LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei vs EUA: ARM é proibida de ajudar no desenvolvimento do Kirin 985

22 de maio de 2019 28

Além de perder os seus laços com o Google, Microsoft, Intel e Qualcomm, a Huawei agora corre o risco de ficar sem outra parceira extremamente estratégica: a ARM. Para quem não conhece, a empresa é responsável pela a arquitetura usada na maioria dos processadores mobile da atualidade.

Fundada em 1990, a companhia foi adquirida pelo Softbank e não produz processadores, mas licencia diversas tecnologias que são incorporadas até mesmo nos chips Kirin da Huawei. Por isso, apesar da chinesa afirmar que tem capacidade de sobreviver sem a Qualcomm, a parceria com a ARM é extremamente importante para essa estratégia.

Em um memorando interno encaminhado para seus executivos, a ARM chegou a afirmar que seus projetos possuem "tecnologias desenvolvidas nos Estados Unidos". Por isso, a companhia acredita que também possa ser atingida pelas restrições impostas pelo governo Trump.


Após o vazamento do documento da ARM, um analista de mercado chegou a afirmar que esse pode ser o "golpe fatal" para os negócios de processadores da Huawei. Isso porque a chinesa paga milhares de dólares em licenças para utilizar tecnologias que pertencem a empresa agora japonesa.

Procurada para comentar o assunto, a ARM, que também possui escritórios nos Estados Unidos, disse que está "cumprindo todas as regulamentações mais recentes estabelecidas pelo governo dos EUA". Já a Huawei disse por meio de um porta-voz que "não tem nada para informar no momento".

De toda forma, funcionários ouvidos pela BBC afirmam que, apesar do governo dos EUA ter liberado uma licença de negociação com a Huawei pelos próximos 90 dias, a ARM ainda não foi informada do assunto pelas autoridades. Assim, a companhia deixou de fornecer qualquer licença para a chinesa.

Outro ponto levantado por fontes internas indica que a ARM deve cortar os seus laços com a sua subsidiária chinesa. Assim, nada impede da Huawei continuar usando a tecnologia e licenças da empresa no desenvolvimento do Kirin 985, por exemplo.

No entanto, a empresa não teria mais a quem recorrer para conseguir assistência no desenvolvimento do processador. Isso porque o memorando da ARM é bem claro e afirma que seus funcionários podem ser responsabilizados caso entrem em contato com a chinesa.

  • O Huawei P30 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Huawei P30 Lite ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Huawei P30 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

28

Comentários

Huawei vs EUA: ARM é proibida de ajudar no desenvolvimento do Kirin 985
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista