LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Topa tudo por dinheiro? Instagram permite anúncio que veicula golpe com o nome do Nubank

24 de janeiro de 2020 5

Não é novidade que redes sociais se financiam principalmente por publicidade. Nenhuma delas seria louca de cobrar os usuários pelo acesso, já que nesse mercado cada movimento descuidado pode ser fatal.

No Instagram os anúncios foram chegando aos poucos, mas hoje já são uma realidade no feed principal, nos stories e até na guia de exploração da plataforma. Mostrando que é mesmo um produto do Facebook, suas políticas de publicidade são dúbias ao ponto de facilitar a vida de criminosos.

Quem nunca cruzou pelo Facebook e viu uma publicação patrocinada de uma página que simula ser uma grande varejista como Americanas, Magazine Luiza e outras? Essas páginas copiam a identidade visual dessas empresas e só mudam o nome, o que pode passar despercebido pelos usuários mais desatentos. Afinal, você acredita estar seguro já que a plataforma aprovou aquela publicação patrocinada, que deveria ter todo um cuidado de análise prévia.

A prática vem sendo adotada por golpistas também no Instagram para aplicação dos famosos golpes de phishing. Preços baixos são ofertados e chamam a atenção do usuário, que abre o link e vai parar em um site falso.

A mais nova companhia a ser usada pelos criminosos é a fintech Nubank.


Os anúncios fraudulentos aparecem entre os stories e chamam a atenção ao ofertarem descontos de 50% em Uber, shows e e-commerce. É muito fácil ser convencido a abrir o link. Afinal, nas publicações patrocinadas basta arrastar uma mensagem chamativa para cima para o usuário abrir a página e o Instagram ganhar o seu dinheiro.

A vítima então é encaminhada para uma página que pede seu CPF, senha de login ao site da Nubank e a senha do cartão. E sim, essas informações seriam suficientes para uma série de atividades dentro do app da fintech. Repare que mesmo sem o app mostrar as informações do cartão principal, com a confirmação de senha do cartão é possível gerar um virtual e usá-lo vinculado ao modelo físico.

Muitas podem ser as discussões possíveis em torno do tema publicidade, como a permissão ou a negativa da veiculação de peças políticas, por exemplo. Esse é um campo mais para o lado da moral e da ética, e em países que tem buscado legislar sobre o tema, até o da legalidade. Mas o que o Facebook e o Instagram permitem ao "liberar geral" seus serviços para anunciantes sem uma revisão minimamente eficaz é que suas plataformas sejam utilizadas para práticas tipificadamente criminosas, como a desse caso.

Cuidados essenciais

Os usuários claro, podem denunciar as publicações desse tipo quando se depararem com uma. Um menu é oferecido e pede que você forneça detalhes sobre o problema daquela postagem. Mas deveria mesmo ser papel do usuário agir como moderador dessas plataformas?

Vale lembrar, o usuário para se resguardar pode tomar alguns cuidados: verifique sempre se a publicação parte da página oficial de uma companhia ao qual a peça busca se associar. Isso pode ser detectado com a presença de um selo de verificação na página, perfil do Twitter ou do Instagram.

Além disso, ao abrir o link confirme que se trata do domínio oficial daquela loja, e não de um site com nome parecido ou com terminação diferente (por exemplo, .net.br ao invés de .com.br).

Com alguns pequenos cuidados pode-se evitar uma série de dores de cabeça. Segurança digital é um tema cada vez mais pertinente, e claro, as companhias poderiam estar ajudando bem mais nesse tema se tomassem alguns cuidados adicionais.

E você, já passou por algum problema desse tipo ao navegar em redes sociais? Conte para a gente nos comentários!


5

Comentários

Topa tudo por dinheiro? Instagram permite anúncio que veicula golpe com o nome do Nubank
  • Uso somente Twitter, pois o Facebook me baniu inúmeras vezes sem nenhum motivo.

      • o que eu recebo de dm, de supostas mulheres americanas lindas, querendo saber aonde moro, com o que trabalho kkk.. fora os perfis de "fique milionário em 10 segundos" com maço de dinheiro e um monte de esportivos v8 rsrs.. perfil dizendo para fazer cadastro para receber 300 mil dólares kkk
        block deitando a porrada.. Instagram virou foi uma perturbação só, pra quem só quer curtir fotos de cidades americanas, canadenses, inglesas e suecas.

          • Chega a ser nojento entrar no Facebook e ter toneladas de publicidades onde a grande maioria é fraudulenta. Não é de hoje que o Facebook permite essas porcarias sem uma análise mais séria. Só vão começar a revisar mesmo, quando tomar um processo no meio do C* pelo governo.

            Tech

            Coronavírus: Brasil chega a 553 mortes em 12.056 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

            Android

            Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Abril 2020

            Economia e mercado

            Coronavírus: como diferenciar doenças como resfriados, rinite e mais da COVID-19

            Android

            Top 10! Melhor aplicativo ou canal de saúde para se exercitar em casa | Guia do TudoCelular