LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iFixit remove desmontagem do Galaxy Fold após pressão da Samsung

26 de abril de 2019 33

Atualização (26/0419) - JB

Após publicar a desmontagem do Galaxy Fold e um relatório apontando possíveis problemas que podem afetar o dispositivo, o pessoal do iFixit anunciou, nesta sexta (26), que está retirando a sua análise do ar. De acordo com os especialistas, essa remoção será feita a pedido da própria Samsung.

Isso porque, apesar de não ter recebido uma unidade do Galaxy Fold, o iFixit teve acesso ao aparelho por meio de um "parceiro confiável". Com a publicação do relatório, a própria sul-coreana buscou esse parceiro e solicitou que a desmontagem do Fold fosse removida. Confira a nota do iFixit:

Recebemos nossa unidade do Galaxy Fold de um parceiro confiável. A Samsung solicitou, através desse parceiro, que o iFixit remova sua desmontagem. Não temos a obrigação - legal ou não - de remover nossa análise. Mas por respeito a esse parceiro, a quem consideramos um aliado para tornar os dispositivos mais reparáveis, estamos escolhendo retirar nossa matéria até que possamos comprar um Galaxy Fold no varejo.


Com a publicação do anúncio, muitos usuários se surpreenderam com a decisão do iFixit, uma vez que o site recebe diversos pedidos semelhantes de outras empresas. Entretanto, até o presente momento, eles nunca tinham retirado uma análise do ar.

De toda forma, ao que parece, a pressão da Samsung sob o "parceiro confiável" foi fundamental para que o caso chegasse a esse ponto. Mesmo assim, a decisão da sul-coreana agora levanta mais dúvidas sobre a confiabilidade do Fold e coloca ainda mais "lenha na fogueira" ao chamar a atenção do público para os problemas do dispositivo. Até o momento, a empresa não se manifestou sobre o assunto.

Atualização (24/04/19) - Por DB

Além de comentar os problemas que afetam a tela do Galaxy Fold, os especialistas do iFixit fizeram um teardown completo do smartphone dobrável da Samsung. Na desmontagem, a equipe analisou os componentes internos para descobrir as razões que levaram ao adiamento do lançamento do aparelho.

Entre os principais insights vistos na desmontagem, vale destacar a fragilidade do Galaxy Fold, a dificuldade de fazer reparos nele. Além disso, a tela interna é mal protegida e frágil, e é fácil de entrar poeira e sujeita. Há ainda muita cola bloqueando as baterias, paineis frontal e traseiro.

"Talvez com seu tempo extra , a Samsung possa adicionar um pouco mais de reforço e alguma proteção de ingresso, para que essas asas gloriosas possam bater mais um dia!"
iFixit

O documento abaixo (em inglês) detalha todos os componentes do Galaxy Fold, sua tela e as formas que a empresa adotou para produzir o dispositivo:

Post original - (24/04/19)

Galaxy Fold: especialistas do iFixit comentam problemas que afetaram a tela do aparelho

Conhecidos pela experiência na desmontagem de produtos de tecnologia, o pessoal do iFixit resolveu oferecer uma explicação para os problemas que atingiram o Galaxy Fold. Como sabemos, devido a péssima repercussão do caso, a Samsung resolveu cancelar o lançamento do dispositivo.

Além disso, a empresa começou a recolher as unidades que estavam nas mãos da imprensa especializada. Segundo a sul-coreana, a medida tem como objetivo estudar os possíveis defeitos nesses aparelhos. Agora, de acordo com o texto dos especialistas do iFixit, as telas AMOLED flexíveis são muto frágeis.

Por isso, a falta de uma proteção extra faz com que qualquer pressão mais elevada possa danificar o display. Além disso, o Galaxy Fold tem algumas áreas na dobra onde a poeira ou outras partículas podem entrar com facilidade. Isso também é o suficiente para prejudicar o painel do smartphone.


Os especialistas também concordam com a Samsung ao dizer que os jornalistas erraram ao retirar a película que protege o painel. No entanto, eles dizem que a sul-coreana deveria ter colocado um aviso claro na caixa e no corpo do próprio aparelho informando que aquela "camada de plástico" não pode ser removida.

Outro problema que atinge o Galaxy Fold pode ter sido ocasionado pela simples pressa da empresa para lançar o produto. Isso porque, apesar de ter feito diversos testes de dobra/desdobra do display, a Samsung parece não ter replicado a experiência com humanos no uso diário.

Com isso, a empresa não previu que, diferente das máquinas, humanos pegam o smartphone com a mão suja, molhada ou até mesmo engordurada. Além disso, para abrir e fechar o aparelho, algumas pessoas tocam em partes do próprio display. Isso pode ser o suficiente para danificá-lo:

Os robôs da Samsung estão funcionando dentro de uma sala limpa, enquanto os humanos estão usando esses dispositivos em condições reais: mesas de almoço, ao ar livre e com pressa no metrô.

Por fim, os especialistas ainda apontam que a Samsung precisa resolver um pequeno aspecto de design. Isso porque, para ficar com uma tela sem dobra aparente, a empresa optou por não criar uma "linha pré-marcada no meio da tela para guiar o display quando ele se dobra".

Sem essa linha para dobra, muitas das vezes o display recebe pressão em lugares diferentes, em vez de fechar de forma uniforme. Isso pode ocasionar alguns problemas na tela, uma vez que ela "pode se mexer um pouco, se você empurrar de um lado para o outro".

De toda forma, apesar de apontar alguns problemas que precisam ser observados pela Samsung, os especialistas se mostraram animados com a tecnologia. Além disso, assim como os usuários, todos torcem para que a sul-coreana consiga resolver as questões e entregue um ótimo smartphone dobrável.

Veja mais

O Samsung Galaxy Fold ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

33

Comentários

iFixit remove desmontagem do Galaxy Fold após pressão da Samsung
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista