LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisadores desenvolvem bateria voadora para aumentar autonomia de drones

28 de setembro de 2019 7

Apesar de todo o avanço tecnológico visto ao longo dos últimos anos, uma peça em específico costuma ser o calcanhar de Aquiles de quase todos os dispositivos eletrônicos: a bateria. Independente de ser celular, notebook, tablet ou até mesmo, drone, o pedido por mais autonomia é recorrente.

Buscando preencher justamente essa lacuna, pesquisadores da Universidade da California em Berkeley, Estados Unidos, criaram um sistema de carregamento para drones com baterias voadoras. Isso mesmo! Inspirados em aeronaves militares, abastecidas em pleno voo por um segundo avião, a solução foi fazer as próprias baterias serem capazes de voar para que o carregamento possa ser feito em pleno ar.

Confira o vídeo abaixo.

Como visto no vídeo, a solução consiste, basicamente, em dois tipos de drones: um maior, principal, de 820 gramas, com bateria de 2.200 mAh e autonomia de 12 minutos, e um menor, com bateria de apenas 800 mAh, mas capacidade de carregar consigo uma bateria de 1.500 mAh para realizar o abastecimento.

Sendo a sua única função o acoplamento no drone principal, o “drone carregador” posiciona-se acima do drone maior e começa a descer lentamente até estar a uma altura de 3 centímetros. Então, através de uma doca eletromagnética, inicia o carregamento do quadricóptero principal, transferindo energia através dos conectores localizados em suas pernas, proporcionando mais autonomia.

Com dois dos drones menores executando a repetição exaustiva desse ciclo de carregamento, a independência do drone principal passou de apenas 12 minutos para quase 1 hora completa, um aumento de quase 5 vezes na autonomia. Isso, pois o drone principal ainda gasta sua própria bateria se mantendo no ar durante o processo de acoplagem e desacoplagem dos quadricóptecores menores.

Apesar de parecer um exagero para soluções domésticas ou de pouca exigência profissional, esse sistema pode ser uma ótima solução para ambientes de monitoramento ininterrupto via drone, como os de aplicação militar.


7

Comentários

Pesquisadores desenvolvem bateria voadora para aumentar autonomia de drones
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista