LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Metadados do WhatsApp podem estar sendo úteis para plataforma banir grupos a partir de seus nomes

08 de novembro de 2019 2

O WhatsApp bate o pé de que as conversas na plataforma possuem criptografia ponta a ponta e que por isso não é capaz de entregar registros quando intimada judicialmente.

Porém, é fato que a companhia tem acesso em certo nível a detalhes dos usuários, como metadados. Esses podem incluir, por exemplo, nomes de grupos do qual alguém participa. E bem, parece que ela mesma toma providências quando alguém rompe a barreira da legalidade.

Recentemente alguns usuários passaram a relatar no Reddit que estavam sendo banidos do mensageiro após renomearem grupos normais para atividades ilegais e hediondas. Tão logo isso acontecia, nos dias seguintes os membros percebiam que o acesso ao app ficava bloqueado.

Em alguns casos as contas eram devolvidas após uma semana. Em outros, só criando uma nova. Quando tentavam entrar em contato com o serviço, apenas recebiam uma mensagem genérica de que haviam rompido com os termos de uso do aplicativo.


A maior brecha que esse sistema de banimento por nomes de grupos poderia causar é a possibilidade de usuários que nada tem a ver com uma brincadeira perderem suas contas. Imagine, por exemplo, que um grupo de atividades escolares poderia ser alvo de uma brincadeira de mau-gosto por um administrador. Ao ter seu nome mudado para uma das palavras que deixam o WhatsApp em alerta, todos os membros poderiam ter o acesso ao app interrompido.

O WhatsApp não se pronunciou até o momento sobre esses casos que surgiram no Reddit. O mais indicado, no momento, é ter certeza de que seus grupos são administrados por pessoas de confiança que não colocariam suas próprias contas em risco por uma brincadeira desse tipo.

Vale lembrar, o software está cada vez mais próximo de receber o modo noturno tanto no Android quanto no iOS.

E você, o que acha da possível atitude que o WhatsApp pode estar tomando a partir de nomes de grupos na plataforma? Conte para a gente nos comentários!


2

Comentários

Metadados do WhatsApp podem estar sendo úteis para plataforma banir grupos a partir de seus nomes
  • Tive a conta banida na sexta-feira, e estava tudo bem e tranquilo, só participo de grupos de carros, família e do trabalho.
    Infelizmente baniram minha conta e eu que tenho e uso o número para o trabalho, estou tendo dorde cabeça sem o número, isso que foi em um final de semana, imagine à partir de amanhã, dia útil, clientes e demais pessoas querendo fazer contato e eu sem a funcionalidade do Whatsapp... Complicado!

      • Sempre fomos espionados e vasculhados de ponta a ponta, tudo que se diz de segurança e privacidade não passa de balela para angariar mais usuários à sua plataforma.
        Quanto a mudanças e adequações para um melhor funcionamento e gestão como o %u201Cmodo escuro%u201D ou afro descendente como queira! É uma questão de competência e razoabilidade, visto que outros Apps com menor popularidade já os tem inserido e plenamente funcionais em suas respectivas plataformas.

          Android

          Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Novembro 2019

          Especiais

          Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

          Android

          TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

          Android

          TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular