LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Alerta: o desenvolvimento de crianças e adolescentes pode ser prejudicado na era digital

07 de agosto de 2019 5

O mundo da tecnologia evoluiu mais do que o esperado nos últimos 5 anos, e tal desenvolvimento auxiliou na popularização de diversos dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets. A aquisição desses produtos se tornou algo mais fácil, mas também trouxe uma preocupação para o futuro, pois a nova geração que está se formando com acesso a tudo que a internet pode proporcionar.

Apontar os pontos negativos do acesso precoce ao que há de mais avançado hoje em dia é algo que está se tornando cada vez mais visto em pesquisas, bate-papo e até mesmo tem sido objeto de análise de psicólogos e outros profissionais especializados em comportamento infantil.

Ultimamente os adultos têm utilizado tablets e smartphones como objetos de distração ou bonificação por bom comportamento para crianças e adolescentes, algo que pode ser prejudicial a longo prazo. Para quem ainda está se desenvolvendo intelectualmente, o acesso antes do momento necessário ao mundo digital acaba fazendo com que o acessório se torne parte importante da rotina diária.

A cada dia tem se tornado mais comum ver crianças e adolescentes fazendo as refeições enquanto mexem em celulares, levando tablets para o colégio com a justificativa de ser mais uma ferramenta de estudo, mas apenas para jogar com os amigos na hora do intervalo.

Mesmo que pareçam situações comuns para a maioria, são hábitos nada saudáveis para os pequenos, que convivem desde cedo com um comportamento nocivo de realizar atividades de forma distorcida por aprenderem com os pais, que deveriam dar exemplo. Até mesmo a comunicação familiar diária está mudando em relação ao que era visto antigamente, pois experiência emocional está sendo trocada por diversão online.

Um aplicativo que está amplamente ligado a isso é o YouTube que, apesar de fornecer conteúdos focados no nicho infanto-juvenil, também traz programações que não deveriam ser acessadas pela garotada. E a maioria fica horas vendo programações aleatórias sem o controle dos pais, ou apresentam irritação quando os vídeos são pausados ou bloqueados.

A educação digital para crianças e adolescentes tem se tornado algo necessário para a nova geração e cabe aos pais realizarem esse controle de consumo de conteúdo da mesma maneira que existia essa administração quando a única forma de distração eram os aparelhos de TV

E aí, caro leitor, você concorda que crianças e adolescentes sejam melhor controlados em relação ao que consomem online? Deixe a sua opinião nos comentários!


5

Comentários

Alerta: o desenvolvimento de crianças e adolescentes pode ser prejudicado na era digital
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista