LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Não adianta se esconder! Google e Facebook rastreiam usuários de sites adultos

19 de julho de 2019 26

Um novo estudo mostra que aqueles que acessam sites pornôs, ao contrário do que imaginam, não contam com muita privacidade. Isso porque um sistema de rastreamento feito por empresas como Facebook e Google funciona em quase todos os sites adultos.

Os autores analisaram 22.484 sites e descobriram que 93% deles vazam dados para terceiros, inclusive quando acessados de forma oculta nos navegadores. Eles alertam ainda para o risco único e elevado dessa ação, já que 45% das URLs desse tipo de site indica a natureza de seu conteúdo, ou seja, podem indicar potencialmente as preferências sexuais de quem acessa.

O que ainda é incerto é qual o caminho que esses dasos percorrem ao serem rastreados. Google e suas empresas subsidiárias são responsáveis por 74% dos rastreamentos em sites adultos, embora a empresa negue a coleta de informações para criar perfis de publicidade, afirmando que não permite anúncios do Google m sites de conteúdo adulto e proíbe publicidade personalizada com base nos interesses sexuais do visitante.

Já o Facebook, responsável por outros 10% dos rastreadores em sites pornôs, negou o uso das informações, embora valha destacar que o código liberado para rastreamento possa ser incorporado em qualquer site sem a necessidade de permissão da empresa. A Oracle, cujos rastreadores aparecem em 24% dos sites, não comentou.


Todos estão em risco quando esses dados são acessíveis sem o consentimento dos usuários e, portanto, podem ser potencializados contra eles. Esses riscos aumentam para populações vulneráveis ​​cujo uso pornográfico pode ser classificado como não normativo ou contrário à sua vida pública.” Isso pode incluir países onde a homossexualidade é ilegal, por exemplo, ou casos em que a sexualidade de uma figura pública não é de conhecimento público".

Elena Maris, principal autora do estudo e pesquisadora da Microsoft

O tipo de dados coletados pelos rastreadores varia. Às vezes, essas informações parecem anônimas, como o tipo de navegador da Web utilizado, o sistema operacional ou a resolução da tela do dispositivo. Mas esses dados podem ser correlacionados para criar um perfil exclusivo para um indivíduo, um processo conhecido como fingerprint, ou impressão digital. Outras vezes, as informações coletadas são mais reveladoras, como o endereço IP de um usuário ou o número de IP do smartphone utilizado.

O estudo mostra ainda que, sem o uso de um software especializado, é praticamente impossível saber se um site pornô está rastreando o usuário. Políticas de privacidade só estão disponíveis em 17 dos mais de 22 mil sites verificados, e a maioria é ilegível para grande parte dos usuários.


26

Comentários

Não adianta se esconder! Google e Facebook rastreiam usuários de sites adultos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista