LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google se pronuncia sobre 600 milhões de celulares afetados por golpe

16 de janeiro de 2020 8

Atualização (17/01/2020) - por EB

Hoje o Google nos enviou um posicionamento sobre os aplicativos que têm mantido um comportamento inadequado a respeito de assinaturas que é o seguinte:

O Google Play tem o compromisso de fornecer uma plataforma segura e protegida para bilhões de usuários do Android. Todos os desenvolvedores estão sujeitos às políticas do programa de desenvolvedores. Se uma violação for comprovada, o aplicativo pode ser removido e o desenvolvedor banido da loja. Qualquer pessoa pode denunciar um aplicativo quando houver violação de nossas políticas.

Dessa forma, devemos esperar que a Google Play acolha as denúncias que podem ser feitas pelo próprio aplicativo da loja, pelo menu na área superior direita pela opção sinalizar como impróprio.

Opção de denúncia dentro da Google Play.

É preciso fornecer mais detalhes sobre a fraude praticada durante o processo de denúncia, então se você foi um dos usuários afetados, basta acessar a página do aplicativo e realizar todo o procedimento. Até o momento a maior parte dos aplicativos divulgados na lista anterior continuam ativos na Google Play Store.

A Google Play tem demonstrado recentemente que ela não é o local mais seguro do mundo quando se fala de aplicativos. Já ouvimos falar de vários ataques e aplicativos maliciosos hospedados na loja do Android.

Dessa vez a empresa pesquisadora Sophos apontou um novo tipo de golpe: aplicativos de assinatura que não cancelam cobrança mesmo após o usuário parar de usar o serviço hospedado no aplicativo. Segundo ela, aplicativos que têm essa prática já foram baixados por mais de 600 milhões de usuários na Google Play.

O processo funciona da seguinte forma: quando você desinstala o aplicativo, a desenvolvedora dele recebe um aviso da Google dizendo que você não é mais um usuário dos seus serviços, por isso, qualquer cobrança deveria ser cancelada, mas ela não obriga a desenvolvedora a fazer isso quando a cobrança não utiliza o Google Pay, plataforma de pagamento da loja.

Go Keyboard é um dos aplicativos afetados, sozinho ele tem mais de 2 milhões de instalações

O número assusta quando vemos qual o valor médio cobrado pelos aplicativos baixados: R$ 417 a R$ 1 mil por ano. Se você imagina que tais aplicativos tem funções sofisticadas está enganado, a maioria envolve aplicativos que servem de calculadora ou leitores de QR Code.

A Sophos nomeou tais aplicativos como fleeceware, que oferecem assinaturas. Embora o número seja alto, a empresa acredita que eles estejam utilizando programas como máquinas virtuais para aumentar a quantidade de instalações e ainda estejam comprando avaliações 5 estrelas na Google Play, para se tornarem mais populares. Veja a tabela divulgada com os aplicativos afetados:

Lista com aplicativos divulgada pela Sophos

Se você baixou algum desses aplicativos pelo menos uma vez é aconselhável verificar o histórico de cobranças da Google Play para ter certeza que não foi cobrado por algum deles e por fim, desinstalar a fim de prevenir possíveis cobranças futuras.


8

Comentários

Google se pronuncia sobre 600 milhões de celulares afetados por golpe
  • *** ATENÇÃO ***

    Tá precisando de dinheiro? Nós temos a solução! Crédito para
    Aposentados e Pensionistas do INSS, Servidores Públicos, Assalariados e
    Autônomos, faça contato pelo whatsapp 31 97579-5591 e solicite uma simulação,
    aproveite!

      • A pratica maliciosa de tais desenvolvedores estão e estarão presentes nas duas plataformas, nao adianta vir dizer, ha no iOS nao tem isso, tem e tem muito, principalmente com app com gratuidade de 7 dias, e mesmo q vc cancele a assinatura eles lançam cobrança no seu cartão, é so pesquisar, agora o que cada uma delas vão fazer pra tentar coibir ou diminuir esse tipo de prática é o que será o grande o diferencial.
        Neste ponto não seria uma surpresa se ambas se unissem pra chegar a um denominador comum em práticas anti-golpes, nao digo segurança em si da loja, essa união jamais aconteceria nesse aspecto, mas sobres tais práticas sim é possível.

          • Somente ignorantes usam aparelho com SO Android. Vovós, tias gordas solteiras e o velho babão do cunhado, isso tirando as criançadas com tablet na mão só baixando porcaria. Óbvio que se eu fosse um hacker iria me dedicar somente a esse público alvo pra coletar informações. Ainda mais com uma loja megaputaqueparivel vulnerável como essa.
            No entanto pensando bem... qual sentido de coletar informações de pessoas tontas como essas citadas acima?

            - Pegar o catálogo do Avon recebido por WhatsApp

            - Coletar a foto do moleque cheio de ranho na cara

            - Mulé pelada recebido também por WhatsApp do cunhado rabugento

            - GIF de %u201Cbom dia%u201D da vó e da tia gorda.

            É foda cara!!

            Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

            Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

            Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

            Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas