LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Próxima vítima? Governo Trump alerta sobre possível espionagem chinesa com drones da DJI

22 de maio de 2019 34

Como sabemos, a guerra comercial entre Estados Unidos e China trouxe uma série de consequências para a fabricante Huawei. A maior delas é a inclusão da empresa em uma "lista negra" do comércio, que bloqueou até mesmo a parceria da chinesa com o Google.

Agora, ao que tudo indica, o governo Trump já tem um novo alvo: a DJI de Shenzhen. Isso porque o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos emitiu um alerta para o perigo dos drones de consumo fabricados na China.

Segundo um documento acessado pela CNN, os equipamentos da fabricante chinesa podem enviar informações confidenciais dos usuários e do próprio voo para a sede da empresa em solo chinês. Isso abriria uma brecha para que o governo comunista acessasse esses dados.


Um trecho do texto do Departamento de Segurança foi vazado na imprensa estadunidense e ele não cita nominalmente a DJI, mas deixa claro que o próximo alvo é a empresa:

O governo dos Estados Unidos tem fortes preocupações sobre qualquer produto de tecnologia que leve os dados americanos para o território de um estado autoritário que permita que seus serviços de inteligência tenham acesso irrestrito a esses dados ou que abram essas informações. Essas preocupações aplicam-se com igual força a certos dispositivos conectados fabricados na China (drones não tripulados) capazes de coletar e transferir dados potencialmente reveladores sobre suas operações, os indivíduos e entidades que os operam, uma vez que a China impõe obrigações rígidas aos seus cidadãos para apoiar as suas atividades de inteligência.

Como podemos notar, o argumento utilizado pelas autoridades estadunidenses é o mesmo que foi levantado contra a também chinesa Huawei. Com isso, apesar de nenhuma medida ter sido tomada, podemos estar vendo a próxima empresa que pode entrar na "lista negra" dos EUA.

DJI responde

Com o vazamento da informação, a DJI foi rápida e liberou uma carta pública reforçando o seu compromisso com a segurança e a privacidade dos seus usuários:

Na DJI, a segurança está no centro de tudo o que fazemos e a segurança de nossa tecnologia foi verificada pelo governo dos EUA e pelos principais negociadores dos EUA. Nossos consumidores tem total controle sobre como seus dados são coletados, armazenados e transmitidos. Para clientes governamentais e de infraestrutura crítica, que exigem garantias adicionais, fornecemos drones que não transferem dados para DJI ou pela Internet, e nossos clientes podem habilitar todas as precauções recomendadas pelo DHS. Todos os dias, empresas americanas, socorristas e agências governamentais dos EUA confiam nos drones da DJI para ajudar a salvar vidas, promover a segurança dos trabalhadores e apoiar operações vitais, e levamos essa responsabilidade muito a sério


34

Comentários

Próxima vítima? Governo Trump alerta sobre possível espionagem chinesa com drones da DJI
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista