em sorteios, descontos em cursos online, livros, etc (portanto acumule a partir de hoje);

        7º Muitos jogos podem ser baixados para serem utilizados em escolas sem Internet. Sabemos que essa é uma dificuldade de muitas escolas, por isso liberamos por um tempo essa ferramenta para que você baixe o jogo em um computador com Internet e compartilhe em sua sala de informática.

        8º Os jogos rodam em celulares e tablets, então mesmo escolas que não possuem computador poderão realizar ações pedagógicas com o celular do professor ou alunos.

        9º Temos um Espaço Literário para incentivar que alunos e professores tornem-se autores, publiquem e presenteie a Internet com lindos textos.

        10º A CADA 10 VISITANTES, 09 RETORNAM TODOS OS DIAS. Então visite hoje mesmo e FAÇA PARTE DESSA REVOLUÇÃO EDUCATIVA.

        E muito mais...


        Cláudio Joaquim (Professor e Desenvolvedor do Efuturo)

          • Sou do
            tempo em que a frase %u201Cmaldita inclusão digital%u201D vinha automaticamente sempre
            que alguém falava bobagem em qualquer fórum ou similares. Hoje não se fala mais
            tanto em inclusão digital: motivo? Ela já aconteceu em um grau suficientemente
            grande ( em mais uma obra do famigerado PT). Somente com a inclusão digital
            tornou-se economicamente viável a implantação da infraestrutura necessária para
            aproveitarmos nossos queridos jogos online, downloads, mensageiros instantâneos
            e streaming services da vida. O fato é que isso teve seu ônus: nunca se falou
            tanta asneira online como hoje em dia. E isso é feito desde as pessoas mais
            simples e chegando até o presidente da república. Se isso não é um sintoma de
            que nossa sociedade está doente, o que mais seria? O que Mourão falou sobre os vídeos
            nem é das piores besteiras que já ouvi mas é uma fala característica dos %u201Cincluídos
            digitalmente%u201D.

              • Jogo jogos violentos desde os 8 anos hoje tenho 25 anos.nunca matei nunca roubei.jogos não te incentivam, a nada disso estão querendo proibir os games pra sair do foco e gerar revolta.o que te faz roubar ou matar? bullyng não e crime, mas te faz matar alunos da escola onde sofreu o bullyng,o que te faz roubar? a falta de emprego falta de dinheiro pra pagar o aluguel compra comida pra tua família.oque te da depresão? aforma de como tu vive na mixaria e quando tem um trabalho você trabalha 8/9 h por dia não tem vida social porque de domingo a domingo tem que sair cedo e só volta a noite! votei nesse bolsonaro pra que ele pode-se mudar o pais pra melhor não pra tirar o resto dos empregos corta qual quer beneficio dos pobre, tá pior que o luladrão.ai agora quer proibir games no brasil. pra sair desse foco bolsonaro nada mais nada menos do que um lixo ladrão!

                  • E incitar o porte de arma não tem relação nenhuma com violência? Pais ausentes, não só nesse caso, não tem impacto nenhum no desenvolvimento das crianças? O quê diabos esses sacos de estupidez estão fazendo no comando desse país? Nos últimos anos, violência contra mulher aumentou, racismo e homofobia são acobertados por discursos vazios, elitistas que odeiam pobres governam um país que tem 54,8 milhões de pessoas vivendo em condição de pobreza (dados do IBGE de 2017), num momento em que é clara a disseminação da ignorância e burrice em comentários e no comportamento de gente como o rapaz aí da matéria, com certeza, o maior problema são os jogos...

                      • Fato!

                          • O quê diabos esses sacos de
                            estupidez estão fazendo no comando desse país? Respondo substituindo pessoas
                            ainda mais estupidas que vinha sucedendo ao longo de 13 anos, isso
                            explica todos esses dados citados que você cita@!

                              • Bebê, eleição tem de 4 em 4 anos, o que acontece agora é um reflexo do que vem corroendo o mundo todo: ignorância. Não é questão de escolaridade, não é questão de capacidade, muito menos de ideologia política, coração, é, talvez, e reforço esse talvez, o fato de cada vez mais as pessoas estarem presas em pequenos mundos que valem mais a vontade e o capricho do que o jeito certo de se fazer, o que se pode fazer, e mais, o que é realmente necessário ser feito. Como se diz, já que deu pano pra manga, reforma da previdência porque os aposentados quebram o país? E todo o corpo público, com cargos de salários altíssimos escolhidos a dedo, criando degrau sobre degrau pra desvio de recurso e pra agradar cabo eleitoral, isso não faz nada? Tá certíssimo?? Nem tem mais a ver com a matéria, talvez nunca teve,a gente deve chorar por quem morreu lá em Suzano, é triste. Pelo fato e pior ainda pelo contexto e o ambiente. Mas é necessário parar pra pensar em qual rumo a gente tá indo, como seres, porque nesse buraco que as lideranças, especialmente as atuais, estão nos enfiando, não é qualquer cordinha que tira. Cobrem ao invés de aplaudir, critica quem discorda, mas algo tem que ser feito, e nessas horas, cor de bandeira não importa muito, não.

                              • Outro que mostra sua incompetência assim como a psicóloga ao querer culpar jogos violentos pelo massacre da escola.
                                Aí general, vai chupar uma granada que vc ganha mais.
                                Não venha falar merda de uma coisa que vc não têm a mínima idéia. Continue brincando de soldadinho de chumbo.

                                  • A violência em sido constantemente incitada na rede, tanto
                                    em fóruns fechados como em mídias digitais mais populares, tanto por pessoas
                                    comuns como por autoridades. Os frutos estão sendo colhidos. Bolas e pipas não
                                    garantem o caráter de ninguém mas deixar o smartphone educar uma criança é
                                    foda.

                                      • Muito fácil colocar a culpa nos jogos para desviar a atenção do propósito de vocês. De onde esses garotos tiraram armas para fazer isso? Isso me parece uma estratégia tipo as do Renato Portaluppi quando perde, desviar a atenção com uma palavra de efeito, dai fica todo mundo debatendo sobre os jogos ao invés das manchetes falarem sobre a liberação ou não das armas. Que fique bem claro antes de tudo que eu particularmente sou a favor da liberação da arma de fogo, mas ha de se assumir que esse ocorrido é uma péssima propaganda para isso, agora usar os jogos como bode espiatório acho sujo, irresponsável e infantil. Os senhores que ocupam o poder deveriam ser mais responsáveis com as decisões que tomam e com o que expressam para a mídia e a população. Começando que a lógica é ridícula, culpar os jogos como influenciadores seria o mesmo que culpar os filmes, os livros, o jornal do Datena, as igrejas, para alguém com o mínimo de raciocinio lógico e conhecimento isso não tem nem pé nem cabeça. E segundo que estamos em 2020, não na idade média, é hora de renovar como solucionadores de problemas senão a humanidade vai seguir ladeira abaixo rumo a escória animal. A preocupação do senhor quanto as suas preciosas armas obsoletas parece a mesma de um índio preocupado culpando a pólvora para defender a flecha. Reveja suas estratégias militares pois elas estão desatualizadas e ultrapassadas. Pois se o senhor não sabe, os jogos que o senhor esta condenando é o propulsor do desenvolvimento tecnológico para a robotica, inteligencia artificial, computação quântica, e as armas digitais como a NSA. O Brasil é a cara do retrocesso. Mesmo sendo anarquista os senhores me obrigam a cometer uma blasfemia: "que saudades do Enéas"

                                          • Eu jogo CALL OF DUTY , freefire , standoff2 e outros , e nunca pensei em levar uma arma na escola , se fosse culpa dos jogos todo mundo levaria arma , faca , para tentar matar colegas e professores , esses piá tinha mesmo era problema mental

                                              • Até pq qualquer doente mental vai querer se inpirar em algum conteúdo pra tramar algo, seja em jogos, filmes, desenhos, novelas, séries, livros, história, notícias ou até msm em casos semelhantes no passado! Mas isso não quer dizer que se deve culpar esses conteúdos ou proibí-las!

                                                  • VOCÊ QUE ACABA DE CHEGAR AQUI NOS CAMPOS DE COMENTÁRIOS...

                                                    Tenho uma boa sugestão: Não leia abaixo para passar raiva, corre risco de matar alguém... Sugerimos que feche a página e seja ZEN!




                                                    Estou avisando...



                                                    Amigo é amigo que lhe avisa...


                                                    Não passe raiva...



                                                    Sei que a nossa educação é de péssima qualidade....
                                                    Sei que Nossos politicos são corruptos...
                                                    Sei que jogos violentos não geram pessoas potenciais em assassinos... o que gera é pessoas com problemas e muito bullying
                                                    Sei que Politico não deve falar sobre religião e futebol... agora não pode falar de jogos violentos??


                                                    Ahh... Vá....


                                                    Pindamonhangaba de quem falou essa asneira de que o politico não pode expressar opinião... Ah vá...


                                                    Ainda está lendo? Estou 100% pistola agora!

                                                    • De Mourão não posso esperar nada, ele já falava merda, mas agr inventa de falar uma merda pior ainda! Você só atrapalha msm! Adora dar holofote pra mídia, era melhor ter lamentado as mortes, espero que nas próximas eleições, caso invente de se candidatar dnv, troque de vice e coloque o príncipe! Já que ele é mais inteligente!,

                                                        • General mourão é apenas um bastardo. Eu ja joguei muito jogo violento e nunca matei ninguem. Eu acho que era a cabeça dos caras que tava sem cerebro. Videogames nunca me influenciaram. Tem que saber distinguir o videogame da realidade. Eu não vou ficar sem jogar um gta por causa de uma proibição (se no caso o governo proibir).

                                                            • Eu associo á nossa educação sucateada, aos políticos corruptos.
                                                              Pela quantidade de gente que joga vídeo games no mundo, se cada um pegasse numa arma pra fazer uma chacina, a raça humana já tinha se acabado.
                                                              Agora, se eu fosse um desses malucos e quisesse fazer uma chacina, eu não faria em uma escola. Eu ia lá em Brasília...

                                                              • Aquele "porquê" da notícia está escrito de forma errada.

                                                                  • Se jovem se deixa influenciar por youtuber ou cortes de cabelo ridículos de jogadores de futebol, o jogo pode também ter efeito em certas pessoas.
                                                                    Há quem acredite que o cérebro de certasmpessoas ao jogar reage como se tivessem usado cocaína.


                                                                    Já teve caso de ator apanhar na rua por causa de fazer papel de vilão em novela. Tem gente que não tem noção do real e imaginário.

                                                                    • Nada a ver video game com psicopata..
                                                                      Sem provas n tem nada..
                                                                      N ficam acreditando nesses fake aew...
                                                                      N tem onde colocar a culpa e olham um jogo nada a ver com o ocorrido...
                                                                      Vai procurar provas poha...

                                                                        • Joguei muito Super Mario e não ando dando cabeçada em tijolos nem entrando em canos

                                                                            • E fazer sinal da arminha e o que? Perguntar se criança sabe atirar e o que?

                                                                                • Castle Wolfenstein lançou em 1981, joga-se games "violentos" em primeira pessoa a muito tempo. Não faz sentido algum!

                                                                                    • Amo esses jogos tem nada ver já vem no dna piscicopata

                                                                                        • ele n tem argumentos mas eu tenho esse link http://www.ox.ac.uk/news/2019-02-13-violent-video-games-found-not-be-associated-adolescent-aggression?utm_source=t.co&utm_medium=referral com o estudo da UNIVERSIDADE DE OXFORD que tem muito mais propriedade pra falar de qualquer coisa que voce ou eu meu amigo, SE OXFORD ta falando q jogos violentos n tem corelaçao entre agressao de adolecente pq n tem, uma coisa dessas nao acontece pq um lunatico viu no jogo matança, e sim por problemas psicologicos gerados ao decorrer da vida do individuo

                                                                                            • Devemos tomar cuidado com o que vemos e ouvimos...se tratando de jogos violentos crianças e adolescentes tem fácil acesso a esse conteúdo mas também filmes e existem até musicas que incentivam a violência...são coisas que mexem com a nossa mente assim como drogas licitas e ilícitas...mas em qual pessoa vai despertar uma ação violente e destrutiva como esta???... não da pra saber quando isso pode acontecer novamente...assim como não podemos saber daquele homem que quando ingeri álcool ou drogas fica agressivo e mata a esposa por exemplo...

                                                                                                • Eu não acho que videogame torna pessoas violentas, vai de cada pessoas, esses rapazes fazia parte de uma ceita, não coloquem a culpas em games não é culpa dos videogames, videogames não influencia em nada, se fosse assim eu seria um assasino, ladrao de bancos, psicopata, só no BF1 eu tenho mais de 30 mil eliminações, e EU NUNCA MATEI NGM E NÃO SOU UMA PESSOA VIOLENTAR. .... NÃO COLOQUEM A CULPA NOS GAMES

                                                                                                    • Mas o o free fire vai parar!?

                                                                                                      • Concordo com o General Mourão! Por causa do videogame desde os anos 90 quando vejo uma tartaruga eu pulo em cima. Será que preciso de tratamento?

                                                                                                        • Mano, povo fica botando culpa em um jogo, deixem de ser burros, já foi provado inúmeras vezes q jogos n influenciam no comportamento de alguem krl, pesquisa antes de falar merda, tenho mil argumentos melhores q os seus, então vão a merda mas n fique aí dizendo bosta, pqp, povo burro

                                                                                                            • então o general Mourão acha que seus netos também podem virar psicopatas por jogar esses JOGOS violentos como eles chamam.... ????

                                                                                                                • Pra calar a boca de todo mundo:

                                                                                                                  A Universidade de Oxford fez estudos e nega a relação da violência na vida de quem joga, foi divulgado recentemente

                                                                                                                  Segue o link:
                                                                                                                  https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/noticia/mourao-culpa-videogames-por-massacre-em-suzano-jovens-estao-viciados/83653

                                                                                                                    • Esta matéria esta totalmente errada...o bandido está fantasiado do estilo do jogo Free fire...e não cal of Duty que é de guerra civil...na da a ver a comparação...eu não jogo mas estudo sobre esses jogos...antes de criticar faça uma auto análise correta...Free fire é jogo livre , cal of Duty e história relativa a guerra civil...a os escritores do site, vcs devem estudar antes de postar e fazer comparações que não há semelhança...é bem próximo do Free fire...longe de ser call of duty...que é um jogo civil...

                                                                                                                      • Essas merda de politico sabe merda nenhuma falam as nera pra ganhar mais seguidores e mais dinheiro nos game jogamos jogos de tiro e violento não saimos na rua pra mata ninguém pense antes de fala as nera

                                                                                                                        #SomosGamersNaoAssassinos

                                                                                                                          • Gente, vejo aqui muitos comentários criticando o Mourão, dizendo que jogam tais jogos e não se tornam assassinos. Mas gente, tais pessoas são totalmente desequilibradas (para falar o mínimo).

                                                                                                                            Possa ser (veja bem, pode ser uma possibilidade) que jogando tal tipo de jogo, seja UM GATILHO para pessoas doentes tenham mais "coragem" (ou covardia mesmo) de praticarem seus atos.

                                                                                                                            Estamos falando de loucos mesmo, e não de pessoas normais como nós.

                                                                                                                              • Pera, vc acha melhor fazer seu filho criar calo na mão ao em vez de ir brincar com outras crianças? Terminar um lote em vez de estudar? Que eu saiba isso é masoquismo.

                                                                                                                                  • Tudo bem que os tempos de infância de antigamente eram bons, mas ele acha que as crianças devem continuar naquelas mesmas brincadeiras de sempre, sendo que ele não pensou que hoje em dia a maioria das crianças aqui não podem brincar na rua mais por conta da falta de segurança e também que a tecnologia e os conteúdos andam evoluindo muito, e as crianças vão partir pra isso para se divertirem...

                                                                                                                                    • Eram apenas dois nóias doente mentais. Simples assim.

                                                                                                                                      • Vai te fuder. So pq eu jogo jogos assim. Quer dizer q vou ser assassino?
                                                                                                                                        Se eu jogat banco imobiliario eu vou ser rico? Que nada. Vc tao falando um monte de merda em culpa o jogo onde nois game play ganhamos a vida

                                                                                                                                          • Isso ocorre geralmente por motivos familiares ou por sofrerem algum preconceito em lugares públicos ou escola !!! (Minha opinião)

                                                                                                                                              • Os bolsoninions de plantão sumiram? Kkkkkkkkkk orando pra o bozorando barrar seus jogos predileto do pais.

                                                                                                                                                  • Deixa de ser retardado, não é pq somos eleitores de Bolsonaro que vamos concordar com tudo que eles fazem ou falam, não somos que nem vcs progressistas degenerados, se bem que o governo deveria impedir a existência de lixos como tu

                                                                                                                                                    • O pessoal não tem nem dinheiro pra compra um j2 ta falando em libera porte de arma. MANO VOCÊS SÃO MUITO BURROS. Vai leva tiro de pistola de playboy em briga de trânsito. Vai vendo, bate na merça desce um boyzão falando bosta, vc ja acha que é o dono da vdd reclama, boy bêbado te mata, a arma era legal então da nada, o pai paga um bom advogado o filhinho sai, e vc ai que defendeu até os dentes o cidadão de bem andar armado morre com a propria crença de que essa é a solução dos problemas de segurança.

                                                                                                                                                        • Posse de arma, não porte...

                                                                                                                                                          Ou seja só poderá usar em casa.

                                                                                                                                                            • Correto, mas você acha que isso vai ser respeitado? A posse permite que vc transporte a arma no carro, se por exemplo vc vai da sua empresa pra sua casa. Então, o cara vai ta na rua com arma dele no carro, ou mesmo em casa, o que quero dizer é que o brasileiro médio não ta preparado pra isso, acho que precisa muito mais conscientização. Nosso país já é muito violento, as pessoas disseminam ódio frequentemente, acho que precisa-se garantir outros direitos. A violência é reflexo da desigualdade, que não parece foco de soluução dos governos

                                                                                                                                                                • Posse não permite uso em trânsito. Transporte tem de ter guia de trânsito e o armamento tem de ir trancado é desmuniciado no pota malas. Além disso, tem se tirar uma guia de trânsito para cada transporte que for fazer (e leva semanas para sair, se não meses). Aquele que está disposto a desobedecer a lei e portar a arma na cintura não precisa comprar legalmente (inclusive porque é mais caro, é demorado, e é trabalhoso). Criminoso não se importa com lei, e portanto sempre estará armado.

                                                                                                                                                                    • Cara não sei pq vcs que são contra acham que armas serão vendidas para todo mundo que quer.

                                                                                                                                                                        • Hudson o problema está justamente no fato de que pessoas boas e sãs podem vir a cometer atos desses tipo. A fiscalização dificilmente será feita com maestria, e possivelmente muita gente "preparada" pode surtar e ai ja viu.

                                                                                                                                                                            • Hudson ....

                                                                                                                                                                              Brasil não é um país de população civilizada o bastante. Se até nos EUA lugar anos luz mais evoluído tem problemas. Imagine aqui ...

                                                                                                                                                                              Óbvio que brigas de trânsito, brigas de bar, brigas de casal vão acabar sendo resolvidads na bala.
                                                                                                                                                                              Que aluno vai ter tranquilidade de prestar atenção na aula ao ver arma em cintura de professor?

                                                                                                                                                                                • E você acha que no Brasil a venda vai ser fiscalizada?
                                                                                                                                                                                  Checando ficha policial, avaliação psiquiátrica etc?

                                                                                                                                                                                  Outra, povo acha que é só ver bandido e atirar. Esquecem que a palavra da Perícia vai definir o destino de quem atirar.
                                                                                                                                                                                  Basta perito dizer que a pessoa atirou para matar e fodeu, legítima defesa não é só afirmar, tem de provar.
                                                                                                                                                                                  Os promotores já estão se coçando para ferrar um monte de trouxa.

                                                                                                                                                                          • Mais Isso Ta Na Cara Que Foi Por Culpa De Video Game Filho

                                                                                                                                                                              • Fazer arminha com a mão pode, jogar nao, porque jogar influencia. A hipocrisia nçao tem limites mesmo.

                                                                                                                                                                                • Dezenas de exemplos de violência gratuita no mundo todo, inúmeros casos de homicídios e chacinas no país, ai uma pessoa com problemas psicológicos graves comete uma atrocidade dessas vai falar que foi por que ele jogou um game? O ódio que ele sentia com certeza teve outras influências

                                                                                                                                                                                    • A molecada de 10 até 25 anos esta tudo retardada...uma grande parte virando viado, o restante é só video game, maconha, crack, bebidas, funk, ostentação...pergunta se alguém quer pegar numa enchada na obra...., a maioria deles até pra soltar um simples parafuso corta a mão de tão preguiçosos e mulambentos que estão.

                                                                                                                                                                                        • Vou dar deslike pois tem preconceito dos homossexuais
                                                                                                                                                                                          Sou hétero, porém não tenho preconceito contra gays

                                                                                                                                                                                          • Algum problema em ser "homossexual" ou viado como você falou? ninguém "vira viado" a pessoa nasce com essa orientação sexual. Não entendi qual a relação da hossexualidade com os problemas a "retardação" da sociedade.

                                                                                                                                                                                              • Que eu saiba a ciência não diz que existe cromossomo gay, de onde vc tirou isso que a pessoa nasce assim?

                                                                                                                                                                                                  • Nenhum ser humano nasce gay amigo, desejo de todo coração que você seja feliz com a opção sexual escolhida por você próprio, mas a nossa juventude esta retardada e corrompida, sobre o termo ¨viado¨a sua propria comunidade usa o tempo inteiro foram vocês mesmos que a criaram.

                                                                                                                                                                                                      • "A APA (Associação Americana de Psiquiatria) diz que "a opinião preponderante da comunidade científica é que
                                                                                                                                                                                                        há um forte componente biológico na orientação sexual, e que interação
                                                                                                                                                                                                        genética, hormonal e fatores ambientais interagem para a orientação de
                                                                                                                                                                                                        uma pessoa"."Não há provas científicas de que a orientação sexual, seja
                                                                                                                                                                                                        heterossexual, homossexual ou de outra forma, seja uma escolha de livre
                                                                                                                                                                                                        arbítrio", completa."
                                                                                                                                                                                                        Eu nunca senti atração homossesual e não acredito que basta querer pra começar sentir assim como estudos demonstram..

                                                                                                                                                                                                          • Pq alguém ia escolher ser sabendo do preconceito e violência que irão sofrer?

                                                                                                                                                                                                            Ampessoa simplesmente descobre que é.

                                                                                                                                                                                                            • Ele se auto intitulou retardado.

                                                                                                                                                                                                            • 1 - viadagem n e um problema nem nada e uma opção da pessoa n tem nd a ver com jogo aliás
                                                                                                                                                                                                              2- vídeo game n mata ninguém nem influência C for assim o Bolsonaro fazendo sinal com a mão de arma influência novelas influência tudo no mundo influência JOGO N MATA NINGUÉM NEM INFLUÊNCIA PODE INFLUÊNCIA PESSOAS COM POBLEMA MAIS FORA ISSO INFLUÊNCIA EM ND
                                                                                                                                                                                                              3- vc que pega uma inchada e capina seu lote inteiro no sol quente? Acho que n ne

                                                                                                                                                                                                              • Qual é o problema de ser gay mano? Não faz mal a ninguém, não é de hj, hj só tem mais pq estão tomando mais coragem de se assumir, melhor ser o que é do que viver infeliz para agradar pessoas preconceituosas como você.. Vc chama de viado hj, mas quando precisa de um médico gay não usa essa a ofensiva né?.. Hiprocrisia..

                                                                                                                                                                                                                  • o termo ¨viado¨é usado pela propria comunidade de vocês, não a ofensa alguma ou desrespeito, vocês falam o tempo inteiro, a sociedade se acostumou com isso, não tenho precoiceito com nada amigo apenas com oportunistas corruptos e hipócritas.

                                                                                                                                                                                                                • caderno com dicas e taticas de jogos de tiros foram encontrados... usaram sim jogo de tiro para ajudar na matança... mas tem de ser doente da cabeça para imitar ou ser influenciado por jogo

                                                                                                                                                                                                                    • Dadinho e Ze pequeno ja tinham zerado todos os CODs em 1980 por isso conseguiram fazer aquilo... agora ta explicado

                                                                                                                                                                                                                        • As crianças não jogam mais bola e nem soltam pipa porque nao é mais seguro ficar nas ruas brincando. Ai os pais com medo compram videogames para que as crianças tenham como se divertir.

                                                                                                                                                                                                                          • Se pegar o Brasil que há décadas é um dos países mais violentos do mundo e que tem mais homicídios, não entendo como só agora jogos tem estimulado essa violência. Quer dizer as violências das ruas ninguém fala mais nada ja se acostumoram, agora um fato isolado ai ja vira borburinho pra demonizar jogos eletrônicos.

                                                                                                                                                                                                                            • Pra mim , o Brasil está piorando cada vez mais ! Ainda mais com esses jogos violentos, que estão influenciando a garotada aí! Pessoas que não sabem diferenciar o mundo virtual para o Real! Meus caros , na minha opinião queria que acabasse esses jogos violentos no Brasil, ou só quem passar por um especialista em psicologia para testar seu conhecimento , pra não fazer besteira mais tarde!...

                                                                                                                                                                                                                              Nosso presidente falou sobre " o posse de armas nas escolas" não! Eu te peço para não fazerem isso ! Só vai aumentar as mortes no Brasil! Temos que melhorar com o Brasil e não piorar elê, nem todos os funcionários vão se dá bem com os outros, nem todos os professores vão se dá bem com outrossim outros e isso vai gerar confusão, ou até pior, gerar mortes! Ao invés de vocês tarem pensando em colocar armas nas escolas , começassem a pensar em colocar seguranças em cada escolas! Isso que vocêse temque fazer ! Mandar ter uma organizacão melhor , para não entrar qualquer pessoa ! Os seguranças deveriam está presente todos os dias nas escolas passando 24hrs!


                                                                                                                                                                                                                              Minha opinião!

                                                                                                                                                                                                                                • TUA OPINIÃO É UMA MERDA! NÃO CONTA! E por retardados como tu que o país ta na merda, com cts deve ser um progressista playboyzinho que acha fica achando que jogos violento e porte de armas incentivam a violência, mas acha que personagens gays em desenhos animados não influenciam as crianças...

                                                                                                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                                                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                                                                  Android

                                                                                                                                                                                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                                                                  Windows

                                                                                                                                                                                                                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                                                                                  Economia e mercado

                                                                                                                                                                                                                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista