LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: conheça os perigos e benefícios do reconhecimento facial

23 de janeiro de 2020 2

Ao longo desta semana, um dos assuntos de maior destaque no meio tecnológico foi a discussão em torno do reconhecimento facial. Os chefes de Google – Sundar Pichai – e Apple – Tim Cook – se posicionaram a favor de regras mais pesadas quanto ao uso dele. Já a União Europeia se posicionou favorável à proibição por até cinco anos da aplicação desse recurso.

Enquanto isso, uma empresa especializada no assunto teria 3 bilhões de imagens e poderia até ameaçar a privacidade como a gente conhece. Tal qual todas as ferramentas disponíveis no mundo, esse recurso tem seus perigos, mas também pode trazer vários benefícios aos seres humanos.

Segundo um estudo em 2019 da Component, essa indústria deve crescer de US$ 3,2 bilhões no ano passado para US$ 7,0 bilhões até 2024, nos Estados Unidos.

Este espaço organizou como a aplicação de Inteligência Artificial para reconhecer rostos pode contribuir e atrapalhar no dia a dia das pessoas. Entenda mais a seguir:

Técnicas

Para que um rosto possa ser identificado por meio da tecnologia e de Inteligência Artificial, são várias as técnicas avaliadas dentro do software responsável pela função. Na prática, o programa analisa os chamados “pontos nodais” do rosto humano.

São – no total – mais de 80 elementos considerados, como distância entre os olhos, largura do nariz, comprimento da linha da mandíbula, profundidade das órbitas oculares e forma das maçãs do rosto.

Outro tipo de tecnologia ainda pode utilizar a chamada “biometria da pele”. Em outras palavras, consiste na criação de um retrato do tecido epitelial, com o qual se analisa a textura da face.

Entre os principais exemplos encontrados de software para reconhecimento facial, estão quatro principais: DeepFace (Facebook), FaceNet (Google), Face ID (Apple) e FaceApp – esse último já foi tema de uma coluna Detetive TudoCelular, para falar sobre as ameaças em seus termos de uso.

Benefícios

Segurança

Uma das principais aplicações do reconhecimento facial é no setor de segurança. Com o objetivo de identificar e prevenir crimes, o recurso pode realizar correspondência de rosto em fronteiras ou nas próprias ruas.

Outro uso é no policiamento de estradas. O recurso agiliza as buscas na carteira de motorista e mais tipos de identificação – quando esse recurso é permitido por lei.

No Brasil, um dos casos recentes de aplicação foi a prisão de 63 pessoas no Rio de Janeiro. A detecção foi possível por meio de câmeras instaladas em Copacabana e Maracanã.

Saúde

A análise facial também tem funcionalidades dentro da área da saúde. Ela consegue auxiliar um paciente em tratamento, por meio do rastreio no uso de medicamentos com mais precisão.

O reconhecimento com Inteligência Artificial ainda pode ajudar na detecção de doenças genéticas ou também em suporte durante procedimentos de controle da dor.

Perigos

Entre as principais preocupações quanto à utilização de reconhecimento facial é a ausência de regulamentos para isso. Desta maneira, não há como precisar como e para quê esse recurso é aplicado, além de desconhecer se há algum tipo de preconceito ou desinformação na análise das informações.

Outro perigo é o uso do banco de dados das imagens coletadas. Sem uma transparência do destino dessas fotos, o acervo pode muitas vezes servir para rastrear internautas ou para fins publicitários, sem a autorização dos usuários.

Mas como esse acompanhamento pode ser prejudicial aos seres humanos? Pense que a empresa responsável pelo reconhecimento pode armazenar informações como onde você vai, qual o caminho que faz, o que se alimenta, entre outras situações cotidianas.

Caso isso caia nas mãos de hackers ou outros tipos de criminosos, a vida deles seria facilitada para personalizar um golpe – uma vez que passariam a “te conhecer” melhor.

E para você, o reconhecimento facial pode trazer mais benefícios ou prejuízos aos seres humanos? Dê a sua opinião para a gente!


2

Comentários

Detetive TudoCelular: conheça os perigos e benefícios do reconhecimento facial
  • A questão e que não adianta colocar mais funções e dispositivos pra pegar criminosos se as próprias leis daqui são piadas, pq se realmente fossem severas os indivíduos pensariam duas vezes antes de praticar o ato.

      • Se bem usado(pelo estado infelizmente) o benefício será grande, criminalidade pode ser reduzida a perto de zero.

          Tech

          Coronavírus: Brasil chega a 445 mortes em 10.360 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

          Economia e mercado

          Coronavírus: como diferenciar doenças como resfriados, rinite e mais da COVID-19

          Android

          Top 10! Melhor aplicativo ou canal de saúde para se exercitar em casa | Guia do TudoCelular

          Android

          Coronavírus: saiba como se comunicar com familiares e amigos durante a quarentena