LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Príncipe saudita invadiu celular de Jeff Bezos com vídeo de WhatsApp; país nega acusação

22 de janeiro de 2020 7

Especialistas de segurança contratados por Jeff Bezos, proprietário da Amazon e homem mais rico do mundo, concluíram que seu celular foi invadido por um vírus enviado por WhatsApp. De acordo com o relatório final, o malware estava presente em um vídeo compartilhado por uma conta que supostamente pertence ao príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman.

A invasão aconteceu em 2018, sendo que o telefone de Bezos começou a "vazar" uma série de informações privadas do executivo. O caso que mais chamou a atenção foi a publicação de fotos íntimas do bilionário com a sua amante no momento em que ele estava se separando de sua esposa.

Um site de celebridades também estava usando o material para chantagear Bezos, que se negou a pagar qualquer resgate pelos "nudes". Pouco tempo depois, especialistas descobriram que o dono do "National Inquirer", David Pecker, tinha um relacionamento muito próximo com o ditador saudita.

Imagem/Reprodução: Jeff Bezos. "Nudes" do executivo com a amante foram usadas contra ele no processo de separação.

Outro ponto que chamou a atenção nas investigações foi que o ataque hacker aconteceu após o assassinato do jornalista Jamal Kashoggi, que era articulista do jornal "The Washington Post" cujo o proprietário é Jeff Bezos. O crime aconteceu na embaixada da Arábia Saudita no fim de 2018.

De acordo com a Reuters, autoridades na ONU estão acompanhando o caso de perto e fontes que trabalham no órgão afirmam que o relatório da equipe de Bezos é verdadeiro. Assim, a pressão contra a Arábia Saudita deve crescer ainda mais nas próximas semanas.

Governo Saudita responde

Após a divulgação do caso, o Ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, veio a público negar todas as acusações:

Acho que é um absurdo. Essa é a palavra certa. A ideia de que o príncipe herdeiro invada o celular de Jeff Bezos é absolutamente boba.

Já a embaixada dos EUA na Arábia Saudita também se manifestou sobre o caso:

Pedimos uma investigação sobre essas alegações para que possamos descobrir todos os fatos

ONU deve se pronunciar

Autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU) devem se manifestar sobre o assunto ainda hoje. Especialistas ouvidos pelo órgão concordam que é preciso fazer uma investigação mais completa sobre o caso. Isso porque as evidências indicam que o governo saudita pode ter invadido o celular de Bezos.

As autoridades da ONU planejam uma declaração pública pedindo que o reino saudita e os Estados Unidos investiguem o caso.

Apesar do caso parecer "bobo", analistas acreditam que ele tem potencial para prejudicar ainda mais as relações entre Bezos e a Arábia Saudita. Além disso, a acusação pode abalar a reputação do reino com potências ocidentais e investidores estrangeiros.


7

Comentários

Príncipe saudita invadiu celular de Jeff Bezos com vídeo de WhatsApp; país nega acusação
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista