LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais um! Google bane ES File Explorer da Play Store após escândalo de segurança

29 de abril de 2019 139

  • Atualização: 29/04/2019 — AQ

O time do Google teve bastante trabalho para remover uma desenvolvedora chinesa da loja Play no decorrer de abril, eliminando da casa do Android dezenas de aplicações que carregavam o nome da empresa.

A operação foi iniciada após uma pesquisa realizada pela CheckPoint, empresa especializada em segurança digital, em conjunto com o BuzzFeed, através da qual foram encontradas práticas que abusavam de licenças obtidas dos usuários.

A desenvolvedora é a DO Global, parcialmente detida pelo Baidu (o Google chinês), que gerou – dentre as várias práticas ilícitas – um clique nos banners de forma fraudulenta para maximizar os lucros.

Google anunciou que tomou medidas para proteger seriamente os usuários e anunciantes e que investe continuamente em ferramentas e recursos para combater as violações e fraudes em todo o mundo. A empresa declarou investigar atividades maliciosas e, quando são descobertas infrações, agir sem questionar, por exemplo, removendo a possibilidade de um desenvolvedor ganhar dinheiro com seus aplicativos no circuito da AdMob ou até mesmo impedindo a publicação de apps da Play Store.

Os pesquisadores envolvidos na operação descobriram pelo menos seis aplicações da DO Global para usar práticas de “falso clique de anúncios”, simulando até mesmo em segundo plano ou com o aplicativo fechado a interação do usuário com banners de publicidade específicos.

Antes da proibição, a DO Global tinha cerca de 100 aplicativos na loja Play do Android, incluindo muitos publicados com nomes alternativos: 46 apps foram completamente eliminados.


De acordo com a nota emitida pela CheckPoint a campanha da empresa é composta por três ferramentas fundamentais. As ferramentas são três blocos distintos e separados por código que interagem independentemente com o mesmo número de anunciantes.

Considerando as diferentes implementações das bibliotecas usadas pelos diferentes circuitos publicitários, a campanha utiliza diferentes abordagens baseadas na agência alvo.

O escândalo de segurança também envolveu nomes como o ES File Manager, como reportamos no último final de semana, onde a ferramenta apareceu listada como pertencente a Du Global, sendo esta uma subdivisão da DO Global na tentativa de contornar o bloqueio imposto pelo time do Google.

  • Matéria original: 28/04/2019

Após remover o desenvolvedor "Do Global" e todos os seus aplicativos da Play Store, o Google agora está retirando outros apps que também são ligados à empresa chinesa. A medida drástica foi tomada após o BuzzFeed News revelar que a companhia estava ligada a uma fraude com anúncios.

Agora, em busca de punir a desenvolvedora, o Google também removeu o ES File Manager da Play Store. Isso porque, apesar de ser listado como pertencente a "ES Global", o aplicativo na verdade fazia parte da "Du Global".

Em uma breve busca no LinkedIn é possível notar que a "Du" é apenas uma subdivisão da "Do Global". Assim, ao que tudo indica, essas alterações na desenvolvedora do ES File eram apenas uma forma de tentar contornar o bloqueio imposto pela gigante das buscas.


Após a remoção do aplicativo, o Google também bloqueou a conta de desenvolvedor da "ES Global", sendo que a "Du Global" ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto. De toda forma, o ES File pode ter violado alguma regra da Play Store.

Isso porque esse aplicativo já é conhecido por ter se envolvido em outros problemas no passado. Para quem não se lembra, no início deste ano, nós mostramos o quanto o ES File poderia ser perigoso para o smartphone dos usuários.

De acordo com analistas de segurança, o app contava com adware e até mesmo roubava dados. Agora, com a remoção da Play Store, resta aos usuários baixar opções mais seguras como o Files, que pertence ao próprio Google.

ES Explorador de Arquivos

Desenvolvedor: ESGlobal

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: 16MB


139

Comentários

Mais um! Google bane ES File Explorer da Play Store após escândalo de segurança
Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia