LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Serviço pela metade: WhatsApp no iOS é capaz de apagar mídia em chats, mas não da galeria

18 de setembro de 2019 10

O WhatsApp é dos mensageiros mais usados nas Américas, e especialmente no Brasil tem presença expressiva.

Isso, porém, não o isenta de problemas de segurança, até porque nas mãos do Facebook muitas vezes os problemas de privacidade podem ser protagonizados pela própria companhia. E bem, a mais recente falha do app diz respeito exatamente como o software deixa escapar fotos e vídeos mesmo quando o usuário deleta esse conteúdo para todos.

O problema envolve exclusivamente o iOS: quando o usuário envia por engano um arquivo de áudio ou vídeo para um grupo e imediatamente o apaga - e os usuários estão com a configuração de salvamento automático ativada - essa mídia não some do rolo de câmera dessas pessoas, podendo gerar um constrangimento.

Surpreendentemente, um porta-voz do WhatsApp não pontuou esse funcionamento como problema crítico, e ainda informou que não existem garantias de que esse tipo de arquivo será de fato apagado dos iPhones, sendo que a função foi implementada para lidar prioritariamente com o sumiço de mensagens de texto.


Telegram teve o mesmo problema

Parece que a indústria, de forma geral, ou não atentou muito para o fato desse ser um recurso muito útil para mídia, ou então políticas de segurança do Android e iOS impediram um trabalho mais fácil para elas.

Recentemente o Telegram sofreu do mesmo mal, mas liberou uma atualização corretiva que solucionou o problema. Mesmo após os usuários darem o comando para apagar remotamente fotos e vídeos enviados, os mesmos ainda ficavam armazenados em uma pasta específica do mensageiro nos aparelhos.

Vale lembrar, é sempre interessante usar a versão mais recente dos seus apps de mensagens, exatamente para ficar protegido contra problemas de privacidade. Porém, já existem ferramentas de terceiros focadas em rastreamento de mensagens apagadas, que basicamente funcionam como ferramentas de monitoramento constante desses apps, criando cópias em tempo real do material recebido. Com isso, por enquanto, os mensageiros não podem lidar.

E você, já precisou apagar uma mensagem enviada por engano? Considera esse recurso dos mensageiros útil? Conte para a gente nos comentários!


10

Comentários

Serviço pela metade: WhatsApp no iOS é capaz de apagar mídia em chats, mas não da galeria
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista