LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Trump critica Apple por se recusar a ajudar o FBI a desbloquear iPhone de terrorista

15 de janeiro de 2020 46

Atualização (15/01/20) - JB

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou o seu perfil oficial no Twitter para criticar a Apple. Isso porque a empresa novamente se recusou a ajudar o FBI no desbloqueio do iPhone utilizado por um terrorista no ataque a Base Naval de Pensacola, na Flórida.

Segundo Trump, a gigante de Cupertino constantemente recebe ajuda do governo em disputas comerciais e em outras questões. Mesmo assim, a companhia ainda se recusa a desbloquear aparelhos de criminosos. O tuíte do presidente segue na mesma linha adotada pelo procurador William Barr.

Estamos ajudando a Apple o tempo todo no comércio e em muitos outros problemas, mas eles se recusam a desbloquear telefones usados por assassinos, traficantes de drogas e outros criminosos violentos. Eles terão que avançar e ajudar nosso grande país. AGORA! FAÇA A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE.

Em uma coletiva de imprensa realizada na última segunda-feira, o procurador Barr não poupou críticas à Apple e apelou para que a empresa colaborasse com as investigações. Pouco tempo depois, a companhia se manifestou afirmando que já entregou todas as informações que possui ao FBI.

Contudo, a companhia foi bem clara ao afirmar que seu software não tem “backdoors” para autoridades. Até o momento, a Apple não se manifestou sobre o tuíte de Trump. De toda forma, o presidente alfinetou a empresa em um ponto crucial.

Isso porque a administração Trump realmente ajudou a Apple ao isentar os dispositivos da empresa de tarifas mais altas cobradas durante a guerra comercial contra a China.

Texto original (14/01/20)

Conhecida pelas suas constantes disputas com o FBI, a Apple mais uma vez virou alvo de autoridades dos Estados Unidos. Isso porque a empresa novamente se recusou a desbloquear o iPhone de um homem responsável pelo atentado terrorista em uma base naval do país.

O caso aconteceu no fim do ano passado na Base Naval de Pensacola, na Flórida. O suspeito, Mohammed Saeed Alshamrani, usou uma pistola para disparar contra 11 pessoas e foi rapidamente morto por um militar e um policial. A ação deixou três mortos e oito feridos.

Em uma conferência de imprensa, nesta segunda-feira (13), o procurador geral, William Barr, e o vice-diretor do FBI, David Bowdich, não pouparam críticas à Apple:

Pedimos ajuda à Apple diversas vezes para desbloquear o iPhone do atirador. Até agora, a empresa não nos deu assistência substantiva. Essa situação ilustra perfeitamente porque é importante que investigadores possam colaborar com empresas de tecnologia.

Foto/Reprodução: General William Barr

O procurador geral também estendeu o seu apelo para outras gigantes tecnológicas, uma vez que a cooperação é necessária para investigar a causa do atentado e até mesmo rastrear ligações com outros terroristas:

Apelamos à Apple e outras empresas de tecnologia para nos ajudar a encontrar uma solução para que possamos proteger melhor a vida dos americanos e impedir futuros ataques em nosso território.

Por enquanto, a Apple não respondeu aos apelos do procurador. De toda forma, a companhia sempre alega que não é possível desbloquear o iPhone. Além disso, a gigante de Cupertino já afirmou em casos anteriores que essa colaboração com as autoridades poderia abrir brechas para a quebra da privacidade dos seus usuários.

Vale lembrar que o FBI já conseguiu desbloquear o iPhone de um atirador da Califórnia. Para isso, as forças de segurança contrataram uma empresa especializada de Israel.


46

Comentários

Trump critica Apple por se recusar a ajudar o FBI a desbloquear iPhone de terrorista
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Janeiro 2020

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular