LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

China passa a exigir dados biométricos faciais para ativação de linha celular

02 de dezembro de 2019 9

Não é novidade que a China mantém um rígido controle da sua população através da tecnologia, ao ponto de criar um sistema de crédito social. Agora, as companhias telefônicas deverão exigir que, para o cadastro de uma nova linha, o usuário forneça seus dados biométricos faciais.

A medida, ao menos que pelo que foi divulgado, visa diminuir o número de fraudes e manter um número maior de informações dos cadastrados, a fim de facilitar a identificação dos consumidores em caso de problemas ou investigações. Como as três maiores operadoras do país são estatais, não deverá ser estranho se esses dados biométricos acabem indo parar em bases do governo, com conexão a outros sistemas estatais como os que funcionam em transporte público e aeroportos, por exemplo.

Os equipamentos referentes a esse tipo de cadastramento serão ainda fornecidos diretamente pelo governo, seja a operadora estatal ou não. São poucas as informações disponíveis sobre quem são as fabricantes dos sistemas, o que dificulta a apuração da atuação delas nesse mercado, eventual reputação, e outros dados.


Por incrível que pareça, o chinês está aceitando bem a medida. Vale destacar que já há um bom tempo o cidadão do país vem sendo submetido a medidas de validação através da tecnologia, de tal forma que talvez não estranhe mais quando seus dados biométricos são solicitados para averiguações constantes.

Apesar da medida valer para novos cadastros, nada foi dito sobre quem já possui uma linha ativa. Até o momento essas pessoas não precisarão fazer nenhum tipo de complemento cadastral, o que pode mudar no futuro.

Vale lembrar, a tecnologia chinesa já é capaz de reconhecer com precisão cidadãos mesmo em ambientes muito cheios: no ano passado um foragido foi preso em um show que era apresentado a mais de 50 mil pessoas.

E você, o que acha da vigilância constante da China através da tecnologia? Conte para a gente nos comentários!


9

Comentários

China passa a exigir dados biométricos faciais para ativação de linha celular
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Novembro 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular