LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Ministro Marcos Pontes afirma que o 5G pode começar a funcionar no Brasil em 2022

13 de janeiro de 2020 42

Atualização: (13/01/2/20) - Por JS

O leilão do 5G já está a todo vapor, e o Brasil segue realizando negociações para que as operadoras possam entregar as melhores opções de conexão com essa nova tecnologia para os clientes. Apesar do adiantamento desse processo e da fase experimental já ter iniciado, ainda pode demorar um pouco para o público ter acesso a essa novidade.

De acordo com Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a implementação oficial da banda larga móvel só deve começar no período entre o fim de 2021 e o início de 2022, sem apresentar uma data específica, dando apenas uma previsão.

O ex-astronauta já havia se manifestado recentemente sobre a nova conexão, informando que o Brasil não vai admitir que os EUA tente limitara participação da Huawei no leilão. Além disso, há a preocupação que a frequência de 3,5 GHz afete a transmissão de sinal das antenas parabólicas, o que prejudicaria os canais da TV aberta.

Post original: (09/01/20)

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Marcos Pontes, disse em entrevista que o Brasil não aceitará pressões dos Estados Unidos para restringir a participação da chinesa Huawei no leilão do 5G.

Um bom parceiro sempre entende as necessidades do outro. Da mesma forma que o Brasil não pressiona os EUA sobre quais negócios fazer com a China, e como isso afeta ou não a nossa agricultura.

Designado pelo presidente Bolsonaro como o responsável por definir os critérios para a construção da rede de quinta geração, Pontes disse que não existe veto a nenhuma empresa e que as escolhas serão feitas com base no mérito.


Em seu gabinete de Brasília, Pontes disse a Bloomberg:

Com critérios técnicos, é difícil ver como algumas dessas grandes empresas não têm capacidade para participar

O ministro também comentou os constantes atrasos no leilão do 5G. Inicialmente programado para março deste ano, e depois adiado para o fim de 2020, o leilão pode atrasar ainda mais e acontecer apenas em 2021. Pontes explica que isso se deve a um problema técnico, uma vez que a nova rede interfere na transmissão de antenas parabólicas.

Atualmente, o governo ainda estuda qual é a melhor alternativa para resolver a situação: colocar filtros nas antenas ou alterar a frequência usada pelas fornecedoras do sinal de TV. Para Pontes, esse atraso pode acabar beneficiando o Brasil, uma vez que é possível aprender com os erros de países que já ativaram o 5G.

Cooperação com os EUA

Apesar de deixar claro que o Brasil não vai impedir a Huawei de fornecer a tecnologia 5G no Brasil, Pontes ressaltou o presidente Bolsonaro é parceiro da administração de Donald Trump. Essa aproximação tem oferecido muitas oportunidades na área de ciência e tecnologia.

Atualmente, o governo brasileiro busca cooperação dos EUA em Inteligência Artificial, biotecnologia, cidades inteligentes e uso de outros materiais avançados. O ministro disse que também há discussões semelhantes com a China, uma vez que as parcerias compensam o baixo investimento do país em tecnologia:

A ciência e a tecnologia funcionam como um excelente componente da diplomacia [...] Israel gasta 4% de seu PIB no setor. O Brasil gasta 1,1%.


42

Comentários

Ministro Marcos Pontes afirma que o 5G pode começar a funcionar no Brasil em 2022
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Janeiro 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular