LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo brasileiro pede esclarecimento ao Facebook sobre as escutas no Messenger

16 de agosto de 2019 9

Atualização (16/08/19) - JS

Desde que o Facebook confirmou que pagava pessoas para ouvirem e transcreverem áudios enviados pelo aplicativo Messenger, os usuários da rede social ficaram cada vez mais desconfiados em relação à privacidade dos seus dados dentro dos apps da empresa de Mark Zuckerberg.

E tal preocupação está afetando até mesmo a cúpula do nosso país, pois a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, enviou uma notificação ao Facebook pedindo esclarecimentos a respeito do uso de escutas no mensageiro, onde eles desejam saber até que ponto essa história é verídica e o quanto os usuários brasileiros foram afetados por essa ação.

Segundo Luciano Timm, titular da Senacon, existe a possibilidade do órgão abrir uma investigação contra a rede social, caso não respondam a solicitação em até dez dias, algo que pode acarretar em uma multa milionária.

— De acordo com o retorno, poderemos abrir uma investigação e até um processo contra a empresa devido a violação de privacidade do consumidor — explica Timm, informando que a multa pode ser de até R$ 9 milhões.

Artigo Original - 14/08

O Facebook confirmou nesta semana que também pagava funcionários terceirizados para ouvir e transcrever áudios de usuários do Messenger. A informação foi publicada pela Bloomberg, sendo que o relato partiu de algumas pessoas que foram contratadas pela própria rede social para ouvir as gravações.

De acordo com esses funcionários, eles não sabiam as origens dos áudios e tampouco o motivo para transcrevê-los. Além disso, em alguns casos, o conteúdo das conversas chegava a ser um tanto vulgar. Com a divulgação do caso, o Facebook afirmou que interrompeu a coleta e analise de áudios por humanos "há uma semana".

Além disso, a rede social justificou que estava transcrevendo o áudio dos usuários para verificar se a Inteligência Artificial estava trabalhando corretamente na função "voz para texto". O recuso existe no Messenger desde 2015 (em inglês).


A empresa de Mark Zuckerberg também afirmou que os dados eram anonimizados, então não haveria uma forma de ligar aquilo que era dito a uma pessoa específica. Mesmo assim, a Bloomberg destaca que alguns funcionários se sentiam incomodados com o trabalho considerado "antiético".

Isso porque em nenhum momento o Facebook cita em sua política de privacidade que aqueles áudios poderiam ser ouvidos por uma terceira pessoa. O documento da rede social dá a entender que todo o conteúdo é automaticamente processado pela IA, sendo que há apenas um trecho bem vago que diz:

Outros fornecedores e prestadores de serviço que suportam nossos negócios analisam como nossos produtos são usados

Além disso, para piorar a situação, quando uma das partes ativa o "voz para texto" em uma conversa, as duas pessoas poderiam ter as suas mensagens analisadas por funcionários.

Casos semelhantes

O Facebook não foi o único a admitir que funcionários terceirizados estavam ouvindo conversas de usuários. Isso porque a Amazon, Apple, Google e Microsoft também utilizavam a mesma estratégia para melhorar os seus serviços.

No caso das três primeiras empresas, esses contratados ouviam gravações da Alexa, Siri e Assistente. Já a situação da Microsoft está relacionada com a Cortana e também ao Skype Translator, sendo ela a única a não encerrar o processo de análise e transcrição de áudios.

Messenger

Desenvolvedor: Facebook Inc

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


9

Comentários

Governo brasileiro pede esclarecimento ao Facebook sobre as escutas no Messenger
  • Meu audio nunca foi transcrito, nunca usei e nem usarei. O governo adora facebook youtube etc. Televisão 2.0.

      • Divórcio consumado a anos

          • o mais legal é a desculpa pra isso, conferir se a IA esta funcionando corretamente, eles não sabe fazer testes internos não.
            e o mais doido, é a confirmação da pratica e será que da alguma coisa? sabe de nada inocente kkkkk

              • depois faz todo aquele barulho por causa da huawei. kkkkk ta tudo na mesma.

                  • A Huawei foi porque ela estava sob suspeita de ser cúmplice do governo Chinês e atingir / espionar pessoas do governo americano.
                    As empresas como Facebook, Amazon e Microsoft, a desculpa é mais compreensiva. Testes internos muitas vezes não reflete 100% a realidade e é feito em ambientes controlados com dão a entender que os serviços estão funcionando corretamente. No dia a dia do mundo real, nós temos diversas variáveis que podem interferir no desempenho dos serviços que essas empresas oferecem como o AI e reconhecimento de voz.

                      • Grande falácia, visto que de acordo com a lei de segurança nacional dos EUA, estas empresas estão obrigadas a repassar as informações aos órgãos de segurança do país, ou seja, FBI, NSA e cia., então seu argumento não procede, pois os EUA são mais intensivos que a China e Rússia juntos, vide projeto echelon e Eduard Snowden.

                        • O Governo Brasileiro não fez nenhum barulho em relação a Huawei!!!!

                            • Para que, visto que nem na Europa está tendo tanto estardalhaço. Foi feita uma pesquisa em equipamentos da Huawei e não encontraram nada, não posso dizer o mesmo de equipamentos americanos.

                            • Imagina hein, o povo conversando aquelas conversas bem íntimas e o povo ouvindo tudo...rs

                                Android

                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                Android

                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                Windows

                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                Economia e mercado

                                Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista