LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: veja requisitos para condutores e segurança em apps de transporte

14 de março de 2019 0

Apesar de serem serviços consolidados no Brasil e no mundo, os aplicativos de transporte ainda geram desconfiança nos usuários, por entrar em veículos com pessoas desconhecidas. No entanto, os serviços possuem seus termos de segurança e requisitos para motoristas e veículos, apesar de ainda variar entre exigências obrigatórias e outras importantes que estão ausentes.

Para saber o que é necessário na hora de se tornar um condutor de app de carona e quais são as proteções adicionais oferecidas aos passageiros, esta coluna reuniu as principais informações que o usuário precisa saber a fim de ficar mais tranquilo na hora de usar o serviço.

É importante ressaltar que as exigências coletadas se referem principalmente à cidade de São Paulo – onde mais itens foram adicionados no começo deste ano. Desta maneira, variações podem ocorrer de um município a outro.

Requisitos para motoristas

Os motoristas dos aplicativos passaram a ser obrigados a atender a alguns requisitos básicos para trabalhar nos serviços de transporte. Entre eles, são exigidos curso de qualificação, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a observação “EAR” (“Exerce Atividade Remunerada”) e Certidão Estadual de Distribuição Criminal do Estado de São Paulo.

O condutor também deve apresentar uma declaração de prestação de serviços emitidas por operadoras credenciadas pela prefeitura, seguro que cubra acidentes de passageiros, DPVAT e o Cadastro Municipal de Condutores emitido pelo Departamento de Transporte Público.

Os principais apps, como Uber e 99, ainda pedem comprovante de residência e não aceitam a Permissão Para Dirigir (PPD) – concedida no primeiro ano de habilitação do motorista –, somente a CNH definitiva.

Exigências de carros

Apesar de solicitar o documento do carro e requisitar a presença de características de conforto, como ter quatro portas e ar condicionado, nem todos os serviços tomam medidas maiores de segurança.

Exemplos de iniciativas como uma vistoria veicular, para saber o estado do automóvel, ou requisitos de manutenção não chegaram a ser especificados. No caso do primeiro, ele somente é exigido – de forma clara – pela 99 em municípios como Salvador, Fortaleza e Recife.

Outras medidas e cuidados

Para garantir que condutor e passageiro fiquem protegidos de qualquer problema, os aplicativos de transporte costumam identificar o motorista por foto, além de utilizar a geolocalização para ambas as pessoas.

Apesar de todas as medidas tomadas pelo aplicativo, isso não elimina qualquer falha no processo que pode comprometer a experiência. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados, como sempre prestar atenção se as informações no app batem com o carro que chegar e as avaliações do motorista.

Caso algum problema seja identificado antes de iniciar a corrida, é preferível cancelar e comunicar o problema dentro do próprio app – quando há a opção – ou a autoridades responsáveis.

Você já passou por situações de falta de segurança com algum aplicativo de transporte? Relate para a gente.


0

Comentários

Detetive TudoCelular: veja requisitos para condutores e segurança em apps de transporte
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista