LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Hábitos inseguros e desatenção são as principais causas de vazamento de dados em empresas

07 de dezembro de 2019 0

Você já deve ter visto por aqui diversas notícias sobre vazamentos de dados e ataques cibernéticos. São tantas, e de formas tão variadas, que são vistas como uma das maiores ameaças do mundo moderno, como doenças e guerras.

Já falamos sobre possibilidades de prevenção e como ataques do tipo podem ser evitados com um pouco mais de atenção. No caso dos celulares, a maior parte é utilizada para fins pessoais e profissionais e, com a grande quantidade de informações guardadas e trocadas nesses dispositivos, estão cada vez mais vulneráveis a ciberataques.

E para evitar que a desatenção cause problemas como vazamento de dados e outros transtornos, alguns cuidados simples podem ajudar. Quem fala sobre o assunto é Anderson Ramos, CTO da Flipside, empresa especializada em conscientização em segurança cibernética, e especialista em segurança digital, que já conversou com o TudoCelular.

Como primeira ação, o executivo aponta o cuidado com os cliques em e=mails indevidos, que estimulem a abrir arquivos desconhecidos. 52% dos incidentes de segurança nesse ano foram causados por cliques indevidos em links inseguros, de acordo com pesquisa nacional realizada pela Flipside. Esses cuidados, quando envolvem o ambiente corporativo, devem ser ainda mais rígidos em todos os setores da empresa.


O segundo cuidado, segundo o especialista, é ainda mais simples: o bloqueio de tela, com senhas - com números e letras - reconhecimento facial e biometria, e esse cuidado deve ser redobrado em locais públicos. Outra preocupação está com o conteúdo postado em redes sociais: é sempre bom evitar fotos de crachás, telas de computador e fotos de documentos que mostram cargos.

A forma de se conectar à internet também influencia muito, segundo Ramos. O ideal é evitar a conexão em Wi-Fi público e não informar dados sigilosos em sites que os solicitam para estabelecer conexão. Caso não haja outra alternativa e seja necessário utilizar um Wi-Fi compartilhado, é importante ter uma VPN ativada para evitar ataques. Além disso, é importante buscar navegar apenas em sites confiáveis, evitando entrar em sites suspeitos.


0

Comentários

Hábitos inseguros e desatenção são as principais causas de vazamento de dados em empresas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista