LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bloqueados! Grupos italianos neofascistas têm suas contas no Instagram e Facebook banidas

09 de setembro de 2019 10

O Facebook bloqueou em suas duas principais redes sociais – o próprio Facebook e o Instagram – os perfis de dois grupos neo-fascistas e de alguns de seus ativistas por violarem as diretrizes contra disseminação de ódio. O anúncio foi feito pela companhia comandada por Mark Zuckerberg. No Brasil, o Facebook removeu páginas ligadas ao presidente Jair Bolsonaro, bem como perfis que guardam relação com o PT.

As páginas da Casapound e Forza Nuova, de extrema-direita, impulsionaram seu perfil graças a campanhas contra a imigração em suas redes. Na sua decisão, o Facebook afirmou que quem dissemina o ódio “não tem lugar” em suas redes:

Pessoas e organizações que espalham o ódio ou atacam outras pessoas com base em quem elas são, não têm lugar no Facebook e no Instagram".

Facebook, dono do Instagram, em comunicado.

A decisão foi obviamente contestada pelo líder de uma das organizações. Simone Di Stefano, líder da Casapound e seguido por 250 mil pessoas no Facebook, classificou o banimento como um cuspe diante da democracia, em post no Twitter. Sua conta pessoal, com 140 mil inscritos, também foi banida, juntamente com a de outros vereadores que pertencem ao grupo.

O líder da Forza Nuova, Roberto Fiore, também confirmou o banimento e disse que seu grupo responderia com mais protestos e disse que irá às ruas contra a decisão.


Trata-se de um abuso cometido por uma multinacional privada em desacordo com a lei italiana. Um cuspe diante da democracia”.

Simone de Stefano, líder da organização de extrema-direita Casapound

Por outro lado, os opositores políticos dos grupos banidos do Facebook aplaudiram a mudança, como a ex-presidente da Câmara, Laura Boldrini, que classificou a medida como “um passo rumo ao fim de uma temporada de ódio nas redes sociais”.

Na última semana os apoiadores dos movimentos participaram de um protesto fora do parlamento para exigir eleições instantâneas após o Partido Democrata, de centro-esquerda, substituir a Liga de extrema direita em uma coalizão pelo Movimento 5 Estrelas anti-establishment. Alguns dos manifestantes foram filmados reproduzindo a saudação nazistas, com braços rígidos.


10

Comentários

Bloqueados! Grupos italianos neofascistas têm suas contas no Instagram e Facebook banidas
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular