LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei P30 Pro recém-comprado é "flagrado" enviando informações para servidores na China

22 de maio de 2019 101

Com as acusações de espionagem partindo do governo dos Estados Unidos para a Huawei, sabemos que a situação da fabricante chinesa está ficando cada vez mais complicada.

Operadoras de telefonia móvel até mesmo começaram a boicotar seus produtos, principalmente por causa da incerteza em relação ao suporte na parte do software, vendo que agora a Google decidiu limitar seus serviços e o Android para os modelos vindouros da marca.

Até então, não tínhamos provas concretas de que a Huawei estava, de fato, enviando informações para o governo chinês, porém, um caso recente divulgado pelo site Taiwanês Taiwan News chamou a atenção, por revelar que o atual top de linha da Huawei, o P30 Pro – que teve vendas recentemente iniciadas no Brasil – estaria enviando informações para servidores chineses.

A página de Facebook ExploitWareLabs publicou nesse sábado uma lista de DNS que estariam sendo acessados por um P30 Pro recém-comprado na Tailândia sem o seu dono saber.

Tratavam-se de querias de DNS (solicitações de informações enviadas de um terminal para um servidor; o caso levantou questionamento sobre se essas informações estariam sendo compartilhadas com o governo chinês.

Entre a lista de endereços encontra-se beian.gov.cn, que foi registrado pelo serviço Alibaba Cloud e é gerenciado pelo Ministério de Segurança Pública na china.

Outro domínio presente trata-se do china.com.cn que, de acordo com o whois.com foi registrado pelo grupo EJEE, que é operado pelo Centro de Informação da Internet da China.

Lista de domínios acessados sem permissão pelo Huawei P30 Pro

Curiosamente, outra página tentou replicar os resultados em um modelo diferente da Huawei (nesse caso, o Nova 3i), porém, sem sucesso.

Não demorou muito até diversas postagens sarcásticas aparecerem na internet, comentando sobre o acesso involuntário do modelo a servidores chineses.

No Facebook, outro usuário comentou que câmeras domésticas de segurança da Huawei compradas por ele também estavam enviando dados para um servidor em Beijing.

A boa notícia é que o aparente proprietário do Huawei P30 Pro publicou uma atualização em seu site onde afirmou acreditar que as solicitações DNS não foram iniciadas pelo telefone, mas sim, pelo serviço de buscas do Baidu.

De acordo com as informações, as consultas do DNS ao domínio beian.gov.cn iniciaram quando o dono do aparelho utilizou a ferramenta de busca.

Ainda assim, isso pode deixar muitas pessoas com uma pulga atrás da orelha, pois ninguém gosta de saber que suas informações estão sendo compartilhadas sem autorização.

A culpa é do Baidu ou da Huawei? Independente de quem seja, a situação da fabricante já está bem feia, vendo que até mesmo alguma de suas parceiras comerciais começaram a suspender os negócios com a firma.

O Huawei P30 Pro ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

101

Comentários

Huawei P30 Pro recém-comprado é "flagrado" enviando informações para servidores na China
  • E os EUA são os salvadores da humanidade contra os chineses. Pessoal, isso não é filme da Marvel, quem não tem memória curta irá lembrar de um certo Snowden.
    Ele trabalhava para os chineses ou para americanos ? O que ele fazia para seu país é diferente do que o Trump acusa a Huawei ?
    Só penso que todos devem tomar cuidado ao procurar por Xvideos ou como fazer uma bomba de cocô no Google, de repente gente falando Inglês, Chinês, Casteliano, Russo ou até mesmo português estarão batendo à sua porta kkkkk.
    Acorda, vc é vigiado todos os dias.

      • Então se os EUA o país mais democratico do mundo espiona, qual o problema de mais um país que vive uma ditadura que tem armas nucleares e excercito e quer tomar o lugar dos EUA de potencia mundial espionar né?

          • Então se os EUA o país mais democratico do mundo espiona, qual o problema de mais um país que vive uma ditadura que tem armas nucleares e excercito e quer tomar o lugar dos EUA de potencia mundial espionar né?

            • eu tenho uma forma de resolver tudo isso,fazendo huawei de acusada a inocente na historia,invertendo todo os papeis

                • beleza então, quer dizer que o kara conseguiu provar o que ate hoje o EUA não conseguiram. kkkkkkkkkk
                  o povo pega pesado de mais.
                  nessa historia de espionagem eu fico na duvida de um ponto, eu não sei se é a huawei que é muito boa em esconder os rastros ou se EUA é muito fraco em descobrir os fatos e mostrar isso pro mundo. só pode ser, por que não tem logica fica nessa que estão, kkkkk
                  chamas os karas de Taiwan que eles com pouco tempo com o p30 na mão ja identificaram. kkkkkkkkkk

                  • Nossa que NOTICIA SENSACIONALISTA colocou um título desses pra no final falar que foi a Baidu. Mas de qualquer forma todos os dias meus dados são enviados a servidores do Google e da Samsung e NINGUÉM fala nada, afinal empresas americanas e coreanas são boazinhas né?

                    • Lei americana em vigor desde o dia 23/03/2018, Cloud Act (sigla para Clarifying Lawful Overseas Use of Data Act, ou Esclarecendo o Uso Legal de Dados no Exterior, em tradução livre), a legislação permite abrir o sigilo de servidores de empresas americanas hospedados fora dos EUA. A lei abre a possibilidade de permitir que o governo americano tenha acesso aos dados de qualquer pessoa, independentemente de sua nacionalidade. Basta essas informações estarem guardadas por empresas americanas de comunicação, como Facebook, Google e Microsoft.EUA só mais um caso de "faça o que eu digo não faça o que eu faço".

                        • Mais ou menos, para acessar dados de pessoas no casdo dos EUA é necessario uma autorização judicial, já no caso da China, o governo tem plenos poderes, essa é a diferença. Quando for afirmar coisa do tipo conte a história toda se não fica estranho.

                            • A NSA não pensa assim.

                                • De onde vc tirou isso meu camarada , EUA espiona todo mundo aonde vc já viu eles pedindo autorização judicial??? Só no seu fantástico mundo de Bob, não existe governo mais invasivo que os do EUA, vou resumir: outros países comem o seu cu , os EUA comem seu cu , e ainda limpa pau na sua cortina , uakkkk.

                                • Estava pensando seriamente em comprar um P30 , mas melhor ir de mi 9 ou oneplus 7 . Vai acontecer com a Huawei oq aconteceu com a Nokia quando por vontade própria não quis apostar no Android é isso foi no começo imagina agora . Mesmo a Huawei desenvolvendo um OS qual governo vai querer arriscar além da china ? Façam suas apostas !

                                  • Olha o facebook, instagram e whats ai gente.

                                      • Ajuda ai tudo celular. Facebook ja roubas nossos dados há anos. Mais comprada essa boticia pior. Logo depois da briguinha do Trump com as chinesas. Ate parece que tudo da Aplle nao é produzido na china. Vai da um desconto. Olha a merda melhor.

                                          • Ele só rouba se você usar. Sem contar que o Facebook não tem arma nuclear e nem excercito e nem quer dominar o mundo como os China. Não seja passador de pano para ditadura comunista amigo. É feio.

                                            • Já já aparece um defensor (comunista) desse xing ling que rouba suas informações kkkkk e se vc discorda vc ainda é errado, mas ele não... Vai entender

                                              • Facebook faz pior e parece que ninguém se importa. E pior, não somente manda suas informações para o governo americano, como vende suas informações para o resto do mundo.

                                                  • China mata e comete diversos crimes contra a humanidade, alem de ter arma nuclear e um grande exercito. Tem certeza que o Facebook faz pior? Não seja passador de pano para ditadura comunista amigo. É feio.

                                                      • É, ninguém se importa, só teve julgamento para o dono, muitos protestos, etc... realmente, ninguém se importa.

                                                          • E deu alguma coisa ao "Markinhos", tanto é q ontem msm teve outra notícia sobre mais vazamentos de dados do face. Eu n vou mentir, uso-o, e n ligo (hipocrisia minha, pois estão roubando meus dados), pq só posto meme na minha timeline. Agora quem tem conta empresarial ou algo do tipo, aí ss o buraco e mais em baixo.

                                                          • Se a Huawei constrói o hardware e a Google o software... Não entendi como o hardware manda informações para espiões chineses sem o software... Ou sendo a Google teria que estar envolvida no esquema... Cheira me a esquema de boicote pelas outras marcas que não conseguem ultrapassar o que a Huawei oferece pelo preço que oferece...

                                                            • Resumindo puro Big Brother...somos os participantes e as corporações os telespetadores so nos observando

                                                                • E no fim a culpa foi do Baidu kkkkkk

                                                                    • Tá besta

                                                                        • Tem uns imbecis aqui que acham que estão no tempo da guerra fria. O bolsonarismo resultou nessas idiotices todas que estamos assistindo.

                                                                            • Mesma coisa é feita pelo Google. Pesquise o preço de um produto, depois de algumas horas e por um bom tempo ficará aparecendo propaganda do produto durante a navegação em qualquer site, no Facebook e no Instagram. Baidu é a mesma coisa.

                                                                              • Baidu deveria ser banido do mundo

                                                                                  • Aff mais um site que entrou para a lista de pagamento do governo americano. A estratégia americana é ir minando a confiança dos consumidores com relação às empresas chinesas, sobretudo com relação à Huawei. O livre comércio pra eles só serve quando eles estão no controle, quando são ultrapassados se tornam protecionistas. Viva todas as empresas de tecnologia não americanas. #P30PROÉ1000

                                                                                      • O Norton disse que o Microsoft Authenticator que tava instalado no meu aparelho estava enviando dados do aparelho para um servidor na Alemanha , acho todos espiona todos, não tem santo .

                                                                                          • Onde tem BAIDU, tem problema ¬¬

                                                                                              • Todo celular faz isso. Android e Apple.

                                                                                                  • são artigos como esse que me deixam muito decepcionado com o TC. Para
                                                                                                    quê um título desses? Jornalismo mal feito, mal pesquisado, nem deveria
                                                                                                    virar notícia pois o próprio autor da suspeita admitiu que não tem nada
                                                                                                    de espionagem. E isso aconteceu em ABRIL, o cara é um inexperiente que
                                                                                                    postou conclusões precipitadas. Daí vem o TC, faz um artigo com título
                                                                                                    claramente distorcido da realidade e a gente fica aqui pensando: por quê
                                                                                                    devo continuar lendo asneiras aqui no TC???

                                                                                                    • Y

                                                                                                        • Assim como os Samsungs, iphones espionam, os da Huawei espionam também, quem não quer ser espionado, viva numa floresta

                                                                                                          • Mah... Google e Facebook sabe até que horas eu cago. Norte-americanos são tão espiões quanto chineses. Se o governo chinês quiser me presentear com um P30 Pro tô aceitando.

                                                                                                              • Os bobos que compra celular espiões tem que vaza até a conta do Banco pra vcs aprender

                                                                                                                  • Puxa saco de Américanos, eles podem vigiar o mundo, invadir países, roubar território e etc, site de B

                                                                                                                    • Monte de gente falando mal dos produtos chineses,seu iPhone vem de onde?
                                                                                                                      Pelo que sei os iPhones são fabricados na China,ou seja seja Huawei seja Apple,ambas são chinesas, então parem de ficar se vangloriando com iPhone e aceitem que são tudo China e pronto.

                                                                                                                      • Sempre defendi muito o TC, mas cara, vocês são de um dos principais sites de matérias sobre tecnologia móvel do país, não precisam deste tipos de Clickbait, sério, dessa vez foi foda, e ainda mencionaram que o caso ocorreu devido ao acesso feito no serviços de busca do Baidu SOMENTE NO FINAL DA MATÉRIA, momento em que muitos já tinham parado de ler e reformulado suas opiniões sobre a Huawei... que bela mancada... parabéns %uD83D%uDC4F%uD83D%uDC4F%uD83D%uDE21

                                                                                                                          • EDIT:Primeiramente eu quero que entendam que não estou de lado nenhum nisso... não estou a favor da Huawei e muito menos á favor do governo dos EUA... e quero pedir que não me venham falar de política aqui só porque mencionei o governo dos EUA, pq sobre esse tipo de assunto eu vazo fora...

                                                                                                                            2 Fanboys da Apple/Samsung deram deslike aqui, ou então só mais dois hater's da Huawei...

                                                                                                                            Não estou jugando marca alguma com isto, mas cara, estamos em pleno séc. XXI, as pessoas tem que aprender a abrir a mente e para de focar em apenas uma coisa, meu celular é Samsung e eu tenho um iphone como secundário (não estou querendo me exibir, o que eu quero dizer com isso é que, se eu estivesse criticando a Sammy/Apple eu estaria criticando meus produtos junto à isso, e consequentemente a mim)...

                                                                                                                            O que eu quero que entendam no final (é o que eu quero passar), é que TODOS OS DIAS EU ENTRO NO TC (é meu site favorito de informações), e em dezenas de outros sites de tecnologia, parte deles da "gringa", parte não, e o que eu mais vejo (principalmente aqui) são pessoas defendendo à fundo uma marca e ignorando/criticando outras como se fosse a única coisa que existisse...


                                                                                                                            ACORDA POVO TÁ NA HORA DE ABRIR A MENTE...

                                                                                                                            E uma Boa tarde à todos

                                                                                                                              • são artigos como esse que me deixam muito decepcionado com o TC. Para quê um título desses? Jornalismo mal feito, mal pesquisado, nem deveria virar notícia pois o próprio autor da suspeita admitiu que não tem nada de espionagem. E isso aconteceu em ABRIL, o cara é um inexperiente que postou conclusões precipitadas. Daí vem o TC, faz um artigo com título claramente distorcido da realidade e a gente fica aqui pensando: por quê devo continuar lendo asneiras aqui no TC???

                                                                                                                                • Concordo plenamente com vc! Primeiro inflamam os leitores, eu mesmo acabei de comprar o P30 pro, e depois reformula a afirmação no final da matéria... Tc acaba de cair no meu conceito.

                                                                                                                                • Essa noticia o aqui está tentando te enganar, leia essa parte aqui

                                                                                                                                  • Leia até o final "A boa notícia é que o aparente proprietário do Huawei P30 Pro publicou uma atualização em seu site onde afirmou acreditar que as solicitações DNS não foram iniciadas pelo telefone, mas sim, pelo serviço de buscas do Baidu."

                                                                                                                                    • Na boa... Esses celulares chineses (desenvolvidos e vendidos por marcas chinesas), em sua maioria, são uma piada de mal gosto.

                                                                                                                                      A uns 3 anos atrás, peguei um tal de Pepsi Phone. Indicado por alguns sites brasileiros, era um baita custo benefício, visto que naquela época, tinha tela full hd de 5,5", 16gb, 2gb ram, bateria de 3000mA, leitor de digitais, acabamento em alumínio e uma câmera, considerada à época, muito acima os intermediários nacionais. Tudo isso, por módicos R$320, já com impostos.

                                                                                                                                      Porém... Não existe almoço grátis. O celular vinha com um android muito mexido e acreditem: lotado de spyware. Sim... Spyware. O Antivirus que coloquei, simplesmente enlouqueceu porque praticamente todo bloatware que ele tinha, estava lotado de vírus. Pra piorar, apareciam propagandas do nada, independente do que fosse fazer. E todos os apps que vinham nele, não permitiam que fossem excluídos, apenas, em alguns casos, desativados, mas que de forma misteriosa, voltavam a ficar ativos após cada reinicialização ou atualização do app.

                                                                                                                                      Com muito custo, achei um vídeo de um italiano, que criou uma forma de substituir essa bosta de sistema, por um mais limpo e com mais cara de ocidental. Melhorou bastante, mas não tive mais coragem de usar. Vendi logo após e nunca mais peguei nenhum celular que não fosse de grandes fabricantes que atuassem oficialmente no Brasil.

                                                                                                                                      Hoje, as unicas chinesas que eu teria, seriam a OnePlus (a melhor e mais ocidental das chinesas) e a Xiaomi, que ainda inspiram alguma confiança. Do contrário, nem penso duas vezes antes de recusar. Esse episodio da Huawei mostra claramente que a união do estado autoritário com uma empresa privada, nunca vai cheirar bem. Só fanboys da Huawei pra defendê-los hoje. Porque o mundo, não quer mais saber deles.

                                                                                                                                        • Cara, não é só marca da China. Já tive um Sony (Z3 Compact) que frequentemente enviava dados anônimos pra um servidor chinês. Fui no gerenciador de arquivos e tinha uma pasta lá chamada Baidu. E veio nativa do sistema. Sempre apagava e reaparecia. Deu muito trabalho pra remover, tive que olhar sites gringos explicando o passo a passo que ainda assim precisava de baixar um programa no computador.

                                                                                                                                            • Falou muito, mas só falou bosta.

                                                                                                                                              • Engraçado que antes do Trump, ninguém conseguia ver nem mosca sobrevoando sobre a sopa

                                                                                                                                                • No final os EUA fazem a mesma coisa, a China que se deixou ser pega, agora muita sacanagem do cara num momento como esse fazer uma falsa acusação

                                                                                                                                                    • Se aproveitando da desgraça alheia pra distorcer informações e ganhar uns cliques. Vai caçar serviço!

                                                                                                                                                        • O "trabalho escravo" é um dos melhores mitos sobre a China. O trabalhador médio na China tem condições muito superiores às do brasileiro e ainda assim o chamam de escravo kkkk

                                                                                                                                                            • Matéria paga

                                                                                                                                                                • click bait, que feio!!!jornalismo no brasil está morto e enterrado mesmo

                                                                                                                                                                    • Distorção da matéria em prol de acessos, é por isso que a mídia esta tão desacreditada.

                                                                                                                                                                      Não é o primeiro mas pense bem para ser o ultimo.

                                                                                                                                                                        • Por isso que a Huawei/ZTE estão se dando mal..por bobeiras tipo essas.

                                                                                                                                                                            • O site faz uma manchete sensacionalista para, ao final, dizer que não é bem assim. Não preciso nem responder. Quem leu já sabe de quem é a culpa. Tudo Celular, vocês não precisam desse clickbaits.

                                                                                                                                                                                • Devo supor então que o cidadão não usa nenhum produto fabricado na China?

                                                                                                                                                                                    • %uD83D%uDE01%uD83D%uDE01

                                                                                                                                                                                        • Apple sempre!

                                                                                                                                                                                          • Pra quem leu só o título: Foi o Baidu, e não a Huawei. Clickbait descarado.

                                                                                                                                                                                            • É desse jeito que queria destronar a Samsung? Se ferrou destronando a si própria... Espionagem com Zoom de 50x em ação...

                                                                                                                                                                                                • Uhnnn olhando caldo da Huawei azedando !

                                                                                                                                                                                                    • De um jeito ou de outro as informações estão indo para a China, que já está em uma situação complicada

                                                                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                                                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                                                                                                                                        Android

                                                                                                                                                                                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                                                                                                                                        Windows

                                                                                                                                                                                                        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                                                                                                                                                        Economia e mercado

                                                                                                                                                                                                        Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista