LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: como descobrir o IMEI do seu celular

30 de julho de 2019 2

Formado por quatro grupos de números, o IMEI – International Mobile Equipment Identity (“Identidade Internacional de Equipamentos Móveis” em tradução livre) – é equivalente ao número de chassis de um carro, atuando como uma identidade única de cada celular já fabricado no mundo.

Essa espécie de “impressão digital” do aparelho é a identificação utilizada por operadoras e fabricantes para prestar assistência ao seu consumidor, possibilitando checar datas de garantias, entregar benefícios e, sob pedido, realizar bloqueios graças a furtos ou perdas. Ou seja, é um código numérico de extrema importância para o seu celular.

Com isso, dando seguimento ao nosso quadro de dicas e tutoriais, ensinaremos na seção a seguir as mais variadas formas de se ter acesso ao IMEI do seu aparelho, independente do seu sistema operacional ou operadora.

Como descobrir o IMEI do seu celular

Como você pode concluir ao rolar essa página para baixo, inserimos os mais diversos métodos para que você possa encontrar o IMEI do seu aparelho. Encontre a categoria que mais se adequa ao seu momento atual: com ou sem o dispositivo em mãos, e verifique a seção destinada ao seu celular. Encontrado o código de identificação, anote o em um lugar seguro e de fácil acesso para você.

Sem mais delongas, vamos as instruções.

Com o telefone em mãos

Android

  • Com seu smartphone Android em mãos, acesse as configurações do sistema;
  • Deslize o menu de configurações para baixo e toque em Sistema;

  • Com a tela de Sistema aberta, toque em Sobre o telefone;
  • Toque em Estado (ou status);
  • Pronto, o IMEI do seu dispositivo será exibido!

Como cada fabricante do mundo Android costuma personalizar o sistema a sua maneira, modificando a ordem e a localização dos menus, pode ser que o caminho acima não seja o mesmo no seu aparelho. Por isso, use a opção de busca do app de Configurações para encontrar o IMEI do seu dispositivo; para isso, digitei “IMEI” na barra de buscas e toque na opção indicada pelo sistema.

iPhone

  • Com seu iPhone em mãos, acesse o app de Ajustes;
  • Toque em Geral.

  • Agora, toque em Sobre;
  • Deslize a tela de sobre para baixo até encontrar o campo IMEI;
  • Pronto, você encontrou o IMEI do seu iPhone!

Código universal

Além dos métodos descritos acima, há uma forma muito eficaz de ter acesso ao IMEI do seu aparelho. Podendo ser usado em qualquer sistema operacional, ao ser inserido, esse código universal mostrará automaticamente na tela o IMEI do dispositivo.

  • Primeiro, abra o discador do seu telefone;
  • Agora, insira o seguinte código no teclado: *#06#.
    • O IMEI será exibido imediatamente na tela;
  • Pronto, você já pode anotar o IMEI do seu telefone!

Sem o telefone em mãos

Android

  • Com um computador conectado à internet em mãos, abra o site do Encontre meu dispositivo clicando aqui;
    • Se necessário, insira as informações da conta Google atrelada ao aparelho perdido. Caso o aparelho tenha mais de um perfil de usuário, insira os dados ligados ao perfil principal do dispositivo.

  • Com as informações inseridas, caso você tenha mais de um dispositivo Android, escolha no menu superior qual aparelho você deseja obter o IMEI;
  • Agora, toque no botão de informações localizado ao lado do nome do dispositivo;
  • Pronto, o IMEI do seu dispositivo será exibido!

Caso você não tenha um computador a sua disposição, é possível realizar o processo acima também a partir de um outro dispositivo Android. Com o segundo aparelho em mãos, acesse a Google Play, procure pelo app Encontre meu dispositivo e o instale no smartphone. Agora, insira as suas informações de login através da opção de convidado e siga os três últimos passos das instruções acima.

Vale ressaltar que, normalmente, o método acima só deverá funcionar caso a opção de encontrar seu dispositivo esteja ativada. Para ativar e usar essa ferramenta, confira esse nosso outro tutorial.

iPhone

  • Com um computador conectado à internet em mãos, abra a página de gerenciamento da sua conta Apple clicando aqui e insira as suas informações de login (as mesmas utilizadas em seu iPhone);

  • Agora, role a página para baixo até a seção de Dispositivos e clique sobre o iPhone que você deseja visualizar o IMEI.
  • Pronto, o IMEI do seu iDevice será exibido!

Bateria e caixa


Caso o seu celular possibilite remover a tampa traseira e a bateria, uma etiqueta colada no fundo do aparelho, abaixo da carga, deverá conter o código IMEI impresso. Caso esse não seja o seu caso, a caixa original do seu dispositivo também deverá conter uma etiqueta colada em uma de suas laterais, ou no fundo – assim como pode ser visto na imagem acima, onde o código de identificação estará impresso.

Recomendações gerais

Fora as aplicações ditas no começo do texto, checar o IMEI antes de comprar um celular é extremamente importante, uma vez que a falsificação ou clonagem desse número é algo comum entre contrabandistas e falsificadores. Além de optar pela compra em fornecedores confiáveis, recomenda-se ao consumidor checar se o número que aparece na caixa é o mesmo gravado no sistema do seu dispositivo, já que caso os números apresentados sejam diferentes, há grandes chances de o aparelho ser irregular.

Mas atenção! Caso o aparelho possua suporte a dois chips de operadora, ele também possuirá dois códigos IMEI, um para cada chip. Nesses casos, recomenda-se verificar cada um dos códigos individualmente seguindo os mesmos processos descritos anteriormente.

E aí, gostou de mais essa dica? Conta para a gente aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos!


2

Comentários

TudoCelular Ensina: como descobrir o IMEI do seu celular
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista