LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fabricante de chips da Apple, TSMC responde EUA e afirma não ter planos para abrir instalações no país

17 de janeiro de 2020 39

Atualização (17/01/2020) - VC

A TSMC, fabricante taiwanesa que produz os chips da série A para smartphones e tablets da Apple, recebeu um pedido tanto quanto inusitado do governo dos Estados Unidos esta semana: os EUA teriam pressionado a TSMC para começar a produzir chipsets para o Pentágono e instalar uma unidade de fabricação e montagem dentro do próprio país.

Em resposta oficial publicada pelo site Digitimes, a fabricante revela que "em resposta aos relatos indicando que Washington teria elevado a pressão para a TSMC ter uma instalação nos EUA para fabricar produtos de alta segurança, a [empresa de] fundição com sede em Taiwan disse que não tem planos em curto prazo, mas a viabilidade está sendo avaliada."

Com isso, o maior posicionamento dos Estados Unidos para a criação de uma fábrica local da TSMC talvez não tenha se dirigido de forma tão concreta como o governo gostaria. Agora resta saber se a tal "viabilidade" do projeto pode estar em desenvolvimento ou se a TSMC realmente não vai instaurar uma fábrica nos EUA.

Matéria original (17/01/2020)

EUA querem que TSMC produza chips militares em seu território

Apesar de ter assinado um primeiro acordo comercial com a China, os Estados Unidos seguem fazendo pressão contra a Huawei e buscando maneiras de reduzir a influência chinesa pelo mundo. Recentemente, Washington alertou a taiwanesa TSMC que Pequim poderia estar usando a Huawei para comprar chips que podem ser acoplados em mísseis.

Agora, o Nikkei Asian Review trouxe novas informações sobre o caso. De acordo com fontes, em busca de combater o que parece ser uma ameaça à segurança nacional, o governo Trump resolveu pressionar a TSMC a instalar uma fábrica nos Estados Unidos para produzir chips que são usados pelo Pentágono.

Isso porque o governo estadunidense acredita que a proximidade entre China e Taiwan pode ser algo prejudicial para os interesses estratégicos do país. Em uma situação de conflito, Pequim pode interromper o fluxo de chips que são essenciais para a produção de jatos e mísseis da Força Aérea.


Em uma conversa com investidores, o presidente da TSMC, Sr. Mark Liu, disse que é muito difícil atender a demanda dos Estados Unidos, uma vez que a construção de uma fábrica é um processo lento e caro.

A construção e instalação de uma unidade de fabricação de semicondutores, particularmente para nós, é um processo caro e demorado que requer grandes máquinas, treinamento extensivo e gastos significativos de capital.

No entanto, isso não convenceu o governo estadunidense. Por isso, autoridades continuam pressionando a TSMC a construir uma fábrica dentro dos EUA ou oferecer uma solução alternativa antes das eleições presidenciais.

Antes da próxima eleição presidencial nos EUA, a TSMC terá que responder a esse pedido urgente de seus clientes dos EUA sob pressão do governo americano para garantir que os chips sensíveis sejam mais seguros ou, melhor, que esses chips sejam produzidos na América.

Por enquanto, não sabemos ao certo qual será a resposta da TSMC para a administração Trump. A empresa apenas enfatizou que as sanções dos EUA contra a Huawei teve um efeito temporário nas receitas obtidas com a venda de chips para a gigante chinesa.

Além disso, o governo chinês e até mesmo de Taiwan vão continuar dando suporte para que a Huawei tenha acesso aos produtos vendidos pela TSMC. Ao que tudo indica, a ilha "rebelde" não tem medo dos supostos "mísseis apontados" para seu território.


39

Comentários

Fabricante de chips da Apple, TSMC responde EUA e afirma não ter planos para abrir instalações no país
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista