LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Assutador modelo de deepfake da Samsung dá vida a Marilyn Monroe e Monalisa

24 de maio de 2019 9

Deepfakes - vídeos criados por modelos de inteligência artificial a partir do treinamento com imagens reais de uma pessoa - não são exatamente uma novidade, mas um estudo conduzido pelo centro de IA da Samsung em Moscou em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia de Skolkovo pode levar essa prática a um novo patamar.

O modelo desenvolvido nesse projeto é capaz de criar imagens animadas impressionantes - para não dizermos assustadoras - com uma quantidade mínima de informações de uma pessoa real. Para se ter ideia, hoje os softwares de deepfakes precisam de toneladas de informações imagéticas sobre um indivíduo para oferecer um resultado satisfatório. O produto desenvolvido pela sul-coreana oferece GIFs convincentes com apenas uma imagem da pessoa desejada.

Claro, os resultados soam mais realistas ainda quando são inseridos mais dados para o treinamento da rede neural, que capta pontos faciais cruciais para movimentação realista de músculos, como olhos, desenho da boca, tamanho e desenho do nariz, e outros.

Em vídeo divulgado é usado um número de 1 a 32 imagens para cada teste, e confira como mesmo Monalisa, Einstein e Dostoyevsky ganham vida com a ferramenta desenvolvida:

A pesquisa diz que esse modelo avançado de deepfakes pode ser usado pela indústria para telepresença (como hologramas), videoconferências e jogos online, por exemplo. Mas sabemos que o potencial de destruir reputações é enorme se cair nas mãos erradas.

Hoje, deepfakes são muito usados pela indústria pornográfica, que comumente aplica o rosto de celebridades femininas nesses conteúdos, como já aconteceu com a atriz Scarlett Johannsson.

E você, acredita no uso benéfico dessa tecnologia, ou a tendência é que ela crie mais problemas, como novas fake news mais avançadas? Conte para a gente nos comentários!


9

Comentários

Assutador modelo de deepfake da Samsung dá vida a Marilyn Monroe e Monalisa
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Julho 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular