LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cuidado! Vídeos MP4 são a nova ferramenta de hackers para invadirem celulares via WhatsApp

18 de novembro de 2019 13

Volta e meia surge a notícia de que o WhatsApp foi vetor de algum tipo de golpe, ou mais grave, canal suscetível a ataque hacker. E bem, a culpa pode ser apenas parcialmente do Facebook: como ferramenta mais utilizada para comunicação em diversos países, é natural que o produto seja visado por golpistas e criminosos.

A mais nova façanha envolvendo a exploração do mensageiro diz respeito ao recebimento de arquivos de vídeo: foi revelado que arquivos encodados em MP4 podem apresentar um cabeçalho que dentro do app ativa um gatilho, permitindo a execução remota de código. Simplificando: conseguiram esconder dentro de vídeos um código que interage com o WhatsApp, desencadeando ali um "sinal verde" a um hacker, que passa a ter um canal livre para o celular do usuário. Com esses super poderes em mãos, um malware pode ser instalado, permitindo que remotamente sejam obtidos dados digitados pela vítima.


Uma sobrecarga do buffer baseado em pilha pode ser acionado no WhatsApp enviando um arquivo MP4 especialmente desenvolvido para a plataforma. O problema estava presente na análise dos metadados do fluxo do arquivo e poderia resultar em um DDoS ou acesso remoto. Isso afeta as versões do Android anteriores a 2.19.274, versões do iOS anteriores a 2.19.100, versões do Enterprise Client anteriores a 2.25.3, versões do Windows Phone anteriores e inclusive 2.18.368, versões Business para Android anteriores a 2.19.104 e Business for versões do iOS anteriores a 2.19.100.

Como é possível observar nesse relatório publicado pelo próprio Facebook, tanto versões de Android quanto de iOS estão suscetíveis ao ataque. Nem mesmo as versões empresariais do app se livraram dessa.

O mais importante no momento é atualizar o app tão logo uma nova versão fique disponível via Play Store e App Store. É igualmente importante só executar vídeos no formato MP4 de pessoas de sua confiança. Desconfie caso números de fora da sua agenda lhe enviem conteúdo multimídia.

Vale lembrar, apesar desses percalços, o WhatsApp deverá mesmo ganhar o tão aguardado modo noturno muito em breve.


13

Comentários

Cuidado! Vídeos MP4 são a nova ferramenta de hackers para invadirem celulares via WhatsApp
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Novembro 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular